Brasil é ouro e prata na Olimpíada Internacional de Economia

(dv)

Rafael, Márcio, Henrique, Raphael (orientador), Tomás, Adriano, Gabriel (orientador)

Estudantes brasileiros trouxeram duas medalhas de ouro e duas de prata da Olimpíada Internacional de Economia (IEO, na sigla em inglês). Com o desempenho, a equipe conquistou o terceiro lugar no ranking geral.

Os vencedores foram os paulistas Adriano Kenzo, Henrique Lasevicius, Marcio Akira Imanishi de Moraes, Rafael Carlini e Tomás Aguirre. A competição contou com a participação de 13 países da Ásia, América e Europa.

O Brasil foi o único representante latino-americano do evento.

A IEO foi realizada no final de setembro em Moscou, Rússia, e foi organizada pela High School Economics, instituição russa que está entre as 200 melhores escolas de economia no mundo.

Foram premiadas também as equipes da Letônia e da Rússia, que conquistaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente, além do Cazaquistão, que ficou empatado com o Brasil na terceira colocação.

Marcio e Henrique, estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo, contaram que souberam da oportunidade de participar da primeira edição das olimpíadas brasileira e internacional de economia por meio de amigos.

Fiquei muito empolgado quando soube da criação da fase nacional, que tem o propósito de selecionar estudantes para a IEO”, afirma Henrique, que voltou para a casa com uma medalha de prata na bagagem.

A Olimpíada Brasileira de Economia (Obecon) foi organizada pelo Instituto Vertere e pode ser realizada através do aplicativo da competição, respondendo a 40 questões de múltipla escolha na primeira fase.

Os estudantes se desdobraram para aprender conceitos sobre finanças, economia e resolução de casos que estariam entre os desafios que encontrariam na Rússia.

Lá, eles tiveram palestras e contaram com a orientação de grandes nomes da economia como Eric Maskin, professor de Harvard e Nobel de Economia de 2007, Azer Talybov, ministro da Economia e Desenvolvimento da Rússia, além de membros de outras grandes universidades e bancos do país.

Marcio, que ficou entre os cinco melhores da Obecon – e conquistou o sétimo lugar da competição internacional, garantindo uma das medalhas de ouro do Brasil –, sonha em ser engenheiro.

Ele disse que a oportunidade de ir para um país estrangeiro e estudar tópicos de mercados emergentes e crises financeiras ajudou a entender outras culturas.

“O fato de a olimpíada ter sido realizada na Rússia foi algo muito enriquecedor. Ela representa um ponto de polaridade cultural ainda muito forte para nós do Ocidente”, concorda Henrique, que pretende estudar economia no exterior.

“Cerca de um terço das mortes no mundo poderiam ser evitadas se os recursos que temos fossem melhor distribuídos, e a economia pode mudar essa realidade, pois é a ciência responsável por organizar essa disposição”, conclui o estudante.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …