Avós brasileiros acusados de sequestro de neto norte-americano são detidos nos EUA

Os avós brasileiros de um menino americano – que foi trazido ao Brasil por sua mãe durante uma vista em 2013, mas nunca retornou com o menor para os Estados Unidos – foram detidos nesta quarta-feira (7) em Miami assim que chegaram ao país, onde enfrentam uma denúncia criminal por “sequestro infantil”.

O caso foi aberto pelo pai do menino, o americano Christopher Scott Brann, em um tribunal da Flórida, onde os avós têm uma primeira audiência prevista para esta quinta, informou Juan Miramontes, assistente de Jared Gersen, um dos advogados de Brann, da assinatura Perseus Strategies.

Carlos Otavio Guimarães, presidente da ED&F Man Brasil, e a sua esposa Jemima Guimarães, avós do menino de 8 anos, foram detidos assim que chegaram ao Aeroporto Internacional de Miami, detalhou o Miramontes.

O pai do menino, que foi levado ao Brasil quando tinha 4 anos de idade, lamentou hoje a prisão de seus ex-sogros, que também têm a cidadania americana. “Tudo que eu sempre quis, e tudo que eu quero, é que o meu filho (…) tenha acesso igual a ambos os pais amorosos”, afirmou Brann em um comunicado dos advogados.

Brann assegurou que está disposto a solicitar à promotoria que seja “leniente” no manejo do caso contra o casal se o menor retornar “imediatamente” a Houston (Texas).

Miramontes detalhou que os avós estão incluídos na denúncia criminal por serem considerados cúmplices do crime e que a evidência revela que eles tinham preparado o terreno para que seu neto ficasse de forma indefinida no Brasil, pois já tinham inclusive feito sua matrícula em uma escola.

Além disso, o assistente indicou que a mãe, Marcelle da Rocha Guimarães, que tem dupla cidadania, está incluída no processo pelas mesmas acusações de sequestro infantil e conspiração.

Christopher e Marcelle se casaram no Texas em 2008 e, um ano depois, tiveram o menino. Em 2012, a brasileira pediu o divórcio e os dois começaram a compartilhar a custódia do menor.

Naquele ano, Marcelle pediu permissão a seu ex-marido para levar o menino ao Brasil, mas, desde então, nenhum dos dois retornou aos Estados Unidos.

Logo em seguida, o pai deu início a uma batalha legal nos EUA e fora deles, inclusive no Brasil, para poder se reunir novamente com seu filho.

Os advogados do pai afirmam que os governos de Brasil e EUA estão de acordo que o menor “foi retirado ilegalmente” do território americano em violação da Convenção de Haia sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças.

“Chris Brann viveu no inferno durante os últimos cinco anos como um pai amoroso que teve, injustamente, o acesso negado a seu doce e maravilhoso filho”, expressou o advogado de Brann, Jared Genser.

Os advogados detalharam que, assim que chegou ao Brasil, a ex-esposa solicitou a custódia exclusiva de seu filho.

Além disso, os advogados de Brann afirmam que a avó usou os recursos da escola primária que fundou para falsificar documentos e que isto está sendo investigado pela Justiça brasileira.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, …

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …