Brincar ao ar livre faz bem à visão das crianças

Um estudo realizado na China identificou uma possível maneira de travar a miopia em crianças.

Os resultados do estudo, que contou com a participação de 12 escolas chinesas, apontam que pelo menos 45 minutos por dia de brincadeiras ao ar livre trazem benefícios à visão de meninos e meninas.

O autor do estudo, Mingguang He, e seus colegas da Universidade Sun Yat-sen, em Guangzhou, pediram a seis escolas que levassem os alunos para brincar fora todos os dias; como grupo de controle, as outras seis mantiveram a rotina de estudos dentro da sala de aula. Os pais também foram estimulados a incentivar brincadeiras ao ar livre aos fins de semana – nesse ponto, os dois grupos se igualaram.

Ao fim de três anos, os cientistas submeteram as crianças a testes para identificar se tinham sinais de miopia. No início da experiência, menos de 2% de cada grupo tinha o problema.

Entre as crianças das escolas que aplicaram a estratégia de brincar ao ar livre, 30% desenvolveram algum grau de miopia (259 de 853 crianças).

Já entre aquelas que ficaram na sala de aula, 40% desenvolveram o problema 287 de 726 crianças.

A pesquisa só considerou miopia os exames que apontavam pelo menos 0,5 graus de diopetria.

A diferença não é grande, mas é significativa, defendem os pesquisadores, e se mantém mesmo quando se leva outros fatores em consideração, como o histórico familiar de miopia.

O estudo, cujos resultados foram publicados no Journal of the American Medical Association, sugere que as crianças precisam equilibrar atividades realizadas mais de perto em lugares fechados, como estar ao computador, com atividades em que usam a visão à distância.

“Isso é importante clinicamente, porque as crianças que desenvolvem miopia cedo têm mais probabilidade que o problema piore com o tempo, o que também aumenta o risco de desenvolverem miopia patológica”, afirmam os pesquisadores.

“Além disso, um atraso no desenvolvimento de miopia em crianças pequenas, que tendem a ter uma maior taxa de progressão, poderia proporcionar benefícios gigantescos para a saúde dos olhos a longo prazo”, acrescentam.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde divulgados em 2014, o número de pessoas com miopia duplicou nos últimos anos. O problema costuma estar bastante ligado ao uso do computador ou de outros itens tecnológicos, como tablet e o celular, durante muitas horas por dia.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 9 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de realizada a necropsia, a causa da morte foi determinada: …