Entre outras declarações polêmicas, o pré-candidato à presidência, Jair Bolsonaro (PSL), disse em entrevista a jornalistas do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (30), que a principal causa da mortalidade infantil no Brasil são os bebês prematuros.
“Mortalidade infantil tem a ver com os prematuros. Um bebê prematuro tem mais chances de morrer. Tem que jogar na prevenção”, disse ao responder uma pergunta sobre como reduziria os índices de mortalidade infantil caso seja eleito.
A jornalista, diante da resposta, insistiu: “Mas e os fatores sanitários?”. O deputado, por sua vez, tergiversou e não apresentou nenhuma proposta concreta e mostrou conhecimento raso com relação ao problema, que, segundo a Revista Fórum, está muito mais ligado à questões sanitárias e socioeconômicas.
“Isso tem vários fatores. Gestante que não cuida da saúde bucal, não faz exame de urina…”, afirmou. O deputado disse ainda que “se aumentar o emprego, a tendência de procurar hospitais diminui”.
“Ninguém pode ser culpado antes do trânsito em julgado”
Bolsonaro voltou ainda a defender Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-chefe do DOI-Codi que foi reconhecido pela Comissão da Verdade como torturador durante o período da ditadura militar.
Em entrevista a jornalistas da bancada do programa Roda Viva, o pré-candidato, que defende a prisão de Lula, usou o argumento de que “ninguém deve ser considerado culpado antes do trânsito em julgado” para defender Ustra. “Isso não aconteceu com Ustra”, afirmou.
Ele usou o preceito constitucional ao responder uma pergunta sobre seu apoio ao militar torturador e como encararia a questão da tortura em um eventual mandato, caso eleito.
“Nós abominamos a tortura”, disse, minimizando, contudo, a prática de tortura no período da ditadura militar. “Usavam a tortura para conseguir indenizações (…) Se não tivéssemos vencido essa guerra, hoje seriamos uma Cuba”, disse.
“Nunca escravizei ninguém”
No segundo bloco do programa Roda Viva, da TV Cultura Jair Bolsonaro (PSL) mostrou desconhecer o conceito de “dívida histórica” com a população negra, que, ainda segundo a Fórum, é tão discutido ao redor do mundo.
Ao ser confrontado com uma pergunta que expunha dados de que cotistas em universidades públicas já tem uma média de notas maiores que a de alunos não cotistas, o deputado federal, que já chegou a ser denunciado na Justiça por racismo, usou o argumento de que nunca “escravizou” ninguém para defender sua posição anti-cotas e questionar o conceito de dívida histórica.
“Eu nunca escravizei ninguém! Que dívida?”, disse, tentando confrontar os dados socioeconômicos com relação às cotas com argumentos embasados na meritocracia.
No mesmo bloco, o deputado federal ainda defendeu o presidente norte-americano. “Trump está fazendo um excelente governo em seu país. Diminuiu carga tributária e aumentou emprego. Ele quer a América grande, eu quero o Brasil grande”, disse.
Ciberia // Revista Fórum
Eu concordo com tudo o que ele disse. Para mim faz muito sentido. A hipocrisia do Brasil tem que ter um fim. O Brasileiro quer mudança mas não quer ser mudado. Vivemos em um país de acomodados. Sobre a mortalidade infantil, deve ser corrigida educando as famílias de classe baixa como se prevenir. Simples assim!
Bolsonaro 2018!
Tá certíssimo em todos os detalhes, embora a esquerda queira desmerecer. E o Trump tem sim feito um ótimo governo e tem sim apoio dos Americanos, é um excelente exemplo de seriedade e honestidade!
Bolsonaro 2018!
Bem quem escreveu não deve ter visto a entrevista, que eu vi, pois ele disse que esse era um dos fatores, por conta de não ser feito pré natal, cuidado com a saúde bucal, situação sócio econômica entre outras a que a jornalista disse, parem de distorcer os fatos.
Quem escreveu só pode ser um esquedopata!!
Quem foi a pessoa que escreveu esse assunto? Não deveria se identificar até para dar mais credibilidade?
Esta reportagem não é imparcial, portanto, me parece de procedência duvidosa e deveras distorcida. Para influienciar a opinião de quem não consegue ser minimamente crítico. Lamentável essa tendência político-ideológica de modificar os sentido do que foi dito.
