Bolsonaro indica pastor e diretora de festival cristão para Ancine

Tânia Rêgo / Agência Brasil

 

O presidente Jair Bolsonaro indicou nesta sexta-feira (21/02) dois nomes ligados à igreja evangélica para a direção da Agência Nacional do Cinema (Ancine): o pastor Edilásio Barra, conhecido como Tutuca, e a produtora Veronica Brendler, diretora de um festival de cinema cristão.

As indicações foram publicadas no Diário Oficial da União e encaminhadas ao Senado. Tutuca e Brendler serão sabatinados pelos parlamentares e, se forem aprovados pela Casa, ocuparão dois dos quatro assentos na direção do órgão.

A Ancine é uma agência reguladora que tem como funções o fomento, a regulação e a fiscalização do mercado audiovisual no Brasil. No passado, a agência esteve sob a alçada do Ministério da Cultura, até a extinção da pasta por parte de Bolsonaro, e agora responde ao Ministério do Turismo.

Tutuca é formado em jornalismo, mas sua carreira acumula vários trabalhos na televisão, como ator, apresentador e diretor. Ele atuou em novelas, entre elas Roque Santeiro, da TV Globo, e apresentou o programa Vip, na RedeTV!, com foco em coluna social. Também dirigiu outros programas na mesma emissora e na Record. Na década de 1980, ele gravou discos como cantor.

Em 2011, Tutuca foi um dos fundadores da Igreja Continental do Amor de Jesus, no Rio de Janeiro, da qual é pastor. Foi quando se aproximou de grupos conservadores. Em 2012, ele foi candidato a vereador do Rio de Janeiro pelo PSD, mas não se elegeu. Seu primo delegado Éder Mauro é deputado federal pelo Pará pelo mesmo partido desde 2015, e integra a base aliada de Bolsonaro.

O pastor está na Ancine desde o ano passado, quando assumiu o cargo de superintendente de Desenvolvimento Econômico, responsável pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O fundo é o principal instrumento de fomento direto à indústria audiovisual no país, e em 2018 investiu cerca de 800 milhões de reais no mercado brasileiro.

No início de fevereiro, Tutuca foi indicado para o posto de diretor substituto da Ancine, cargo para o qual busca ser efetivado agora, se for aprovado pelo Senado.

Veronica Brendler, por sua vez, não ocupa nenhum cargo na Ancine. Ela se apresenta nas redes sociais como cineasta e gestora cultural e é diretora do Festival Internacional de Cinema Cristão (FICC), que “promove filmes que fomentam os valores da família, responsabilidade social, cidadania, acessibilidade, inclusão social e digital, sustentabilidade”, segundo a descrição do evento.

O currículo de Brendler diz que ela teve 80 projetos aprovados na Lei Rouanet, legislação criada em 1991 que permite a captação de recursos para projetos e ações culturais em troca de incentivos fiscais a cidadãos e empresas que tenham interesse em patrociná-los. Ela diz ser palestrante sobre o programa – que inclusive é alvo de críticas de Bolsonaro.

Brendler é ainda roteirista do curta-metragem O reencontro do amor, sobre um casal que está prestes a se divorciar porque o marido tem uma amante, mas que acaba se reencontrando através da “busca por Deus”.

Em rede social, Brendler agradeceu a Bolsonaro pela indicação e afirmou que seus “27 anos de atuação no setor artístico” podem “somar muito para o cinema brasileiro”.

A diretoria colegiada da Ancine é formada por quatro integrantes, incluindo o diretor-presidente, cargo ocupado interinamente pelo advogado Alex Braga. Além de Braga e Tutuca, que atua como diretor substituto, Vinicius Clay Araújo Gomes e Luana Rufino são os demais diretores, também provisoriamente.

Indústria cinematográfica sob fogo

Desde que Bolsonaro assumiu o cargo, a Ancine tem sido alvo constante de ataques do governo. No ano passado, o Planalto já havia adiantado sua intenção de colocar nomes com um perfil mais conservador, “tal como o atual governo”, à frente do órgão.

Em agosto de 2019, Bolsonaro disse que queria um nome “terrivelmente evangélico” para comandar a agência. Em tom de ironia, afirmou ainda que o indicado precisava saber “recitar 200 versículos, ter uma Bíblia embaixo do braço e o joelho ralado de ajoelhar no milho”.

