Bolsonaro evolui, mas segue sem previsão de alta

Tânia Rêgo / Agência Brasil

Diagnosticado com obstrução intestinal, presidente está internado em São Paulo desde quarta-feira. Boletim médico fala em evolução satisfatória e ainda não prevê cirurgia.

O presidente Jair Bolsonaro está evoluindo de forma satisfatória, mas ainda não tem previsão de alta do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, segundo informou o mais recente boletim médico nesta quinta-feira (15/04).

O mandatário está hospitalizado na capital paulista desde a quarta-feira após ter sido diagnosticado com um quadro de obstrução intestinal.

“O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, segue internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, evoluindo de forma satisfatória clínica e laboratorialmente”, diz o boletim. “O Presidente segue sem previsão de alta hospitalar.”

O comunicado também afirma que “permanece o planejamento terapêutico previamente estabelecido”, ou seja, não há previsão de cirurgia.

Mais cedo nesta quinta-feira, os filhos de Bolsonaro comentaram o estado de saúde do pai em redes sociais. No Twitter, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) disse que o presidente acordou “bem disposto” e “evoluiu para melhor”. “A continuar assim, não precisará fazer cirurgia”, declarou.

Em vídeo publicado no Telegram, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) explicou que o pai, antes de ser transferido de Brasília para São Paulo na quarta-feira, teve retirado um litro de líquido que estava acumulado no estômago devido à obstrução intestinal.

“Tem uma dobra ou aderência no intestino que faz com que os alimentos não consigam passar por ali. Isso acabou ‘entupindo’ e formou-se acúmulo de líquidos e acabou indo para o estômago”, relatou o parlamentar.

“O presidente sentia muita dor por causa disso e de madrugada ele foi para o hospital [em Brasília] e foi retirado cerca de um litro de líquido do seu estômago, aliviou a dor. Ele ontem estava reclamando de dor, mas dores leves. E com esse quadro há uma possibilidade de cirurgia, mas também há uma esperança que essa dobra se desfaça naturalmente.”

Um boletim médico anterior havia informado que, depois do diagnóstico de suboclusão intestinal, Bolsonaro passou por avaliações clínicas, laboratoriais e de imagem e inicialmente receberia “tratamento clínico conservador”, ou seja, com medicamentos e procedimentos não invasivos.

O presidente está sendo acompanhado pelo médico Antonio Luiz Macedo, que também foi quem decidiu pela transferência de Bolsonaro para São Paulo.

O chefe de Estado chegou ao hospital paulista por volta das 19h de quarta-feira, depois de ter passado o dia internado no Hospital das Forças Armadas (HFA) em Brasília, onde foi submetido a exames e alguns procedimentos após sentir dores abdominais.

Macedo acompanha a evolução da saúde de Bolsonaro desde o atentado a faca contra o presidente durante a campanha eleitoral de 2018 e foi responsável pelas cirurgias no abdômen decorrentes. Após o ataque, Bolsonaro passou por quatro cirurgias. Nos últimos dias, o presidente vinha enfrentando uma crise de soluços.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …