Jovem é queimada viva após denunciar abuso sexual em Bangladesh

(dr)

Nusrat Jahan Rafi

A polícia de Bangladesh anunciou nesta sexta-feira (19) que uma estudante foi queimada viva na semana passada após ter denunciado um abuso sexual em sua escola. O caso causou forte comoção e provocou protestos em todo o país.

A bengalesa Nusrat Jahan Rafi, de 19 anos, prestou queixa na polícia no final de março após ter sido vítima de uma agressão sexual por parte do diretor do seminário islâmico onde estudava. “Não é nada grave”, foi a reação do policial que registrou o depoimento da jovem.

Nos dias seguintes, a garota passou a ser pressionada pelo diretor, que exigia que ela retirasse a queixa. “Ele me tocou”, conta a garota em um vídeo no qual conta a agressão. “Vou lutar contra esse crime até meu último suspiro“, reitera Rafi nas imagens.

Alguns dias depois, a estudante foi atraída por um grupo de pessoas até o terraço de sua escola. Os cinco homens, entre os quais três colegas de classe da vítima, exigiram que ela desmentisse a acusação. Quando a garota se recusou, foi banhada em querosene e queimada. A jovem morreu no dia 10 de abril em um hospital, com queimaduras em 80% de seu corpo.

A polícia anunciou nesta sexta-feira que 17 pessoas foram presas em conexão com assassinato. “O diretor pediu para eles pressionarem Rafi a retirar a queixa ou a matá-la se ela se recusasse”, afirmou o superintendente da polícia bengalesa, Mohammad Iqbal. Segundo ele, os suspeitos amarraram a estudante com um cachecol antes de incendiá-la.

O caso de Rafi provocou forte comoção em Bangladesh. Manifestantes se reuniram na capital, Daca, nesta sexta-feira, para pedir uma investigação não apenas dos suspeitos, mas da responsabilidade da polícia no caso.

A terrível morte de uma mulher corajosa que lutou por justiça mostra até que ponto o governo do Bangladesh não cumpre suas obrigações em relação às vítimas de agressões sexuais”, afirma Meenakshi Ganguly, diretora do escritório do Sudeste Asiático da ONG Human Rights Watch.

A primeira-ministra bengalesa, Sheikh Hasina, prometeu que todas as pessoas envolvidas no assassinato serão julgadas e penalizadas. Segundo ela, os culpados “não escaparão da Justiça”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fígados humanos foram criados em laboratórios e transplantados em ratos com sucesso

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores do Departamento de Patologia da Universidade de Pittsburgh (EUA) criou pequenos fígados através de engenharia genética utilizando células da pele humanas, e em seguida os transplantaram com sucesso em …

Governo alemão anuncia pacote de estímulo de 130 bilhões de euros

Merkel afirma que resposta "corajosa" é necessária para impulsionar a economia do país, abalada pela pandemia de covid-19. Medidas anunciadas incluem auxílios à indústria e às famílias e incentivos ao consumo. Os partidos que integram a …

Mark Zuckberg abre guerra contra seus funcionários ao não banir posts de Trump

E eis que Mark Zuckerberg terá semanas agitadas pela frente no que se refere à administração de seus funcionários. Isso porque o CEO e co-fundador do Facebook afirmou na última terça-feira que não fará nada …

Em 24 horas ocorrem 11 terremotos na área do Parque de Yellowstone

O parque nos EUA, conhecido por suas características geotérmicas e vida selvagem, está situado em cima de um supervulcão que, se entrar em erupção, pode causar enorme devastação na Terra. Em 24 horas, em uma área …

Mais uma vez os Simpsons previram tudo que está acontecendo nos EUA agora

Os roteiristas de “Os Simpsons ” ficaram conhecidos por prever diversos acontecimentos mundiais, da eleição de Donald Trump ao final de Game of Thrones. Parece que a bola de cristal da animação voltou a funcionar …

Brasil ultrapassa 30 mil mortes por covid-19

Em novo recorde, país registra 1.262 óbitos em um dia, elevando total para 31.199. Casos confirmados em 24 horas passam de 28 mil, chegando a 555.383. Apenas Reino Unido, Itália e EUA contabilizam mais de …

Suécia vai abrir “CPI da Covid-19” para saber se governo fez bem ao não isolar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Suécia tem ido na contramão de seus vizinhos. O país escandinavo preferiu manter um ritmo quase normal em suas atividades e não impôs o confinamento …

Uber testa modalidade que permite ao usuário reservar carro por hora

Na tentativa de achar novas fontes de receita para seu negócio de corridas compartilhadas, seriamente afetado pela COVID-19, a Uber está testando uma nova modalidade, focada nos passageiros que precisam fazer viagens mais longas e …

Revelada razão de comportamento instável de estrelas perto dos centros galácticos

Estrelas de ramo horizontal extremo são mais brilhantes e têm um ciclo de vida inferior ao das estrelas comuns, de acordo com um novo estudo. Os astrônomos estudaram o comportamento de um tipo especial de estrelas, …

Trump ameaça acionar Forças Armadas para conter protestos

No 7.º dia de manifestações antirracismo, Presidente dos EUA critica inação de governadores e promete enviar milhares de soldados para pôr fim a distúrbios. Visita de Trump a igreja é criticada como tentativa de autopromoção. O …