Em julho, ele também afirmou que pretende limitar a produção cinematográfica de filmes como Bruna Surfistinha, um longa-metragem de 2011 que retrata a vida de uma prostituta. O presidente deixou claro que é favorável à implementação de “filtros” para impedir o financiamento desse tipo de filme; caso contrário, poderia extinguir a Ancine.

Vai ter um filtro, sim. Já que é um órgão federal, se não puder ter filtros, nós iremos extinguir a Ancine. Privatizaremos […] ou extinguiremos”, ameaçou. A atitude repercutiu mal entre cineastas, que classificaram os planos do presidente como uma tentativa de impor uma censura na agência.

Ainda em julho, Bolsonaro assinou a transferência do Conselho Superior de Cinema (CSC), responsável pela política nacional de audiovisual, do Ministério da Cidadania para a pasta da Casa Civil com o objetivo de que a Presidência tenha mais influência sobre o colegiado.

Em 2016, o setor audiovisual superou a contribuição da indústria farmacêutica ao PIB brasileiro, com uma fatia de 0,46% correspondente a uma cifra de 25 bilhões de reais. O setor emprega mais de 330 mil pessoas e movimenta impostos diretos e indiretos. A participação na economia supera também as indústrias têxtil e de eletrônicos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dinossauro paulista: fóssil de cerca de 65 milhões de anos paralisa obras de rodovia

Obras foram retomadas nesta segunda-feira (26) após a extração do osso de Titanossauro ser concluída. O achado parou a duplicação da SP-333, no interior do estado, por dois meses. A duplicação da Rodovia Dona Leonor Mendes …

Hong Kong condena primeiro réu pela lei de segurança nacional

Tong Ying-kit, de 24 anos, foi considerado culpado nesta terça-feira (27/07) por incitar a secessão e o terrorismo, tendo se tornado a primeira pessoa condenada pela lei de segurança nacional de Hong Kong, imposta por …

Estudo de genoma revela qual inseto foi 1º a ser extinto pelo homem nos EUA

DNA de borboleta de 93 anos confirma primeiro caso de extinção de inseto por culpa do homem nos EUA. Espécie foi vista pela última vez em São Francisco no início dos anos 1940. Uma equipe de …

A vida secreta dos filhos dos neandertais

Em qualquer verão normal, a famosa Praia de Castilla, na Espanha, uma faixa perfeita de areia de 20 km cercada por uma reserva natural e próxima a um centro turístico, estaria coberta de pegadas de …

“Bolsonaro não está dando os anéis, mas os dedos para tentar salvar o braço”, diz cientista política

O novo ministro super poderoso do governo de Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira, nomeado para a Casa Civil, toma posse esta semana. Apesar de todo o fisiologismo, a analista Graziella Testa, da Escola de Políticas …

Não vacinados ameaçam combate à covid nos EUA

Em meio à disseminação de teorias da conspiração e a uma alta das infecções pelo coronavírus entre não vacinados, autoridades de saúde dos EUA lutam para convencer mais pessoas a se imunizarem contra a covid-19. Em …

Helicóptero da NASA estabelece novo recorde durante seu 10º voo em Marte

Neste sábado (24) o pequeno helicóptero da NASA em Marte, Ingenuity, conseguiu ultrapassar a marca de 1,6 km de distância percorrida acumulada após sobrevoar uma região rochosa na cratera Jezero. No sábado, o helicóptero robótico completou …

A curiosa rejeição de parte dos franceses ao passaporte sanitário na pandemia

No país onde o debate é uma espécie de esporte nacional, qualquer imposição verticalizada do governo pode ser considerada um acinte. Desde a Revolução, os franceses alimentam uma espécie de ojeriza ao compulsório que …

Astrônomo amador descobre nova lua na órbita de Júpiter

O corpo celeste recebeu o nome provisório de EJc0061 e mais provável é que seja um novo membro do grupo Carme, que orbita o planeta junto a outras 78 luas. O estudante Kai Ly se tornou …

Microsoft diz que 70% dos brasileiros já foram alvos do golpe de suporte técnico

Imagine estar navegando pela internet e se deparar com uma janela afirmando que há algo de errado com sua instalação do Windows. Ao clicar, você consegue entrar em contato com um técnico, que dá instruções …