Em sessão na Câmara, Bolsonaro elogiou grupos de extermínio: “Meus parabéns”

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agencia Brasil

Jair Bolsonaro

O pré-candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), usou a tribuna da Câmara dos Deputados para elogiar a atuação de grupos de extermínios. A declaração foi feita em 2003, mas veio à tona neste domingo (24), em reportagem da Folha de S. Paulo.

A Folha traz o áudio da declaração do parlamentar, feita em 2003. Bolsonaro disse que os grupos de extermínio são “muito bem-vindos” ao ocupar um vácuo gerado pela ausência da pena de morte no país.

Ele disse ainda que a atuação dos grupos de criminosos que cometem assassinatos sem nenhuma base legal é um caminho para o combate à violência.

“Desde que a política de Direitos Humanos chegou em nosso país, cresceu, se avolumou e passou a ocupar grande espaço nos jornais, a violência só aumentou. A marginalidade, cada vez mais, tem se visto mais à vontade, tendo em vista esses neoadvogados para defendê-los”, afirma o político no áudio.

“Dizer aos companheiros da Bahia que, agora há pouco veio um parlamentar criticar os grupos de extermínio, enquanto o Estado não tiver coragem para adotar a pena de morte, esses grupos de extermínio, no meu entender, são muito bem-vindos. Se não tiver espaço na Bahia, pode ir para o Rio de Janeiro”, continua Bolsonaro.

“Se depender de mim, terão todo o apoio. No Rio de Janeiro, só as pessoas de bem são dizimadas. Na Bahia, as informações que eu tenho, lógico, são grupos ilegais, mas, meus parabéns, a marginalidade tem decrescido”, finaliza. Ouça abaixo:

Um mês depois da fala de Bolsonaro, um mecânico foi assassinado na Bahia. Gérson Jesus Bispo acusava policiais militares de assassinar o irmão e um amigo. Uma CPI foi instalada no mesmo ano para investigar a atuação dos esquadrões da morte no Nordeste.

De acordo com as investigações, os grupos são constituídos em sua maioria por policiais, ex-policiais, seguranças privados, integrantes de organizações criminosas vinculadas ao tráfico de drogas e outras atividades lícitas e “grupos que não guardam relações específicas com o crime organizado, mas exercem o controle de determinadas regiões com a desculpa de garantir a ‘segurança’ de seus moradores”, divulga a Revista Fórum.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro sofreu, durantes os primeiros anos do século XXI, um dos maiores períodos de expansão da milícia, inicialmente conhecida como “polícia mineira”. Segundo a Fórum, o modus operandi seria o mesmo dos grupos de extermínio da Bahia: atira primeiro e pergunta depois.

Os assassinatos em nome do combate à violência ganharam apoio da classe média carioca e declarações positivas de políticos como os ex-prefeitos Cesar Maia e Eduardo Paes.

Enquanto isso, ainda de acordo com a Fórum, os moradores das comunidades sob a ação de milicianos seriam acharcados com a cobrança ilegal de gás, internet e TV a cabo. Comerciantes teriam sido obrigados a pagar uma taxa mensal “para a segurança da região”.

Em 2007, as milícias ocupavam 92 das 300 favelas cariocas. Um caso dramático ganhou destaque mundial: uma jornalista e um fotógrafo do jornal O Dia que passaram alguns dias na Favela do Batan, na Zona Oeste da Cidade, foram descobertos pelos milicianos e torturados.

Em 2008, uma investigação da Polícia Federal (PF) apontou a ligação entre Álvaro Lins, ex-chefe da Polícia Civil dos governos de Anthony Garotinho e Rosinha, com milícias do estado.

Segundo dados da Secretaria de Segurança, as milícias, em 2018, ocupam no Rio mais favelas do que o tráfico e passaram também a atuar no comércio de entorpecentes. As guerras pelo controle da venda de drogas entre traficantes e milicianos levam pânico, principalmente nas zonas norte e oeste da cidade.

A Folha procurou Bolsonaro para saber se, 15 anos depois, sua opinião permanece a mesma, mas ele não retornou o contato do jornal. E pode ser difícil termos acesso a essa informação, uma vez que o candidato resolveu se ausentar dos debates políticos este ano.

Ciberia // Revista Fórum

COMPARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Como se preocupam com Bolsonaro… por que???? Por que ele tem intenção de ter a volta do “Ordem e Progresso” em nosso país???? ética, Segurança, Educação de qualidade??? Qual o interesse afinal de vcs???

  2. Começou a operação caça buraco na vida do Bolsonaro.
    Ressuscitar uma áudio de 15 anos atrás é uma prova de desespero da Falha, pois sabe que a teta governamental vai secar.
    Valeu a tentativa, mas me voto continua para o Bolsonaro. O cara que parece bolo, pçoise quanto mais a mídia podre bate, mas ele cresce!!

  3. Êta tentativa mais sem vergonha de prejudicar a candidatura do Bolsonaro! O assunto era irrelevante durante quinze anos? Por que só agora tornou-se importante?
    Esta reportagem torna EVIDENTE a intenção maldosa e tendenciosa do grupo de jornalismo.
    É a isso que se chama “jornalismo independente e imparcial”? Que pouca vergonha!
    Povo brasileiro, nós estamos presenciando mais uma tentativa dos poderosos de nos manter dentro dos seus currais, como massa de manobra para as suas intenções localizadas abaixo da linha d’água.

  4. Está na hora de voltar o toque de recolher e acabar com esse monte de gente ao leo pelas madrugadas e horário de descanso de quem trabalha e quer ainda deixar suas janelas e portas abertas para bater um vento !
    E os puxões na orelha e uns corretivos dos meus pais não me revoltaram e sim me ensinou a ser o pai de família que sou hoje.

  5. Bolsonaro neles!!!!! Imaginem pena de morte para a corruptos, traficantes, latrocínio,etc,etc…Agora imaginem o quanto o Brasil iria economizar com presídios, folha de pagamento de policiais, combustível de viaturas, peças de viaturas etc,etc… não iria precisar de tantos juízes, defensores públicos,promotores,etc,etc,…pegariamos todos esses recursos que iriam sobrar e investir em educação, saúde, infra estrutura nas cidades e estradas brasileiras, imaginem….Uns aí até irão dizer que morreriam inocentes!!! Mas quantos inocentes já estão morrendo hoje???vítimas de assaltos, balas perdidas, esperando em filas de hospitais por falta de atendimento adequado. E ainda mais grave que isso, condenan gerações inteiras por falta de acesso a uma educação de qualidade!!!! Por essas e outras razões, eu sou a favor de pena de morte!!!! E por isso meu voto é do Bolsonaro!!! Bolsonaro neles!!!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dor nos olhos após COVID-19: cientistas explicam causa de complicação inesperada do vírus

Uma pesquisa de cientistas alemães mostrou que o coronavírus pode penetrar nos olhos e infectar os fotorreceptores e células ganglionares na retina. Isso pode ser uma causa de problemas com os olhos após a COVID-19. Os …

Estudo mostra como mudanças climáticas afetarão a energia hidrelétrica no Brasil

Um novo relatório publicado pela Global Environmental Change revela que, nas próximas décadas, as reduções de precipitação e vazão dos rios na região amazônica — a maior bacia hidrográfica do mundo e uma forte candidata …

Merkel é premiada por compromisso com a União Europeia

"Somente uma Europa unida é uma Europa forte", diz a líder alemã ao receber o prêmio Carlos 5º. Rei espanhol destaca pragmatismo e confiabilidade da chanceler federal, descrevendo-a como uma "mulher extraordinária". Prestes a deixar o …

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …