“Gangue” de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, que testou positivo para o COVID-19, ordenou a quarentena em todo o país na semana passada. A polícia tem poder para multar aqueles que não cumprem a ordem, bem como dispersar grupos de mais de duas pessoas.

Deve por isso que vemos um carro policial espalhando as cabras neste vídeo:

Geralmente, as cabras-de-caxemira só se aventuram na cidade quando o clima em seu lar não é dos melhores, ou seja, quando tempo chuvoso ou ventoso torna sua casa mais traiçoeira do que o habitual – elas vivem em Great Orme, um trecho próximo de terra rochosa de calcário.

No entanto, sem pessoas circulando por Llandudno, as cabras resolveram que era hora de se arriscar um pouco mais.

Da janela de suas residências, os moradores podem ver os animais equilibrando-se no alto de muros de pedra, trotando pelo centro da cidade e mastigando flores e cercas vivas nos seus quintais.

Felizmente, ninguém parece se importar. Os habitantes locais na verdade têm orgulho dos animais e adoram o entretenimento gratuito de vê-los saltitando pelas ruas.

“As cabras são curiosas, e acho que estão se questionando sobre o que está acontecendo como todo mundo”, disse a vereadora Carol Marubbi à BBC.

Andrew Stuart, que mora em Llandudno e trabalha para o Manchester Evening News, assumiu o papel de “correspondente de cabra”, tendo postado várias fotos e vídeos virais do rebanho.

As cabras certamente estão gostando de sua posição dominante na cidade – causam tumultos, fazem lanches no escuro da noite e não parecem respeitar as medidas sociais de distanciamento físico.

Exceto por um caso curioso registrado pelo dono de um hotel local, o Landsdowne House Llandudno. Ele lamentou o fato de não ter hóspedes, a não ser os membros do rebanho, que “esperam ficar e comer de graça”, complementando que, “pelo menos, eles usam as linhas brancas do estacionamento para respeitar os 2 metros de distância social”.

As cabras-de-caxemira e Great Orme

Enquanto o rebanho vive em Great Orme há mais de um século, não é nativo da região.

Segundo o site da cidade de Llandudno, duas cabras importadas de Caxemira, na Índia, foram compradas de um grande rebanho na França e usadas para criar o primeiro grupo na Inglaterra. Em algum momento do século XVIII, o rei George IV ganhou duas delas, desenvolvendo outro rebanho em Windsor.

A lã das cabras era usada para produzir xales de caxemira, que se tornaram particularmente populares durante o governo da rainha Vitória em meados do século XIX.

A própria rainha deu duas cabras ao major-general Sir Savage Mostyn, que as levou para a propriedade de sua família, Gloddaeth Hall, em Llandudno. Não está claro por que ou como as cabras foram parar em Great Orme, mas certamente conseguiram se adaptar ao novo ambiente.

Hoje, existem mais de 120 cabras no rebanho do norte de Gales, embora atualmente estejam curtindo umas férias all-inclusive em Llandudno.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …