Príncipes sauditas acusados de corrupção são detidos na “prisão mais luxuosa do mundo”

(dr) Ritz-Carlton

Ritz-Carlton, em Riyadh, na Arábia Saudita

É uma marca que se vangloria de ter “hotéis e resorts de luxo que criam experiências inesquecíveis de viagem nos principais destinos do globo”. Mas agora, ao que parece, está se transformando na “prisão mais luxuosa do mundo”.

Chefes de Estado, primeiros-ministros e membros da realeza costumam se hospedar na cadeia de hotéis de luxo Ritz-Carlton. Porém, em Riyadh, capital da Arábia Saudita, o resort desta marca exclusiva se tornou o que parece ser uma “gaiola de ouro”.

Segundo a BBC, que cita jornais locais, menos de seis meses depois da visita do presidente dos EUA, Donald Trump, durante a sua primeira viagem oficial ao país, quem está agora nas instalações de luxo deste hotel são proeminentes figuras sauditas. Com um pequeno pormenor: trata-se de uma estadia em regime penitenciário. É por isso que o hotel está sendo renomeado de “prisão mais luxuosa do mundo”.

De acordo com a imprensa saudita, o novo apelido surgiu depois da detenção de onze príncipes, quatro ministros e dezenas de ex-governantes no âmbito de uma vasta campanha anticorrupção dirigida pelo príncipe herdeiro Mohamed bin Salman.

Entre os detidos está o príncipe Alwaleed bin Talal, um dos homens mais ricos do Oriente Médio, que detém investimentos em empresas como a Apple, Twitter, Citigroup, News Corporation, Four Seasons e mais recentemente na Lyft.

As autoridades sauditas não confirmaram a informação, mas uma fonte oficial ouvida pelo The Guardian explica que o príncipe herdeiro “não podia colocá-los na prisão” e que, portanto, esta foi a solução encontrada.

“Esta foi a solução mais digna que conseguiu encontrar”, explicou a mesma fonte ao jornal britânico. O hotel, com seis anos de existência, tem 492 quartos e ocupa um terreno com mais de 200 mil metros quadrados.

Colchões no meio de um salão

Um vídeo publicado nesta terça-feira (7) pelo New York Times mostra uma sala, conhecida por ser um dos salões de pompa do hotel de luxo, com colchões estendidos no chão.

As imagens do jornal norte-americano também mostram homens de uniforme, cobertores de diferentes cores e padrões e uma arma encostada em uma das paredes do salão B.

Desde domingo (5) que vários carros da polícia cercam o hotel e os portões da entrada permanecem fechados, segundo a descrição do correspondente da France-Presse em Riyadh, Anuj Chopra.

Por sua vez, o site do Ritz-Carlton tem um aviso desde segunda-feira (6) alertando que “devido a circunstâncias imprevistas, a internet e as linhas telefônicas do hotel estão desconectadas até segunda ordem”.

Além disso, no sábado (4), as pessoas que estavam hospedadas no hotel foram obrigadas a deixá-lo, tendo sido levadas para outros complexos hoteleiros da capital saudita.

Na terça, a BBC tentou reservar um quarto no hotel, mas não foi possível finalizar o processo. O site da cadeia hoteleira mostra que não há quartos disponíveis em novembro, embora tenha sugerido a reserva de um quarto duplo em meados de dezembro por 300 euros (cerca de R$ 1.140) por noite.

Porém, logo em seguida, a possibilidade desapareceu.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …