Estudantes criam solução para absorver óleo no mar com casca de coco

As estudantes Núbia Marques da Silva e Aline Faustino Soares, do curso de Logística da Escola Técnica Estadual (Etec) de Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, desenvolveram uma solução que absorve vazamentos de óleo no mar com casca de coco verde.

Tudo começou com um desafio proposto pela professora Patrícia Carbonari Pantojo. Ela estava incomodada com o volume de cascas de coco verde que vão para o lixo todos os anos, especialmente no litoral. Foi então que ela desafiou seus estudantes a criarem soluções para o problema.

Núbia e Aline enxergaram na casca de coco uma solução para vazamentos de óleo no mar. Com a proposta em mente, Patrícia levou as estudantes para fazerem uma visita técnica ao Porto de São Sebastião. Lá, elas conheceram a turfa canadense, um pó usado para absorver o óleo que os navios despejam nos oceanos.

“Na hora, eu percebi que aquele produto era muito parecido com a fibra de coco”, contou Núbia ao site do Centro Paula Souza.

O passo seguinte foi conseguir o óleo para fazer os testes. Núbia e Aline despejaram tanto o óleo quanto a borra do petróleo em um tanque com água do mar. O resultado foi que a fibra do coco absorveu tudo.

Mas, as estudantes não pararam os testes por aí. Elas acrescentaram penas de aves à fibra e viram que o resultado é ainda melhor – as penas puxam o óleo para a fibra do coco.

Para validar o experimento, elas solicitaram a ajuda de um professor de Química, que encaminhou amostras da água para análise da Sabesp. De fato, a água estava limpa, sem qualquer resíduo de óleo.

Depois que a fibra absorve o óleo, forma-se uma biomassa, que pode ser usada como substituta do carvão, por exemplo. “Não adiantaria jogarmos a fibra suja no lixo. Por isso, testamos como usá-la até o fim, sem deixar resíduos”, explica Nubia.

As estudantes patentearam novo produto e agora planejam lançá-lo no mercado. As futuras empreendedoras acreditam que a fibra de coco é uma alternativa mais barata à turfa canadense, além de mais sustentável. A professora Patrícia acredita no sucesso do empreendimento: “É um produto único, uma ideia inovadora, totalmente sustentável”.

Núbia e Aline apresentarão o produto na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, entre 19 e 21 de outubro. A fibra de coco é um dos 210 projetos de alunos de Etecs, Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), além de outras instituições nacionais e internacionais que serão apresentados.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …