Avós brasileiros acusados de sequestro de neto norte-americano são detidos nos EUA

Os avós brasileiros de um menino americano – que foi trazido ao Brasil por sua mãe durante uma vista em 2013, mas nunca retornou com o menor para os Estados Unidos – foram detidos nesta quarta-feira (7) em Miami assim que chegaram ao país, onde enfrentam uma denúncia criminal por “sequestro infantil”.

O caso foi aberto pelo pai do menino, o americano Christopher Scott Brann, em um tribunal da Flórida, onde os avós têm uma primeira audiência prevista para esta quinta, informou Juan Miramontes, assistente de Jared Gersen, um dos advogados de Brann, da assinatura Perseus Strategies.

Carlos Otavio Guimarães, presidente da ED&F Man Brasil, e a sua esposa Jemima Guimarães, avós do menino de 8 anos, foram detidos assim que chegaram ao Aeroporto Internacional de Miami, detalhou o Miramontes.

O pai do menino, que foi levado ao Brasil quando tinha 4 anos de idade, lamentou hoje a prisão de seus ex-sogros, que também têm a cidadania americana. “Tudo que eu sempre quis, e tudo que eu quero, é que o meu filho (…) tenha acesso igual a ambos os pais amorosos”, afirmou Brann em um comunicado dos advogados.

Brann assegurou que está disposto a solicitar à promotoria que seja “leniente” no manejo do caso contra o casal se o menor retornar “imediatamente” a Houston (Texas).

Miramontes detalhou que os avós estão incluídos na denúncia criminal por serem considerados cúmplices do crime e que a evidência revela que eles tinham preparado o terreno para que seu neto ficasse de forma indefinida no Brasil, pois já tinham inclusive feito sua matrícula em uma escola.

Além disso, o assistente indicou que a mãe, Marcelle da Rocha Guimarães, que tem dupla cidadania, está incluída no processo pelas mesmas acusações de sequestro infantil e conspiração.

Christopher e Marcelle se casaram no Texas em 2008 e, um ano depois, tiveram o menino. Em 2012, a brasileira pediu o divórcio e os dois começaram a compartilhar a custódia do menor.

Naquele ano, Marcelle pediu permissão a seu ex-marido para levar o menino ao Brasil, mas, desde então, nenhum dos dois retornou aos Estados Unidos.

Logo em seguida, o pai deu início a uma batalha legal nos EUA e fora deles, inclusive no Brasil, para poder se reunir novamente com seu filho.

Os advogados do pai afirmam que os governos de Brasil e EUA estão de acordo que o menor “foi retirado ilegalmente” do território americano em violação da Convenção de Haia sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças.

“Chris Brann viveu no inferno durante os últimos cinco anos como um pai amoroso que teve, injustamente, o acesso negado a seu doce e maravilhoso filho”, expressou o advogado de Brann, Jared Genser.

Os advogados detalharam que, assim que chegou ao Brasil, a ex-esposa solicitou a custódia exclusiva de seu filho.

Além disso, os advogados de Brann afirmam que a avó usou os recursos da escola primária que fundou para falsificar documentos e que isto está sendo investigado pela Justiça brasileira.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …