Norte-americano é libertado após 22 anos na prisão por homicídio que não cometeu

Um homem que passou 22 anos preso nos EUA, acusado de um duplo homicídio, viu as acusações serem retiradas na quarta-feira (21), quando os procuradores deixaram cair o caso, depois de ter sido comprometido por novos testemunhos.

A decisão foi tomada depois de um juiz já ter anulado a condenação de Calvin Buari, decidindo sua libertação em maio. Agora, novas testemunhas afirmaram que Buari não é o homem que matou dois homens em um parque de estacionamento, numa esquina do Bronx, em 1992.

O gabinete do procurador do distrito do Bronx se prontificou inicialmente em recorrer e tornar a julgar o caso, se fosse necessário, pelo que permaneceu acusado até os procuradores terem abandonado o caso, dizendo que não podiam prová-lo.

“Essas foram as melhores notícias que eu poderia ouvir. Finalmente, posso colocar isso para trás, avançar com a minha vida”, afirmou Buari, de 47 anos.

Elijah e Salhaddin Harris, que eram irmãos, foram alvejados mortalmente quando comiam no carro no dia 10 de setembro de 1992. Buari era um distribuidor de crack na área, admitindo que na época era “muito imaturo”.

As autoridades o responsabilizaram pelas mortes, argumentando que os residentes “tinham todos os motivos temerem pela sua segurança enquanto ele estivesse livre”.

Buari, que negou estar envolvido nas mortes dos Harris, afirmou que tinha sido alvo de uma armadilha no quadro de rivalidades no mundo das drogas e acabou sendo condenado a 50 anos de prisão.

Depois de seus advogados e familiares terem divulgado seus esforços para ser ilibado nos últimos anos, apareceram novos testemunhos. Dois deles afirmaram ao tribunal, no último ano, que tinham visto outro homem como autor do tiroteio. Uma terceira testemunha afirmou que Buari falava com ela quando começaram os disparos.

“Todas as testemunhas falaram com sinceridades e remorso, sobre o que percebiam que tinha sido um erro judiciário”, escreveu o chefe do Supremo Tribunal do Bronx, Eugene Oliver, quando anulou a condenação de Buari em 2017 e ordenou um novo julgamento.

Desde a libertação, Buari começou o próprio negócio, transportando familiares dos presos para a prisão para as visitas, e trabalha em uma loja de peças de automóveis, enquanto espera concretizar o desejo de abrir um restaurante.

“Tenho focado em colocar à frente o meu melhor“, disse.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …