Em sessão na Câmara, Bolsonaro elogiou grupos de extermínio: “Meus parabéns”

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agencia Brasil

Jair Bolsonaro

O pré-candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), usou a tribuna da Câmara dos Deputados para elogiar a atuação de grupos de extermínios. A declaração foi feita em 2003, mas veio à tona neste domingo (24), em reportagem da Folha de S. Paulo.

A Folha traz o áudio da declaração do parlamentar, feita em 2003. Bolsonaro disse que os grupos de extermínio são “muito bem-vindos” ao ocupar um vácuo gerado pela ausência da pena de morte no país.

Ele disse ainda que a atuação dos grupos de criminosos que cometem assassinatos sem nenhuma base legal é um caminho para o combate à violência.

“Desde que a política de Direitos Humanos chegou em nosso país, cresceu, se avolumou e passou a ocupar grande espaço nos jornais, a violência só aumentou. A marginalidade, cada vez mais, tem se visto mais à vontade, tendo em vista esses neoadvogados para defendê-los”, afirma o político no áudio.

“Dizer aos companheiros da Bahia que, agora há pouco veio um parlamentar criticar os grupos de extermínio, enquanto o Estado não tiver coragem para adotar a pena de morte, esses grupos de extermínio, no meu entender, são muito bem-vindos. Se não tiver espaço na Bahia, pode ir para o Rio de Janeiro”, continua Bolsonaro.

“Se depender de mim, terão todo o apoio. No Rio de Janeiro, só as pessoas de bem são dizimadas. Na Bahia, as informações que eu tenho, lógico, são grupos ilegais, mas, meus parabéns, a marginalidade tem decrescido”, finaliza. Ouça abaixo:

Um mês depois da fala de Bolsonaro, um mecânico foi assassinado na Bahia. Gérson Jesus Bispo acusava policiais militares de assassinar o irmão e um amigo. Uma CPI foi instalada no mesmo ano para investigar a atuação dos esquadrões da morte no Nordeste.

De acordo com as investigações, os grupos são constituídos em sua maioria por policiais, ex-policiais, seguranças privados, integrantes de organizações criminosas vinculadas ao tráfico de drogas e outras atividades lícitas e “grupos que não guardam relações específicas com o crime organizado, mas exercem o controle de determinadas regiões com a desculpa de garantir a ‘segurança’ de seus moradores”, divulga a Revista Fórum.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro sofreu, durantes os primeiros anos do século XXI, um dos maiores períodos de expansão da milícia, inicialmente conhecida como “polícia mineira”. Segundo a Fórum, o modus operandi seria o mesmo dos grupos de extermínio da Bahia: atira primeiro e pergunta depois.

Os assassinatos em nome do combate à violência ganharam apoio da classe média carioca e declarações positivas de políticos como os ex-prefeitos Cesar Maia e Eduardo Paes.

Enquanto isso, ainda de acordo com a Fórum, os moradores das comunidades sob a ação de milicianos seriam acharcados com a cobrança ilegal de gás, internet e TV a cabo. Comerciantes teriam sido obrigados a pagar uma taxa mensal “para a segurança da região”.

Em 2007, as milícias ocupavam 92 das 300 favelas cariocas. Um caso dramático ganhou destaque mundial: uma jornalista e um fotógrafo do jornal O Dia que passaram alguns dias na Favela do Batan, na Zona Oeste da Cidade, foram descobertos pelos milicianos e torturados.

Em 2008, uma investigação da Polícia Federal (PF) apontou a ligação entre Álvaro Lins, ex-chefe da Polícia Civil dos governos de Anthony Garotinho e Rosinha, com milícias do estado.

Segundo dados da Secretaria de Segurança, as milícias, em 2018, ocupam no Rio mais favelas do que o tráfico e passaram também a atuar no comércio de entorpecentes. As guerras pelo controle da venda de drogas entre traficantes e milicianos levam pânico, principalmente nas zonas norte e oeste da cidade.

A Folha procurou Bolsonaro para saber se, 15 anos depois, sua opinião permanece a mesma, mas ele não retornou o contato do jornal. E pode ser difícil termos acesso a essa informação, uma vez que o candidato resolveu se ausentar dos debates políticos este ano.

Ciberia // Revista Fórum

COMPARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Como se preocupam com Bolsonaro… por que???? Por que ele tem intenção de ter a volta do “Ordem e Progresso” em nosso país???? ética, Segurança, Educação de qualidade??? Qual o interesse afinal de vcs???

  2. Começou a operação caça buraco na vida do Bolsonaro.
    Ressuscitar uma áudio de 15 anos atrás é uma prova de desespero da Falha, pois sabe que a teta governamental vai secar.
    Valeu a tentativa, mas me voto continua para o Bolsonaro. O cara que parece bolo, pçoise quanto mais a mídia podre bate, mas ele cresce!!

  3. Êta tentativa mais sem vergonha de prejudicar a candidatura do Bolsonaro! O assunto era irrelevante durante quinze anos? Por que só agora tornou-se importante?
    Esta reportagem torna EVIDENTE a intenção maldosa e tendenciosa do grupo de jornalismo.
    É a isso que se chama “jornalismo independente e imparcial”? Que pouca vergonha!
    Povo brasileiro, nós estamos presenciando mais uma tentativa dos poderosos de nos manter dentro dos seus currais, como massa de manobra para as suas intenções localizadas abaixo da linha d’água.

  4. Está na hora de voltar o toque de recolher e acabar com esse monte de gente ao leo pelas madrugadas e horário de descanso de quem trabalha e quer ainda deixar suas janelas e portas abertas para bater um vento !
    E os puxões na orelha e uns corretivos dos meus pais não me revoltaram e sim me ensinou a ser o pai de família que sou hoje.

  5. Bolsonaro neles!!!!! Imaginem pena de morte para a corruptos, traficantes, latrocínio,etc,etc…Agora imaginem o quanto o Brasil iria economizar com presídios, folha de pagamento de policiais, combustível de viaturas, peças de viaturas etc,etc… não iria precisar de tantos juízes, defensores públicos,promotores,etc,etc,…pegariamos todos esses recursos que iriam sobrar e investir em educação, saúde, infra estrutura nas cidades e estradas brasileiras, imaginem….Uns aí até irão dizer que morreriam inocentes!!! Mas quantos inocentes já estão morrendo hoje???vítimas de assaltos, balas perdidas, esperando em filas de hospitais por falta de atendimento adequado. E ainda mais grave que isso, condenan gerações inteiras por falta de acesso a uma educação de qualidade!!!! Por essas e outras razões, eu sou a favor de pena de morte!!!! E por isso meu voto é do Bolsonaro!!! Bolsonaro neles!!!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …