Soldado israelense Elor Azaria é condenado por homicídio de palestino

Sharon Azran / B’Tselem

Um soldado israelense na Rua Shuhada, posto de controlo de Hebron

Um soldado israelense na Rua Shuhada, posto de controlo de Hebron

Ele atirou na cabeça do palestino Fatah al-Sherif, que estava ferido e no chão depois de atacar outro militar em Hebron; pena pode chegar a 20 anos de prisão.

Um tribunal militar de Israel condenou um soldado israelense de homicídio culposo pelo assassinato de um palestino ferido no ano passado.

Elor Azaria matou com um tiro na cabeça um jovem palestino que estava ferido e imobilizado no chão, depois que ele atacou outro militar em Hebron.

A presidente do tribunal militar, a juíza Maya Heller afirmou durante a leitura da sentença que Elor Azaria sabia que sua ação provocaria a morte e matou o agressor palestino — Abdel Fatah al-Sherif, de 20 anos — “sem motivo justificável”.

A juíza rejeitou sistematicamente todos os argumentos de defesa ddo soldado israelense, dizendo que “o fato de que o homem no chão era um terrorista não pode justificar uma resposta desproporcional“.

Os advogados tentavam provar que o soldado temia que Fatah al-Sherif estivesse carregando uma bomba.

Reação

Após a leitura do veredicto, uma familiar do condenado foi expulsa da sala após gritar contra os juízes e afirmar que a sentença era “uma vergonha”. Outro familiar gritou “asquerosos esquerdistas”, antes de deixar a sala muito irritado.

O julgamento foi acompanhado por todo o país e centenas de manifestantes se reuniram na frente da sede do Exército em Tel Aviv, gritando insultos contra os árabes e contra a esquerda israelense, que apoiou a condenação.

Em entrevista à Al Jazeera, concedida antes do veredito, os pais de Sharif que não aceitariam nada além de um veredicto de culpado e uma sentença de prisão perpétua.

“Ele deve ser condenado neste tribunal como fazem com os palestinos… sentenças de prisão perpétua, tortura e, em seguida, acabar morto deitado em um frigorífico”, disse Yusri al-Sharif, o pai da vítima.

Mas de acordo com uma pesquisa realizada em agosto pelo Israel Democracy Institute, 65% do público judeu apoia Azaria e sua reivindicação de autodefesa. O soldado agora terá a pena definida, e a sentença pode passar dos 20 anos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …