Torcedores brasileiros são expulsos após trocarem “cusparada” na Copa

(dv) AP

Dois brasileiros foram expulsos do estádio Rostov Arena, onde jogavam, no domingo (17), Brasil e Suíça, na cidade de Rostov no Don, a cerca de mil quilômetros de Moscou.

Eles se desentenderam por causa de futebol. Mas não o que rolava no campo. Torcedores do Cruzeiro e Atlético Mineiro, os dois acabaram se envolvendo em uma briga, depois que um cuspiu no rosto do outro. Rapidamente, os seguranças da FIFA intercederam, levando-os à delegacia de polícia mais próxima. Logo foram liberados.

As informações foram divulgadas pelo Portal de Notícias, que alerta: a ordem é evitar todo e qualquer desentendimento dentro dos estádios da Copa do Mundo nas 11 cidades russas que estão participando do mundial.

Muitos brasileiros têm sido interpelados pela polícia russa e procurado os consulados temporários por terem perdido seus documentos.

Além disso, o governo brasileiro alertou os torcedores LGBT que evitem demonstrações de afeto em território russo, uma vez que podem ser deportados ou até mesmo presos devido à lei russa, que não reconhece outras formas de relacionamento a não ser entre homem e mulher, banindo qualquer outro tipo de manifestação amorosa.

Para evitar qualquer problema, é preciso carregar sempre o passaporte, com o documento recebido na imigração, ainda no aeroporto (ele deve ser devolvido na saída do país) e o registro policial obrigatório após 72 horas de permanência em solo russo.

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Brasileiros mostrando todo seu potencial de ignorância, não contentes em fazer isto em território brasileiro, vão fazer na Russia, pior é que ninguém pode dizer que é pobre fazendo fiasco, não é mesmo?

  2. O mau comportamento de alguns brasileiros na Rússia confirma que o problema da educação não é nem pobreza nem escolaridade. O problema é educação, mesmo, do tipo que, há 50 anos, os pais impunham em casa, era cobrada fortemente pelas professoras nas escolas e era observada com atenção pela sociedade minuto a minuto.

    Quantas vezes não vi professoras chamando mães e pais à escola para cobrar providências educativas em relação aos alunos? Era razão para vergonha intensa dos pais e consequências em casa. Extremamente improvável hoje. Ao contrário, mães e pais indo à escola reclamar de professores que ‘falaram grosso com meu santo filhinho”. Ou, mesmo, que ousaram dar uma nota baixa.

    Mas vizinhos, amigos, tios e qualquer outro cidadão que visse uma criança ou jovem comportando-se inconvenientemente, ou agia no ato ou chamava a atenção dos pais. Novamente, vergonha e consequências.

    Princípios do tipo “somos pobres mas somos honestos”, “a roupa é remendada mas é limpa”, “não me faça passar vergonha”, “ganha pouco mas não é vagabundo”, “o livro escolar foi do seu irmão mas é para ser conservado – ainda tem seu irmão mais novo para usar” e “vai comer tudo, aqui em casa não tem desperdício” eram instilados com seriedade nas crianças e nos jovens adultos.

    Pobreza e pouco estudo jamais eram aceitos como desculpa para má educação. Na verdade, ao contrário, quanto mais pobre e sem estudo, maior o esforço para demonstrar dignidade pelo comportamento.
    Alguns vídeos demonstram comportamento

    Alguns outros brasileiros na Rússia “viralizaram” por outros comportamentos ainda piores, agravados pelo orgulho na postagem dos maus feitos. Incluem advogado, policial, funcionário de companhia aérea.
    Merecem ser detidos pelas autoridades russas e sofrer pesadas consequências.
    Merecem que seus empregadores também tomem medidas severas dentro do que for legalmente permitido.

    Mas a maior punição depende de nós, sociedade, especialmente dos que têm contato mais direto com esses maus elementos. Será que os seus conhecidos, especialmente os que eram seus amigos e os parentes, dirão alto e claro para eles que repudiam totalmente o seu comportamento?

    Ou ainda vão ser glorificados como tantos glorificam vândalos pichadores e outros maus elementos?

    Educação, que deveria ser construída na família e na escola, É, SIM, responsabilidade nossa, como sociedade. Vamos continuar nos omitindo?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …