Torcedores brasileiros são expulsos após trocarem “cusparada” na Copa

(dv) AP

Dois brasileiros foram expulsos do estádio Rostov Arena, onde jogavam, no domingo (17), Brasil e Suíça, na cidade de Rostov no Don, a cerca de mil quilômetros de Moscou.

Eles se desentenderam por causa de futebol. Mas não o que rolava no campo. Torcedores do Cruzeiro e Atlético Mineiro, os dois acabaram se envolvendo em uma briga, depois que um cuspiu no rosto do outro. Rapidamente, os seguranças da FIFA intercederam, levando-os à delegacia de polícia mais próxima. Logo foram liberados.

As informações foram divulgadas pelo Portal de Notícias, que alerta: a ordem é evitar todo e qualquer desentendimento dentro dos estádios da Copa do Mundo nas 11 cidades russas que estão participando do mundial.

Muitos brasileiros têm sido interpelados pela polícia russa e procurado os consulados temporários por terem perdido seus documentos.

Além disso, o governo brasileiro alertou os torcedores LGBT que evitem demonstrações de afeto em território russo, uma vez que podem ser deportados ou até mesmo presos devido à lei russa, que não reconhece outras formas de relacionamento a não ser entre homem e mulher, banindo qualquer outro tipo de manifestação amorosa.

Para evitar qualquer problema, é preciso carregar sempre o passaporte, com o documento recebido na imigração, ainda no aeroporto (ele deve ser devolvido na saída do país) e o registro policial obrigatório após 72 horas de permanência em solo russo.

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Brasileiros mostrando todo seu potencial de ignorância, não contentes em fazer isto em território brasileiro, vão fazer na Russia, pior é que ninguém pode dizer que é pobre fazendo fiasco, não é mesmo?

  2. O mau comportamento de alguns brasileiros na Rússia confirma que o problema da educação não é nem pobreza nem escolaridade. O problema é educação, mesmo, do tipo que, há 50 anos, os pais impunham em casa, era cobrada fortemente pelas professoras nas escolas e era observada com atenção pela sociedade minuto a minuto.

    Quantas vezes não vi professoras chamando mães e pais à escola para cobrar providências educativas em relação aos alunos? Era razão para vergonha intensa dos pais e consequências em casa. Extremamente improvável hoje. Ao contrário, mães e pais indo à escola reclamar de professores que ‘falaram grosso com meu santo filhinho”. Ou, mesmo, que ousaram dar uma nota baixa.

    Mas vizinhos, amigos, tios e qualquer outro cidadão que visse uma criança ou jovem comportando-se inconvenientemente, ou agia no ato ou chamava a atenção dos pais. Novamente, vergonha e consequências.

    Princípios do tipo “somos pobres mas somos honestos”, “a roupa é remendada mas é limpa”, “não me faça passar vergonha”, “ganha pouco mas não é vagabundo”, “o livro escolar foi do seu irmão mas é para ser conservado – ainda tem seu irmão mais novo para usar” e “vai comer tudo, aqui em casa não tem desperdício” eram instilados com seriedade nas crianças e nos jovens adultos.

    Pobreza e pouco estudo jamais eram aceitos como desculpa para má educação. Na verdade, ao contrário, quanto mais pobre e sem estudo, maior o esforço para demonstrar dignidade pelo comportamento.
    Alguns vídeos demonstram comportamento

    Alguns outros brasileiros na Rússia “viralizaram” por outros comportamentos ainda piores, agravados pelo orgulho na postagem dos maus feitos. Incluem advogado, policial, funcionário de companhia aérea.
    Merecem ser detidos pelas autoridades russas e sofrer pesadas consequências.
    Merecem que seus empregadores também tomem medidas severas dentro do que for legalmente permitido.

    Mas a maior punição depende de nós, sociedade, especialmente dos que têm contato mais direto com esses maus elementos. Será que os seus conhecidos, especialmente os que eram seus amigos e os parentes, dirão alto e claro para eles que repudiam totalmente o seu comportamento?

    Ou ainda vão ser glorificados como tantos glorificam vândalos pichadores e outros maus elementos?

    Educação, que deveria ser construída na família e na escola, É, SIM, responsabilidade nossa, como sociedade. Vamos continuar nos omitindo?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ministra da Saúde de Macron vai disputar prefeitura de Paris em batalha de mulheres

O partido presidencial francês e seus aliados centristas encontraram neste domingo (16) na ministra da Saúde, Agnès Buzyn, 58, a sucessora ideal para Benjamin Griveaux. O candidato de Emmanuel Macron ao cargo de prefeito de …

Organização vende suposto DNA de Donald Trump e outros líderes globais

Nesta sexta-feira, uma organização chamada Earnest Project passou a oferecer a chance de possuir amostras de DNA de alguns líderes mundiais e outras celebridades. O grupo alega que coletou clandestinamente itens descartados pelos participantes do Fórum …

Tribunal alemão suspende derrubada de floresta para fábrica da Tesla

Justiça ordena que gigante americana interrompa corte de árvores nos arredores de Berlim enquanto analisa pedido de associação ambiental. Empresa de Elon Musk planeja construir ali sua primeira "gigafábrica" da Europa. Um tribunal na Alemanha determinou …

Satélites podem facilmente ser manipulados por hackers, alerta pesquisador

Talvez você já esteja por dentro da confusão toda em relação aos problemas que os satélites Starlink, da SpaceX, estão causando na comunidade astronômica. Os relativamente poucos satélites lançados (cerca de 240, como parte de um …

Na Índia, campanha faz semáforo voltar ao vermelho se os motoristas buzinarem demais

Se a Índia é um país famoso por sua religiosidade, sua culinária, suas belezas naturais e, sendo o segundo país mais populoso, por ser a maior democracia por eleitorado do mundo, ela também carrega a …

Secularismo e tolerância a minorias predizem a prosperidade de um país

Pesquisadores da Universidade de Bristol e Universidade do Tennesse analisaram dados de quase 500 mil pessoas de 109 países e concluíram que mudanças na cultura geralmente vêm antes da melhora na riqueza, educação e democracia. Os …

Estudo: declínio de abelhas se aproxima da extinção em massa

De acordo com um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer lugar diminuiu 30% no curso de uma geração humana. Os pesquisadores sugerem …

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …

Missão suicida: satélite queimará na atmosfera da Terra, mas por uma boa causa

Na próxima semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai destruir um satélite, lançando-o em direção à atmosfera da Terra, só para vê-lo queimar durante a reentrada. Sim, tudo de propósito. Trata-se de um experimento muito …