Revista “Time” inclui Bolsonaro em lista de 100 mais influentes do mundo

Marcelo Camargo / ABr

Em ranking anual, publicação americana descreve presidente como “personagem complexo”, apontando-o como esperança para reformas e, ao mesmo tempo, “homofóbico ultraconservador”.

A revista americana Time inclui o presidente Jair Bolsonaro em sua lista anual de cem pessoas mais influentes do mundo, divulgada nesta quarta-feira (17/04), descrevendo-o como “um personagem complexo“.

“Depois de três meses como presidente do Brasil, ele representa uma ruptura acentuada com uma década de corrupção de alto nível, e a melhor chance do Brasil em uma geração de implementar reformas econômicas que podem domar uma dívida crescente“, diz o texto sobre Bolsonaro publicado como parte da lista da Time.

Apesar do tom esperançoso sobre a economia, a revista afirma que Bolsonaro também é um representante de “masculinidade tóxica” e “um homofóbico ultraconservador com a intenção de travar uma guerra cultural e talvez reverter o progresso do Brasil no combate às mudanças climáticas”.

Segundo o texto, escrito pelo cientista político e editor da revista Ian Bremmer, a fascinação com o “apetite por controvérsia” de Bolsonaro esconde uma importante verdade sobre o país. “O Brasil continua sendo uma democracia dinâmica, com instituições robustas que vão limitar tanto o bem quanto o mal que ele pode vir a fazer”, afirma.

“Bolsonaro terá que aprender a trabalhar dentro desse sistema, a fazer os acordos necessários para avançar com a sua agenda”, prossegue. “O tempo irá dizer se ele tem a flexibilidade e a resiliência de caráter de que precisará.”

Não é a primeira vez que um líder brasileiro é incluído na lista da Time. A ex-presidente Dilma Rousseff foi escolhida pela revista americana como uma das cem pessoas mais influentes do mundo em 2011 e em 2012. Seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, fez parte da lista em 2004 e em 2010.

Para o ranking deste ano, também foram eleitos o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador; o líder opositor e autoproclamado presidente interino da Venezuela Juan Guaidó; a primeira-ministra da Nova Zelândioa, Jacinda Andern; e a jovem ativista sueca Greta Thunberg, líder do movimento Fridays for Future; entre outros líderes.

Na categoria artistas constam nomes como a atriz Emilia Clarke, de Game of Thrones, e a cantora Ariana Grande. E na categoria ícones, da ex-primeira-dama americana Michelle Obama; e da cantora Lady Gaga. A lista das cem pessoas mais influentes do mundo inclui ainda nomes do esporte, dos negócios e ativistas. Bolsonaro é o único brasileiro presente no ranking.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …