Soldado israelense Elor Azaria é condenado por homicídio de palestino

Sharon Azran / B’Tselem

Um soldado israelense na Rua Shuhada, posto de controlo de Hebron

Um soldado israelense na Rua Shuhada, posto de controlo de Hebron

Ele atirou na cabeça do palestino Fatah al-Sherif, que estava ferido e no chão depois de atacar outro militar em Hebron; pena pode chegar a 20 anos de prisão.

Um tribunal militar de Israel condenou um soldado israelense de homicídio culposo pelo assassinato de um palestino ferido no ano passado.

Elor Azaria matou com um tiro na cabeça um jovem palestino que estava ferido e imobilizado no chão, depois que ele atacou outro militar em Hebron.

A presidente do tribunal militar, a juíza Maya Heller afirmou durante a leitura da sentença que Elor Azaria sabia que sua ação provocaria a morte e matou o agressor palestino — Abdel Fatah al-Sherif, de 20 anos — “sem motivo justificável”.

A juíza rejeitou sistematicamente todos os argumentos de defesa ddo soldado israelense, dizendo que “o fato de que o homem no chão era um terrorista não pode justificar uma resposta desproporcional“.

Os advogados tentavam provar que o soldado temia que Fatah al-Sherif estivesse carregando uma bomba.

Reação

Após a leitura do veredicto, uma familiar do condenado foi expulsa da sala após gritar contra os juízes e afirmar que a sentença era “uma vergonha”. Outro familiar gritou “asquerosos esquerdistas”, antes de deixar a sala muito irritado.

O julgamento foi acompanhado por todo o país e centenas de manifestantes se reuniram na frente da sede do Exército em Tel Aviv, gritando insultos contra os árabes e contra a esquerda israelense, que apoiou a condenação.

Em entrevista à Al Jazeera, concedida antes do veredito, os pais de Sharif que não aceitariam nada além de um veredicto de culpado e uma sentença de prisão perpétua.

“Ele deve ser condenado neste tribunal como fazem com os palestinos… sentenças de prisão perpétua, tortura e, em seguida, acabar morto deitado em um frigorífico”, disse Yusri al-Sharif, o pai da vítima.

Mas de acordo com uma pesquisa realizada em agosto pelo Israel Democracy Institute, 65% do público judeu apoia Azaria e sua reivindicação de autodefesa. O soldado agora terá a pena definida, e a sentença pode passar dos 20 anos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Garoto de apenas 6 anos arrecada $270 mil para ajudar animais em incêndios australianos

Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para salvar os animais resgatados e tentar, o mais rápido possível, lhes oferecer um novo lar, este garotinho …

A descoberta dessa nova célula imunológica pode ser um tratamento “universal” para o câncer

Um novo estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) descobriu um tipo de célula imune que poderia levar a uma “terapia universal” contra o câncer. Estamos falamos de uma célula T equipada com um tipo …

Governo brasileiro diz que UPS está interessada na privatização dos Correios

A privatização dos Correios tem despertado o interesse de diversas empresas estrangeiras de logística. Há algum tempo, Alibaba e Amazon manifestaram desejo em participar do processo de desestatização da estatal brasileira. Agora, a UPS também teria …

Coronavírus. OMS diz que ainda é cedo para decretar urgência internacional

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, lançar um alerta de urgência internacional contra o coronavírus que se espalha …

Parlamento britânico valida definitivamente acordo do Brexit

O Parlamento britânico adotou em definitivo o acordo do Brexit, abrindo caminho para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de nove dias. O texto que regula os termos do divórcio, negociado entre o …

Brasil piora em ranking mundial de corrupção

O Brasil caiu uma posição no principal ranking internacional de corrupção, passando da 105ª para a 106ª entre 180 países, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (23/01) pela ONG Transparência Internacional. O Brasil continua sendo um …

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …

Lente de contato inteligente instala smartphone em seus olhos

Uma tecnologia que ‘instala’ smartphone nos olhos dos usuários, além de transformar a vida dos deficientes visuais, acaba de ser aprovada pela FDA – Food and Drug Administration, o órgão do governo dos Estados Unidos …