Morre Barbara Bush, ex-primeira-dama dos EUA

A ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Barbara Bush, cujo estado de saúde era delicado, morreu nesta terça-feira (17) aos 92 anos por causas ainda não divulgadas, informou o porta-voz da família.

No domingo passado, o porta-voz havia anunciado a decisão da esposa do ex-presidente George H. W. Bush (1989-1993) de não voltar ao hospital para submeter-se a novos tratamentos contra uma obstrução pulmonar crônica que a afligia há anos.

“A ex-primeira-dama dos Estados Unidos e defensora da alfabetização familiar, Barbara Pierce Bush, morreu nesta terça-feira, 17 de abril, aos 92 anos”, anunciou o porta-voz da família Bush, Jim McGrath, em comunicado.

Barbara Bush, que além de primeira-dama era mãe do também ex-presidente George W. Bush (2001-2009), sofria há muito tempo uma obstrução pulmonar crônica, que tinha afetado sua capacidade cardíaca e que lhe levou a ser internada em várias ocasiões ao longo dos últimos anos.

“Barbara Bush foi uma primeira-dama fabulosa e uma mulher como nenhuma outra, que trouxe amor e alfabetização a milhões. Para nós era muito mais. Minha mãe nos manteve com os pés no chão e nos fez rir até o final. Sou sortudo por Barbara Bush ter sido minha mãe”, declarou George W. Bush em comunicado divulgado por sua fundação.

Nascida em Nova York em 8 de junho de 1925, Barbara Pierce (seu nome de solteira) é uma das duas mulheres da história dos Estados Unidos junto a Abigail Adams (esposa de John Adams e mãe de John Quincy Adams, segundo e quinto presidentes do país) que foi esposa e mãe de um presidente.

A ex-primeira-dama ficou muito popular como defensora da alfabetização, tanto de jovens como de adultos, uma causa que sentia muito próxima devido à dislexia sofrida por seu filho Neil e na qual participou de maneira ativa junto a diversas organizações.

A esposa de George Bush continuou com sua cruzada a favor da alfabetização e criou sua própria fundação, The Barbara Bush Foundation for Family Literacy, que deu apoio a organizações de todo o país que divulgavam os hábitos de leitura entre crianças e adultos.

Para apoiar economicamente a causa, ela escreveu o livro “Millie’s Book: As Dictated to Barbara Bush”, que contava os detalhes diários da vida na Casa Branca através dos olhos de Millie, a cadela do casal Bush, que arrecadou mais de US$ 1 milhão que foram destinados a programas de leitura.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …