Torcedores brasileiros são expulsos após trocarem “cusparada” na Copa

(dv) AP

Dois brasileiros foram expulsos do estádio Rostov Arena, onde jogavam, no domingo (17), Brasil e Suíça, na cidade de Rostov no Don, a cerca de mil quilômetros de Moscou.

Eles se desentenderam por causa de futebol. Mas não o que rolava no campo. Torcedores do Cruzeiro e Atlético Mineiro, os dois acabaram se envolvendo em uma briga, depois que um cuspiu no rosto do outro. Rapidamente, os seguranças da FIFA intercederam, levando-os à delegacia de polícia mais próxima. Logo foram liberados.

As informações foram divulgadas pelo Portal de Notícias, que alerta: a ordem é evitar todo e qualquer desentendimento dentro dos estádios da Copa do Mundo nas 11 cidades russas que estão participando do mundial.

Muitos brasileiros têm sido interpelados pela polícia russa e procurado os consulados temporários por terem perdido seus documentos.

Além disso, o governo brasileiro alertou os torcedores LGBT que evitem demonstrações de afeto em território russo, uma vez que podem ser deportados ou até mesmo presos devido à lei russa, que não reconhece outras formas de relacionamento a não ser entre homem e mulher, banindo qualquer outro tipo de manifestação amorosa.

Para evitar qualquer problema, é preciso carregar sempre o passaporte, com o documento recebido na imigração, ainda no aeroporto (ele deve ser devolvido na saída do país) e o registro policial obrigatório após 72 horas de permanência em solo russo.

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Brasileiros mostrando todo seu potencial de ignorância, não contentes em fazer isto em território brasileiro, vão fazer na Russia, pior é que ninguém pode dizer que é pobre fazendo fiasco, não é mesmo?

  2. O mau comportamento de alguns brasileiros na Rússia confirma que o problema da educação não é nem pobreza nem escolaridade. O problema é educação, mesmo, do tipo que, há 50 anos, os pais impunham em casa, era cobrada fortemente pelas professoras nas escolas e era observada com atenção pela sociedade minuto a minuto.

    Quantas vezes não vi professoras chamando mães e pais à escola para cobrar providências educativas em relação aos alunos? Era razão para vergonha intensa dos pais e consequências em casa. Extremamente improvável hoje. Ao contrário, mães e pais indo à escola reclamar de professores que ‘falaram grosso com meu santo filhinho”. Ou, mesmo, que ousaram dar uma nota baixa.

    Mas vizinhos, amigos, tios e qualquer outro cidadão que visse uma criança ou jovem comportando-se inconvenientemente, ou agia no ato ou chamava a atenção dos pais. Novamente, vergonha e consequências.

    Princípios do tipo “somos pobres mas somos honestos”, “a roupa é remendada mas é limpa”, “não me faça passar vergonha”, “ganha pouco mas não é vagabundo”, “o livro escolar foi do seu irmão mas é para ser conservado – ainda tem seu irmão mais novo para usar” e “vai comer tudo, aqui em casa não tem desperdício” eram instilados com seriedade nas crianças e nos jovens adultos.

    Pobreza e pouco estudo jamais eram aceitos como desculpa para má educação. Na verdade, ao contrário, quanto mais pobre e sem estudo, maior o esforço para demonstrar dignidade pelo comportamento.
    Alguns vídeos demonstram comportamento

    Alguns outros brasileiros na Rússia “viralizaram” por outros comportamentos ainda piores, agravados pelo orgulho na postagem dos maus feitos. Incluem advogado, policial, funcionário de companhia aérea.
    Merecem ser detidos pelas autoridades russas e sofrer pesadas consequências.
    Merecem que seus empregadores também tomem medidas severas dentro do que for legalmente permitido.

    Mas a maior punição depende de nós, sociedade, especialmente dos que têm contato mais direto com esses maus elementos. Será que os seus conhecidos, especialmente os que eram seus amigos e os parentes, dirão alto e claro para eles que repudiam totalmente o seu comportamento?

    Ou ainda vão ser glorificados como tantos glorificam vândalos pichadores e outros maus elementos?

    Educação, que deveria ser construída na família e na escola, É, SIM, responsabilidade nossa, como sociedade. Vamos continuar nos omitindo?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …