EUA “nunca estiveram tão próximos” de uma guerra nuclear com a Coreia

imcomkorea / Flickr

O antigo Almirante Mike Mullen, ex-chefe das Forças Armadas de George W. Bush e Barack Obama

Os Estados Unidos “nunca estiveram tão próximos” de uma guerra nuclear com a Coreia do Norte, afirmou no primeiro dia do ano o ex-chefe das Forças Armadas norte-americanas Mike Mullen, para quem o presidente Donald Trump criou uma atmosfera “incrivelmente perigosa”.

A presidência de Donald Trump “é incrivelmente desestabilizadora e certamente imprevisível”, declarou Mike Mullen, antigo almirante e ex-chefe das Forças Armadas do republicano George W. Bush e do democrata Barack Obama, ao canal ABC.

“O presidente escolheu claramente desestabilizar e criar uma grande incerteza”, acrescentou o antigo militar, atualmente aposentado.

“Aqueles que foram nossos amigos durante muitos anos têm dúvidas sobre a firmeza do nosso compromisso com eles” e “nossos inimigos, aqueles que querem nos prejudicar, parecem tirar proveito dessa incerteza“, destacou.

“Existe uma atmosfera extremamente perigosa em toda essa incerteza, sobre como tudo isso vai terminar e, em particular , com a Coreia do Norte. Na minha opinião, nunca estivemos tão perto de uma guerra nuclear com a Coreia do Norte e na região. E não vejo como podemos resolver tudo isso através da via diplomática nesta fase”, afirmou.

O secretário de Estado norte-americano Rex Tillerson disse na quarta-feira passada que a “pressão será mantida” na Coreia do Norte. O regime norte-coreano acelerou nos últimos dois anos o desenvolvimento de programas banidos, aumentando os testes nucleares e balísticos.

Kim tem o botão nuclear na mesa

O líder norte-coreano Kim Jong-Un proclamou em novembro que seu país se tornou um Estado nuclear de pleno direito, depois de testar com sucesso um novo tipo de míssil que acredita que pode atacar os Estados Unidos em qualquer parte do seu território.

Nesta segunda-feira (1º), o líder norte-coreano disse que o botão para disparar uma arma nuclear está na sua mesa. “O botão nuclear está sempre na minha mesa. Isto não é chantagem, mas a realidade”, disse Kim Jong-Un.

No seu discurso de Ano Novo, o líder coreano afirmou que os Estados Unidos têm de reconhecer que o poder nuclear norte-coreano é uma realidade e não uma “ameaça”, que seu país atingiu uma proeza “histórica” com o sucesso das suas forças nucleares e que todo o território dos Estados Unidos está ao seu alcance.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Senhores , Presidentes ?
    Correa do norte > Pyongyang
    Usa > Tramp
    Sugestão a Vocês? Senta na ponta de seus Misseis Nuclear e caga e caia em cima de cada local seus sem atingir quem não deve ., inocentes ?
    Pyongyang em cima da casa Branca U>S>A ( cem atingir a população )
    Tramp em Coreia do norte ( cem atingir a população )
    Parabéns para vocês ?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Eleição na Bolívia: Resultados parciais indicam 2º turno inédito entre Evo Morales e Carlos Mesa

Com quase 90% dos votos contabilizados, resultados parciais da eleição realizada neste domingo na Bolívia indicam que o atual presidente Evo Morales não teve votos suficientes para garantir já sua vitória, caminhando para disputar com …

Voo mais longo e sem escalas da história pousou em Sydney

O voo mais longo e sem escalas da história pousou nesse domingo (20) em Sydney, 19 horas e 16 minutos após a decolagem, em Nova York. Foi um teste da companhia australiana Qantas, que pretende …

Governo brasileiro publica lei que agiliza venda de bens do tráfico de drogas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13886/19, que pretende acelerar a destinação de bens apreendidos ou sequestrados que tenham vinculação com o tráfico ilícito de drogas. Essa lei, que converte a Medida Provisória nº 885, …

Criaram uma bebida com probióticos geneticamente modificados para prevenir ressacas

Beber moderadamente pode ser garantia de uma noite especialmente divertida, mas quem se aventura pelos bares da vida sabe que basta um pequeno erro de cálculo ou deslize nos preparativos – como, por exemplo, esquecer …

Manifestantes desafiam proibição em Hong Kong

Milhares voltam às ruas, apesar de governo ter proibido protestos na região semiautônoma, e são recebidos com jatos d'água e gás lacrimogêneo. Há quatro meses, colônia britânica atravessa a sua maior crise política. Milhares de manifestantes …

Brexit pode causar ao Brasil perdas anuais de exportações de mais de US$ 700 milhões

Nas próximas semanas, empresários e exportadores brasileiros deverão acompanhar com grande atenção os capítulos finais da novela do Brexit, como é chamada a saída do Reino Unido da União Europeia. Isso por que, a depender de …

Motivos de artrópodes se moverem em fila indiana há 480 anos são revelados

Um novo estudo revela que os fósseis de artrópodes descobertos em fila podem indicar um comportamento coletivo devido a fatores ambientais. O estudo publicado pela revista Scientific Reports sugere que o comportamento em grupo de trilobitas …

Arqueólogos encontram 20 sarcófagos de madeira perto de Luxor

Arqueólogos encontraram mais de 20 caixões antigos de madeira, ainda coloridos, na necrópole de Asasif, em Tebas, na margem oeste do rio Nilo, próximos à cidade de Luxor, no Egito. Os caixões estavam posicionados em duas …

Mão robótica aprendeu sozinha como solucionar o cubo de Rubik

Provavelmente você já deve ter passado pelo desafio de deixar o cubo de Rubik, mais conhecido como cubo magico, com as cores das faces iguais. Saiba que uma mão robótica conseguiu resolver teste desafio sozinha. Provavelmente …

Planalto suspende indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada nos EUA

O Palácio do Planalto decidiu deixar em suspenso a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, para assumir a embaixada brasileira nos Estados Unidos, em meio a uma crise política …