O cara ta no caminho certo! quebrou os jornalistas esquerdopatas! Cada pergunta idiota que fizeram a ele que até o fez rir…kkkkk. Continuem assim vcs não irão passar de um simples jornalista.
O custo do prematuro é altíssimo para os sistema de saúde, tá certo.
Vou votar no Bolsonaro e chega de cota, basta seguir a Constituição Federal, direitos iguais e ponto!
Os esquerdopatas criticam as falas do Bolsonaro porque eles estavam acostumados com o discurso de alto nível da Dilma. kkkkk
Parabéns!! Esse artigo é claramente tendencioso e conseguiu ser pior que a entrevista.
Por exemplo, pra ser justo, esse negócio de dívida histórica deveria ser aplicado também a outros povos que foram iludidos pelo governo brasileiro. Por exemplos Pomeranos que vieram pra cá com promessas de terem terra e equipamentos, mas ao chegarem aqui só lhes foi dado mata e muitos morreram de doenças ao desmatar a terra.
Mais uma vez parabéns por superarem o Roda Viva!
O tiro saiu pela culatra dos inquisidores! Creio que aumentou o número de simpatizantes ao Bolsonaro!
Ual, hiper tendencioso oque escreveram.
Eu assisti todo o programa com o Bolsonaro, e vocês mexeram BASTANTE no que ele disse. Parabéns por continuarem sendo parciais, isso da nojo em nós. Vocês deveriam colocar todos os pontos, não só os que são de acordo com a opinião de vocês.
Anos atrás, jamais votaria no Bolsonaro, mas hoje meu voto é dele. Vamos colocar o Brasil de volta nos rumos.
O jogo que se propuseram a jogar apenas encurtará o caminho do Bolsonaro ao seu objetivo. Só escolheram ataques baixo, mas caíram do cavalo. Será que esses jornalistas não estão vendo que os tempos mudaram? E que eles não são os donos da verdade? baixaram até o nível da Cultura que sempre foi a melhor emissora do nosso Pais. Hoje temos muito mais forma de comunicação para desvendar mentiras desses jornalistas comunistas que aí estiveram. Parabéns Sr. Bolsonaro, esperamos que Deus ilumine a inteligência dos brasileiros para que tenhamos um presidente ao nível que precisamos.
O jogo que se propuseram a jogar apenas encurtará o caminho do Bolsonaro ao seu objetivo. Só escolheram ataques baixo, mas caíram do cavalo. Será que esses jornalistas não estão vendo que os tempos mudaram? E que eles não são os donos da verdade? baixaram até o nível da Cultura que sempre foi a melhor emissora do nosso Pais. Hoje temos muito mais forma de comunicação para desvendar mentiras desses jornalistas comunistas que aí estiveram. Parabéns Sr. Bolsonaro, esperamos que Deus ilumine a inteligência dos brasileiros para que tenhamos um presidente ao nível que precisamos.
Nunca havia dito isso
Eleitores do Bolsomions atacadissimas! Poxa viado se acalmem.
Sua linguagem reflete bem o seu nível moral e intelectual. Infelizmente, não dá para identificar alguém que se esconde atrás de um apelido usado por várias pessoas do mesmo nível.
Você, lulista deslumbrado e manobrável integrante de massa ignara, por ter conseguido escrever essa difícil linha de comentário, quase chega ao nível de perceber que TODOS os comentários acima são esclarecidos, bem pensados, apoiados em fatos. Quase.
Na verdade, estou preocupado se você conseguirá compreender o que estou escrevendo.
Ah! Tudo bem! Peço desculpas. Às vezes, esqueço-me de uma declaração de Salomão, feita há cerca de 3.000 anos: “Não fales ao ouvido do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras”.
LULA LIVRE de que, esquerdopatas vagabundos
NINGUEM AQUI É BOLSONARO.
Eu procuro incansavelmente motivos para votar no candidato Jair Bolsonaro, mas infelizmente o que consigo encontrar são apenas respostas sobre como alguém com o mínimo de amor a pátria, a família e as pessoas de bem podem supor não votar nele. Parabéns Jair Bolsonaro. E as PTrulhas meus pêsames pois nenhum candidato propôs uma forma de administrar o Brasil de dentro dum presídio….