Blogueiro argelino pode ser condenado a 25 anos de prisão por entrevistar diplomata israelense

(dr) Alhogra

O blogueiro argelino Merzoug Touati

O blogueiro argelino Merzoug Touati

As autoridades argelinas acusam o blogueiro Merzoug Touati de “trocar informações com uma potência estrangeira”, em um vídeo em que realiza uma entrevista com um porta-voz do ministério de relações exteriores israelense.

Segundo diz a Liga Argelina de Direitos Humanos, LADDH, Merzoug Touati foi preso pela polícia no dia 18 de janeiro e teve seu computador e sua câmera confiscados. Os advogados do órgão estão o representando no tribunal.

Ikken Sofiane, advogado da LADDH disse à agência de notícias argelina El-Watan que Touati foi enquadrado no artigo 71 do código penal do país, que prevê sentença de até 20 anos de prisão para qualquer pessoa sentenciada por “manter contato com representantes de uma nação estrangeira que traga prejuízo à condição militar ou diplomática da Argélia ou aos seus interesses econômicos”.

Merzoug Touati pode ter sua sentença estendida para até cinco anos de prisão por “incitação de protestos armados contra o Estado.” A data do julgamento ainda não foi marcada.

No dia 9 de janeiro,Touati postou no YouTube e no seu blog chamado Alhogra uma entrevista com Hassan Kaabia, porta-voz do ministério das relações exteriores com a mídia de língua árabe.

O assunto principal da entrevista foi a reação pública à Lei de Finanças de 2017, que inclui impostos sobre valor agregado, receita e propriedade, e uma queda no subsídio de combustíveis.

Quando a lei passou a vigorar, no dia 1º de janeiro, houve uma série de greves e manifestações na província de Bejaia, ao norte do país, e em outras regiões.

Um ministro do governo argelino acusou as potências estrangeiras de se intrometer em assuntos internos do país e de orquestrar os protestos. Durante a entrevista, Touati fez perguntas a Kaabia sobre as acusações feitas pelo governo argelino, que negou qualquer envolvimento de Israel.

Kaabia também disse a Touati que, antes do ano 2000, havia “comunicação” entre os governos da Argélia e de Israel, mas não podia confirmar se o país africano possuía um posto diplomático representando Israel no passado.

A Argélia, assim como outros governos da Liga dos Estados Árabes, com exceção do Egito e da Jordânia, não reconhece ou mantém relações diplomáticas com Israel por conta da última ocupação do país a territórios palestinos.

Entretanto, alguns governos tanto hoje como no passado mantiveram canais de comunicação ou possuíram representantes israelenses. Estas relações costumavam ser mantidas em segredo pelos governos de países árabes por causa do apoio popular local à causa palestina.

Em seu blog Alhogra, Touati deu ampla cobertura a manifestações contra a austeridade e a protestos de trabalhadores, além de casos de violação de direitos por parte de autoridades argelinas. No dia 22 de novembro, ele postou uma entrevista com Tilelli Bouhafs, cujo pai, Slimane Bouhasf, está cumprindo pena de três anos de prisão acusado de ter insultado o Islã em comentários na Internet.

Com a prisão de Touati, a Argélia continua repreendendo críticas ao governo e a quem quer que exerça seu direito à liberdade de expressão na Internet.

Em dezembro de 2016, esta campanha custou a vida do blogueiro Mohammad Tamalt, que entrou em coma após ter feito greve de fome por dois meses em protesto a sua retenção por ter publicado um poema que criticava o presidente Abdelaziz Bouteflika no Facebook.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …