Homem pago para fazer sexo com adolescentes condenado a 2 anos no Malaui

Um homem contratado para fazer sexo com adolescentes e viúvas como parte de um ritual de “purificação sexual” no Malaui foi sentenciado a dois anos de prisão por “prática cultural nociva”.

Na sexta-feira, Eric Aniva, de 45 anos, foi condenado por manter relações sexuais desprotegidas com mulheres que tinham acabado de perder os maridos – ele é soropositivo e não dizia isso às famílias que contratavam seus “serviços”.

A pena foi anunciada nesta terça-feira. “Eu o condeno a cumprir 24 meses de prisão”, afirmou a juíza Innocent Nebi.

A sentença diz respeito à prática conhecida como “limpeza da viúva“, que foi proibida no país africano há alguns anos.

Aniva é um “hiena“, como são chamados os homens pagos para garantir a “purificação sexual” feminina em vilarejos do Malaui. Em julho, ele admitiu em entrevista à BBC que fez sexo com mais de 100 mulheres e meninas sem revelar sua condição de HIV positivo.

A reportagem levou o presidente do país, Peter Mutharika, a ordenar sua prisão.

O presidente queria que Aniva fosse julgado por fazer sexo com menores de idade, mas nenhuma das adolescentes se apresentou para depor.

Por isso, Aniva foi julgado por “prática cultural nociva”, ato descrito na Lei de Igualdade de Gênero do Malaui, que pune as relações sexuais com viúvas recentes para fins de “purificação”.

‘Decepcionado’

Aniva afirmou que era inocente e deu uma declaração logo após ser sentenciado no julgamento no distrito de Nsanje, no sul do Malaui.

“Estou decepcionado, pois pensei que iria responder em liberdade”, afirmou à agência de notícias AFP.

Duas mulheres testemunharam contra ele – muitos esperavam uma sentença de cinco anos de prisão.

“O condenado não tinha respeito pelos sentimentos das viúvas, não tinha respeito pela dignidade das mulheres e até há dúvidas se ele usou preservativos. Não há mais espaço para uma cultura destas no Malaui”, explicou a juíza.

Uma assistente social de Nsanje, onde vive Aniva, disse que a maioria dos moradores era contra o julgamento por considerarem seu “trabalho” parte de uma tradição.

Aniva foi tema de uma reportagem da BBC sobre práticas de “limpeza sexual” no Malaui. Depois da publicação, o caso atraiu atenção da imprensa internacional.

O ritual

Em algumas regiões remotas no sul do país, é comum que os pais paguem para que as filhas façam sexo com um homem quando chegam à puberdade. A prática não é vista pelos mais velhos como estupro, mas como um ritual de “limpeza”.

Depois de sua primeira menstruação, as meninas são obrigadas a manter relações sexuais durante três dias para marcar a passagem da infância à vida adulta.

Caso se oponham, acredita-se que uma doença ou alguma tragédia fatal possa atingir suas famílias ou até a comunidade toda.

Aniva é um dos mais conhecidos “hienas” da região. “Muitas das pessoas com quem fiz sexo são meninas em idade escolar“, disse ele à BBC.

Algumas adolescentes que o repórter da BBC Ed Butler entrevistou no vilarejo de Aniva demonstraram aversão à prática.

Uma jovem contou que todas as suas amigas tiveram que fazer sexo com um “hiena”.

“Tive de me submeter para o bem dos meus pais”, disse uma delas, chamada Maria. “Se me recusasse, a minha família poderia ser vítima de doenças – e até morrer – então fiquei apavorada.”

Além de adolescentes e viúvas, os rituais também incluem mulheres que passaram por um aborto.

Segundo a tradição, não se pode usar proteção durante a relação sexual com um “hiena”. Acredita-se que, por ter sido escolhido em razão de suas boas maneiras, o homem estaria imune ao vírus da AIDS.

O HIV é uma ameaça a essas comunidades. Segundo a ONU, um em cada dez malauianos está infectado.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …