George Bush pai ajudou criança filipina por dez anos em segredo, revelam cartas

Kimmo Mäntylä / EPA

George H.W. Bush, 41º presidente norte-americano, pai do 43º

Por trás da assinatura “George Walker” nas cartas enviadas a um menino filipino, ninguém desconfiou que estava o 41º presidente dos Estados Unidos, George H. W. Bush.

Após a morte do republicano, em novembro, uma instituição de caridade revelou que George Bush se correspondeu secretamente por dez anos com uma criança a quem ajudava financeiramente – contribuindo nos custos da educação e alimentação.

O menino, Timothy, tinha sete anos quando começou a receber a ajuda e só descobriu a identidade de seu patrocinador aos 17, quando deixou o programa conduzido pela Compassion International. Bush morreu aos 94 anos.

A organização revelou o conteúdo de algumas das cartas para o jornal americano Colorado Springs Gazette e mais tarde para a CNN. “Querido Timothy, quero ser seu novo amigo”, disse Bush em sua primeira carta em 2002, usando o pseudônimo – uma combinação de seus primeiro e terceiro nomes.

“Sou um homem velho, de 77 anos de idade, mas eu amo crianças; e, embora não tenhamos nos conhecido, eu já te amo. Moro no Texas. Vou te escrever de tempos em tempos. Boa sorte”, escreveu.

“Você já ouviu falar da Casa Branca?”

A Compassion International é uma instituição humanitária e cristã que ajuda crianças que vivem na pobreza. O ex-presidente soube pela primeira vez do programa de patrocínio infantil em 2001, durante um concerto de Natal em Washington, capital dos EUA.

Acredita-se que sua identidade tenha sido mantida em segredo por preocupações de que Timothy ficasse sob os holofotes se descobrissem a real identidade de seu mentor.

Mas isso não impediu que Bush deixasse pistas nas cartas, segundo o ex-presidente da entidade, Wess Stafford, que leu todas as correspondências. “Ele era conhecido por gostar de fazer truques”, disse Stafford à BBC.

“Timothy, você já ouviu falar na Casa Branca? É onde o presidente dos EUA vive. Tenho que ir à Casa Branca na época do Natal. Aqui está um pequeno livreto que peguei lá”, o patrocinador escreveu em uma de suas cartas.

Até mesmo a família de Bush só ficou sabendo destas trocas secretas anos depois, segundo Stafford. O representante da identidade conheceu o filho de Bush, George – também ex-presidente dos Estados Unidos -, e sua esposa Laura em um jantar em 2008 e contou sobre a ajuda. “George [W. Bush] parou por um momento e disse: ‘Sim, isso soa como meu pai. Laura chorou”, lembra Stafford.

Além das cartas, o ex-presidente também enviou presentes, incluindo materiais para produção artística.

Bush também recebeu mensagens de volta. “Obrigado por não me esquecer. Você é tão legal e bom”, disse Timothy em uma carta.

Quando o garoto ficou sabendo quem era seu mentor, disse que se tratava de uma informação capaz de mudar a vida. No entanto, a caridade não conseguiu falar com o filipino desde então.

“Amo que um dos homens mais poderosos do mundo, sem qualquer alarde, tenha procurado uma das crianças mais pobres do mundo. Tenho a sensação de que ele fez muitas coisas boas das quais não sabemos e muitas coisas sobre as quais nunca saberemos”, conclui Stafford.

Ciberia // BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …