Blogueiro argelino pode ser condenado a 25 anos de prisão por entrevistar diplomata israelense

(dr) Alhogra

O blogueiro argelino Merzoug Touati

O blogueiro argelino Merzoug Touati

As autoridades argelinas acusam o blogueiro Merzoug Touati de “trocar informações com uma potência estrangeira”, em um vídeo em que realiza uma entrevista com um porta-voz do ministério de relações exteriores israelense.

Segundo diz a Liga Argelina de Direitos Humanos, LADDH, Merzoug Touati foi preso pela polícia no dia 18 de janeiro e teve seu computador e sua câmera confiscados. Os advogados do órgão estão o representando no tribunal.

Ikken Sofiane, advogado da LADDH disse à agência de notícias argelina El-Watan que Touati foi enquadrado no artigo 71 do código penal do país, que prevê sentença de até 20 anos de prisão para qualquer pessoa sentenciada por “manter contato com representantes de uma nação estrangeira que traga prejuízo à condição militar ou diplomática da Argélia ou aos seus interesses econômicos”.

Merzoug Touati pode ter sua sentença estendida para até cinco anos de prisão por “incitação de protestos armados contra o Estado.” A data do julgamento ainda não foi marcada.

No dia 9 de janeiro,Touati postou no YouTube e no seu blog chamado Alhogra uma entrevista com Hassan Kaabia, porta-voz do ministério das relações exteriores com a mídia de língua árabe.

O assunto principal da entrevista foi a reação pública à Lei de Finanças de 2017, que inclui impostos sobre valor agregado, receita e propriedade, e uma queda no subsídio de combustíveis.

Quando a lei passou a vigorar, no dia 1º de janeiro, houve uma série de greves e manifestações na província de Bejaia, ao norte do país, e em outras regiões.

Um ministro do governo argelino acusou as potências estrangeiras de se intrometer em assuntos internos do país e de orquestrar os protestos. Durante a entrevista, Touati fez perguntas a Kaabia sobre as acusações feitas pelo governo argelino, que negou qualquer envolvimento de Israel.

Kaabia também disse a Touati que, antes do ano 2000, havia “comunicação” entre os governos da Argélia e de Israel, mas não podia confirmar se o país africano possuía um posto diplomático representando Israel no passado.

A Argélia, assim como outros governos da Liga dos Estados Árabes, com exceção do Egito e da Jordânia, não reconhece ou mantém relações diplomáticas com Israel por conta da última ocupação do país a territórios palestinos.

Entretanto, alguns governos tanto hoje como no passado mantiveram canais de comunicação ou possuíram representantes israelenses. Estas relações costumavam ser mantidas em segredo pelos governos de países árabes por causa do apoio popular local à causa palestina.

Em seu blog Alhogra, Touati deu ampla cobertura a manifestações contra a austeridade e a protestos de trabalhadores, além de casos de violação de direitos por parte de autoridades argelinas. No dia 22 de novembro, ele postou uma entrevista com Tilelli Bouhafs, cujo pai, Slimane Bouhasf, está cumprindo pena de três anos de prisão acusado de ter insultado o Islã em comentários na Internet.

Com a prisão de Touati, a Argélia continua repreendendo críticas ao governo e a quem quer que exerça seu direito à liberdade de expressão na Internet.

Em dezembro de 2016, esta campanha custou a vida do blogueiro Mohammad Tamalt, que entrou em coma após ter feito greve de fome por dois meses em protesto a sua retenção por ter publicado um poema que criticava o presidente Abdelaziz Bouteflika no Facebook.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …