Badeshi é uma língua da família indo-iraniana, falada no Paquistão, que hoje é considerada extinta por não haver falantes há, pelo menos, três gerações.
A BBC rumou até o Paquistão e encontrou no vale de Bishigram três pessoas que ainda falam Badeshi. A reportagem, publicada nesta segunda-feira (26), inclui um vídeo no qual os indivíduos mostram algumas palavras da língua agora extinta, mas que chegou a ser falada naquele vale, no norte do país.
Rahim Gul, um dos três homens encontrados pela BBC que ainda falam a língua, disse que “há uma geração, Badeshi era falado na vila inteira”, sendo o dialeto mais falado naquela região do Paquistão.
O motivo pelo qual a língua foi extinta se relaciona com a chegada de mulheres de outras localidades, que falavam Torvali. A língua acabou se perdendo, já que os filhos aprendiam quase sempre a língua da mãe.
A falta de pessoas fluentes em Badeshi causa um problema à continuidade da língua. Sem pessoas com quem falar, os três indivíduos admitem que já se esqueceram de muita coisa.
Torvali é a língua dominante na região, apesar de também estar ameaçada pelo pastum. A língua só tem cerca de 60 mil falantes.
De acordo com o Atlas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), das cerca de 6 mil línguas existentes no mundo, mais de 2500 estão ameaçadas.
Durante as três últimas gerações, foram extintas mais de 200 línguas, havendo 62 com apenas três falantes.
Ciberia // ZAP