Bolsonaro diz que vai indicar ministro “terrivelmente evangélico” para o STF

Marcelo Camargo / ABr

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (10/07) que indicará um ministro evangélico para o Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Bolsonaro, o “resgate dos valores familiares” deve estar presente em todos os poderes do país.

“O Estado é laico, mas somos cristãos e, entre as duas vagas que terei direito a indicar para o STF, um será terrivelmente evangélico”, disse, durante sua participação em um culto da bancada evangélica na Câmara dos Deputados.

O presidente ainda elogiou a bancada evangélica, afirmando que, apesar das críticas, ela tem um “superávit enorme” junto à sociedade brasileira.

“A força do Executivo e do Legislativo juntos é inimaginável, ainda mais tendo paz e Deus no coração”, afirmou. “Com todas as críticas que porventura vocês [membros da bancada evangélica] sofram, no final das contas, o saldo é muito positivo para todos os brasileiros, inclusive para aqueles que têm outras religiões”, completou.

“Vocês sabem o quanto a família sofreu nos últimos governos. Vocês foram decisivos na busca da inflexão do resgate dos valores familiares”, disse. “Quantos tentam nos deixar de lado dizendo que o Estado é laico. O Estado é laico mas nós somos cristãos. Ou para plagiar a minha querida Damares, nós somos terrivelmente cristãos“, disse, em referência à declaração da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

No mês passado, ao criticar a decisão do STF de enquadrar a homofobia como um crime na legislação de combate ao racismo, Bolsonaro já havia sugerido a indicação de um evangélico para a Corte. A indicação de ministros do STF é uma atribuição do presidente da República. Após a indicação, ela precisa ser aprovada pelo Senado.

Até 2022, Bolsonaro poderá indicar nomes para pelo menos duas vagas, que serão aberta com a aposentadoria compulsória dos ministros Marco Aurélio e Celso de Mello, que terão completado 75 anos

Em maio, Bolsonaro chegou a afirmar que havia reservado uma das vagas a Sergio Moro, seu ministro da Justiça, que deixou o Judiciário para assumir a vaga no governo. Na fala, Bolsonaro afirmou que havia formado um “compromisso” com Moro. “Eu falei: a primeira vaga que tiver lá, vai estar à sua disposição”, disse na ocasião.

Pouco depois, no entanto, Bolsonaro voltou atrás e negou a existência de algum acordo e disse que estava apenas buscando alguém com o perfil do ex-juiz .

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tiroteio deixa morto e vários feridos em Washington

Uma pessoa morreu e várias outras ficaram feridas em um tiroteio ocorrido na noite desta quinta-feira nas ruas de Washington, D.C., conforme relatou a imprensa local. Até o momento, são poucas as informações disponíveis sobre o …

Nada de ETs: escurecimento da estrela mais estranha da galáxia poderia ter outra explicação

Astrofísicos teriam desvendado misterioso escurecimento da estrela de Tabby após levantarem hipótese de ação alienígena e de cometas. Trata-se da estrela mais estranha da Via Láctea. Desde o fim do século XIX, a estrela de Tabby …

Ex-ditador da Tunísia Ben Ali morre aos 83 anos na Arábia Saudita

O ex-presidente da Tunísia Zine Ben Ali, 83 anos, morreu nesta quinta-feira. Ben Ali sofria de câncer e estava hospitalizado há uma semana, informou seu advogado Mounir Ben Salha. O ex-ditador tunisiano vivia exilado em Jeddah …

A luta pela vida de bebê com doença rara que recebeu doações de quase 1 em cada 10 belgas

Quase um em cada dez belgas colaborou com a campanha de um casal para arrecadar 1,9 milhão de euros (cerca de R$ 8,6 milhões) e salvar a vida de seu bebê. Pia, de nove meses, tem …

Fukushima: absolvidos três ex-dirigentes da empresa Tepco

Três ex-dirigentes da empresa Tepco foram absolvidos nesta quinta-feira (19), por um tribunal de Tóquio, que determinou que não podem ser considerados culpados pelas consequências da catástrofe nuclear ocorrida em Fukushima em 2011, após um …

Israel vive impasse político após eleição sem vencedor claro

Resultado oficial confirma que nenhum partido conseguiu obter maioria e indica cenário complicado para a formação de coalizões estáveis. Proposta de governo de unidade nacional levanta dúvidas sobre futuro de Netanyahu. Um dia após as eleições …

Rússia e China criarão frota de satélites que darão Internet rápida à Terra

Em projeto conjunto, Rússia e China irão desenvolver uma frota de satélites que deverá fornecer Internet rápida ao nosso planeta. A notícia foi dada pelo vice-premiê russo, Maksim Akimov, durante fala a jornalistas. De acordo com …

Vídeos de OVNIs são reais, afirma Marinha dos EUA

Os três vídeos feitos pelos militares dos EUA, que mostram imagens de “fenômeno aéreo não identificado”, são verdadeiros, de acordo com declarações da Marinha do país obtidas pelo The Black Vault, um site dedicado a …

DNA preservado em museu ajuda a identificar maior anfíbio do mundo

Um anfíbio recém-identificado é possivelmente o maior do planeta. Pesquisadores chegaram a essa conclusão com o auxílio do DNA coletado em um espécime que está preservado em um museu. Atingindo quase dois metros de comprimento, a …

Primeira relação sexual de uma a cada 16 americanas é sem consentimento

Um estudo publicado pela Associação Americana de Medicina mostrou que uma a cada 16 jovens do país teve a primeira relação sexual sem consentimento. A pesquisa também mostra os efeitos negativos a longo prazo deste …