O alerta de um cão da temida raça Rottweiler salvou uma criança de 6 anos que tem autismo. A pedagoga e técnica de enfermagem Rhozana Diniz Menzani contou que o cão de estimação avisou quando o filho Enzo começou a ter uma convulsão. “Ele salvou a vida do meu filho”, disse Rhozana que é de Ibaté, interior de São Paulo.
Além de ser autista, o menino Enzo sofre de adrenoleucodistrofia, uma doença rara e degenerativa. Ele está sem visão e já não caminha mais. Mas, segundo a mãe, foi a primeira vez que o garoto teve convulsão.
Rhozana dormia quando o filho começou a passar mal. O cachorro Quiron, de 5 anos, começou a latir desesperadamente e arranhar a janela do quarto onde a mãe estava. Rhozana foi ao quarto para ver o que estava acontecendo e viu seu filho em convulsão. “Ele e meu filho estavam fazendo o mesmo barulho, como se estivessem urrando”, contou.
Rhozana prestou os primeiros socorros. “Quando peguei Enzo no colo, ele parou de respirar. Coloquei ele de volta a cama, cheguei a massagear, fiz boca a boca e ele voltou”, relatou.
Enzo foi levado para um hospital em São Carlos, onde passou por vários exames. Agora, ele se recupera em casa.
Rhozana acredita que o cachorro pressentiu a situação. “Foi graças ao Quiron que eu consegui socorrer meu filho, até porque eu não esperava que isso fosse acontecer. Se não fosse ele, meu filho não estaria mais aqui. Quiron é um anjo da guarda”, falou emocionada.