Pesquisador revela a verdadeira razão pela qual Van Gogh teria cortado a própria orelha

Van Gogh Museum / wikimedia

Auto-Retrato de Vincent Van Gogh

Auto-Retrato de Vincent Van Gogh

Afinal o que levou o famoso pintor Vincent van Gogh a cortar a própria orelha? Suposições e teorias não faltam. A mais conhecida – de que o artista holandês se automutilou por causa de uma discussão com o pintor francês Paul Gauguin – acaba de ser colocada em xeque.

O episódio teria sido motivado, na verdade, pela notícia de que o irmão mais novo de Van Gogh, Theo, estava prestes a se casar, com Johanna Bonger. Além de ter uma relação próxima com o pintor, ele era o grande financiador de sua arte. Van Gogh teria se sentido ameaçado pelo matrimônio e surtado diante da eminente “perda”.

A tese é do pesquisador Martin Bailey, que publicou as descobertas em seu novo livro, Studio of the South: Van Gogh in Provence, que narra o período em que o pintor holandês morou em Arles, no sul da França, de 1888 a 1889.

O fato de que Van Gogh não recebeu bem a notícia do casamento não é novidade. Estudos anteriores indicavam, no entanto, que ele só teria sido comunicado sobre o noivado após a automutilação, o que é contestado por Bailey.

Ao analisar a correspondência da família, o pesquisador encontrou indícios de que o pintor recebeu uma carta do irmão com a notícia no dia 23 de dezembro de 1888. O conteúdo da postagem teria se perdido com o tempo.

Na noite do mesmo dia, Van Gogh e Gauguin protagonizaram a célebre discussão e, logo depois, o artista cortou a orelha com uma lâmina de barbear.

O pesquisador leva em conta evidências de que outros familiares já haviam sido informados do casamento.

Uma deles é um telegrama recebido no dia 23 de dezembro pela noiva, enviado pelo irmão dela dando os parabéns. Theo também teria compartilhado a notícia com a mãe. Bailey argumenta que Van Gogh teria sido informado ao mesmo tempo, uma vez que Theo dificilmente teria gostado que o irmão ficasse sabendo do casamento por terceiros.

Após o ato dramático, o pintor envolveu a orelha em um pedaço de papel e a levou até um bordel, onde teria entregue a uma jovem, que desmaiou.

Na manhã seguinte, Gauguin voltou à casa do colega, onde estavam Van Gogh e a polícia. O artista francês enviou então um telegrama a Theo, que pegou o trem noturno para Arlen e passou o Natal com o irmão no hospital.

Theo e Johanna se casaram no ano seguinte.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Governo italiano vende casas a 2 euros na região da Sicília

Mais uma vez o governo italiano está vendendo casas em áreas rurais da Itália, após o sucesso da campanha para repovoamento de áreas abandonadas. Além de promover a ocupação por meio de incentivos para jovens e …

Bolsonaro admite não ter provas de fraudes eleitorais

Em live para a qual convocou veículos de imprensa, Bolsonaro exibiu uma série de teorias falsas, cálculos equivocados e vídeos antigos, já verificados e desmentidos, mas que ainda circulam na internet, como supostas evidências de …

A incrível civilização antiga que mumificava os mortos 2 mil anos antes dos egípcios

"As mais antigas evidências arqueológicas conhecidas de mumificação artificial de corpos", segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estão presentes na América do Sul, na costa árida …

Delta pode causar covid-19 mais grave, alerta agência americana

Documento interno do órgão de prevenção de doenças dos EUA indica que a variante delta do coronavírus é tão contagiosa quanto a catapora e pode ser transmitida mesmo por indivíduos vacinados. "A guerra mudou", diz …

Vendas de vacinas anticovid impulsionam lucros de laboratórios

A empresa farmacêutica AstraZeneca anunciou nesta quinta-feira (28) que as vendas de sua vacina contra a Covid-19 alcançaram US $ 1,17 bilhão no primeiro semestre do ano. Este número corresponde à entrega de aproximadamente …

Cientistas transformaram água pura em metal pela primeira vez

Cientistas transformaram, pela primeira vez, água pura em metal. A pesquisa poderia permitir um estudo detalhado das condições de extrema alta pressão dentro de grandes planetas. A água pura é um isolante quase perfeito. Sim, a …

Imagens do satélite Amazonia-1 já estão disponíveis — e qualquer um pode acessar

O Ministério da Ciência e Tecnologia comunicou, nesta semana, que as imagens do Amazonia-1 já podem ser acessadas pelo público. O satélite Amazonia-1 foi lançado em fevereiro de 2021 e, desde então, já avançou por etapas importantes, …

Alemanha acusa médico sírio de crimes contra a humanidade

Promotores federais da Alemanha acusaram nesta quarta-feira (28/07) um médico sírio de assassinato e crimes contra a humanidade. O suspeito enfrenta 18 acusações de tortura contra pacientes de hospitais militares nas cidades sírias de Homs e …

Suposto 'padrão' citado por Bolsonaro não indica fraude eleitoral; presidente admite não ter provas

O presidente Jair Bolsonaro usou sua live semanal desta quinta-feira (29/07) para fazer uma apresentação questionando a lisura das últimas eleições e apontando o que considera ser "fortíssimos indícios" de fraudes nas urnas eletrônicas. No entanto, …

Cientistas revelam novos dados sobre neandertais e denisovanos após analise sanguínea

Cientistas, que analisaram os genes de três neandertais e um denisovano, descobriram que ambas as espécies de pessoas ancestrais provêm da África. Os autores também encontraram uma ligação genética entre os neandertais e os aborígines …