Bolsonaro evolui, mas segue sem previsão de alta

Tânia Rêgo / Agência Brasil

Diagnosticado com obstrução intestinal, presidente está internado em São Paulo desde quarta-feira. Boletim médico fala em evolução satisfatória e ainda não prevê cirurgia.

O presidente Jair Bolsonaro está evoluindo de forma satisfatória, mas ainda não tem previsão de alta do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, segundo informou o mais recente boletim médico nesta quinta-feira (15/04).

O mandatário está hospitalizado na capital paulista desde a quarta-feira após ter sido diagnosticado com um quadro de obstrução intestinal.

“O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, segue internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, evoluindo de forma satisfatória clínica e laboratorialmente”, diz o boletim. “O Presidente segue sem previsão de alta hospitalar.”

O comunicado também afirma que “permanece o planejamento terapêutico previamente estabelecido”, ou seja, não há previsão de cirurgia.

Mais cedo nesta quinta-feira, os filhos de Bolsonaro comentaram o estado de saúde do pai em redes sociais. No Twitter, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) disse que o presidente acordou “bem disposto” e “evoluiu para melhor”. “A continuar assim, não precisará fazer cirurgia”, declarou.

Em vídeo publicado no Telegram, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) explicou que o pai, antes de ser transferido de Brasília para São Paulo na quarta-feira, teve retirado um litro de líquido que estava acumulado no estômago devido à obstrução intestinal.

“Tem uma dobra ou aderência no intestino que faz com que os alimentos não consigam passar por ali. Isso acabou ‘entupindo’ e formou-se acúmulo de líquidos e acabou indo para o estômago”, relatou o parlamentar.

“O presidente sentia muita dor por causa disso e de madrugada ele foi para o hospital [em Brasília] e foi retirado cerca de um litro de líquido do seu estômago, aliviou a dor. Ele ontem estava reclamando de dor, mas dores leves. E com esse quadro há uma possibilidade de cirurgia, mas também há uma esperança que essa dobra se desfaça naturalmente.”

Um boletim médico anterior havia informado que, depois do diagnóstico de suboclusão intestinal, Bolsonaro passou por avaliações clínicas, laboratoriais e de imagem e inicialmente receberia “tratamento clínico conservador”, ou seja, com medicamentos e procedimentos não invasivos.

O presidente está sendo acompanhado pelo médico Antonio Luiz Macedo, que também foi quem decidiu pela transferência de Bolsonaro para São Paulo.

O chefe de Estado chegou ao hospital paulista por volta das 19h de quarta-feira, depois de ter passado o dia internado no Hospital das Forças Armadas (HFA) em Brasília, onde foi submetido a exames e alguns procedimentos após sentir dores abdominais.

Macedo acompanha a evolução da saúde de Bolsonaro desde o atentado a faca contra o presidente durante a campanha eleitoral de 2018 e foi responsável pelas cirurgias no abdômen decorrentes. Após o ataque, Bolsonaro passou por quatro cirurgias. Nos últimos dias, o presidente vinha enfrentando uma crise de soluços.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA e Reino Unido teriam dado 'luz verde' a Israel para retaliar Irã após ataque a petroleiro

Irã rejeitou o envolvimento do país no ataque contra o petroleiro Mercer Street no mar Arábico que ocorreu na quinta-feira (29), condenando as acusações lançadas pelo governo israelense. Tel Aviv teria recebido "luz verde" de Washington …

Incêndios causam mortes e devastação no sul da Europa

A União Europeia EU) enviou ajuda para a Turquia nesta segunda-feira (02/08), e voluntários se juntaram a bombeiros na luta contra fortes incêndios que já duram seis dias e mataram oito pessoas no país. Em …

Golpe militar em Mianmar completa seis meses e já resultou em quase mil mortes de civis

Aterrorizados pela repressão da junta militar e pela propagação do coronavírus, poucos birmaneses se atreviam a ir às ruas para protestar neste domingo (1º), quando completam-se seis meses do golpe de Estado que mergulhou …

Governo italiano vende casas a 2 euros na região da Sicília

Mais uma vez o governo italiano está vendendo casas em áreas rurais da Itália, após o sucesso da campanha para repovoamento de áreas abandonadas. Além de promover a ocupação por meio de incentivos para jovens e …

Bolsonaro admite não ter provas de fraudes eleitorais

Em live para a qual convocou veículos de imprensa, Bolsonaro exibiu uma série de teorias falsas, cálculos equivocados e vídeos antigos, já verificados e desmentidos, mas que ainda circulam na internet, como supostas evidências de …

A incrível civilização antiga que mumificava os mortos 2 mil anos antes dos egípcios

"As mais antigas evidências arqueológicas conhecidas de mumificação artificial de corpos", segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estão presentes na América do Sul, na costa árida …

Delta pode causar covid-19 mais grave, alerta agência americana

Documento interno do órgão de prevenção de doenças dos EUA indica que a variante delta do coronavírus é tão contagiosa quanto a catapora e pode ser transmitida mesmo por indivíduos vacinados. "A guerra mudou", diz …

Vendas de vacinas anticovid impulsionam lucros de laboratórios

A empresa farmacêutica AstraZeneca anunciou nesta quinta-feira (28) que as vendas de sua vacina contra a Covid-19 alcançaram US $ 1,17 bilhão no primeiro semestre do ano. Este número corresponde à entrega de aproximadamente …

Cientistas transformaram água pura em metal pela primeira vez

Cientistas transformaram, pela primeira vez, água pura em metal. A pesquisa poderia permitir um estudo detalhado das condições de extrema alta pressão dentro de grandes planetas. A água pura é um isolante quase perfeito. Sim, a …

Imagens do satélite Amazonia-1 já estão disponíveis — e qualquer um pode acessar

O Ministério da Ciência e Tecnologia comunicou, nesta semana, que as imagens do Amazonia-1 já podem ser acessadas pelo público. O satélite Amazonia-1 foi lançado em fevereiro de 2021 e, desde então, já avançou por etapas importantes, …