Estudo encontra relação entre dieta sem glúten e diabetes tipo 2

A maioria dos nutricionistas e médicos ensinam que uma dieta variada é fundamental para ser saudável. Apesar disso, a moda de blogs sobre vida fitness se espalhou pelo mundo e as pessoas acabam ouvindo as celebridades das redes sociais como se elas tivessem a mesma formação destes profissionais qualificados.

Assim, cada vez mais pessoas adotam dietas restritivas sem acompanhamento de um profissional da saúde e sem considerar os riscos que podem correr.

Na última semana, durante uma reunião da associação americana do coração realizada em Portland, foi apresentado um novo estudo que descobriu que a adoção de uma dieta livre de ou com baixo teor de glúten pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Desenvolvida na Universidade de Harvard, a pesquisa examinou 30 anos de dados médicos de 200 mil participantes e mostrou que aqueles que limitaram ou evitaram completamente a ingestão de glúten tinham uma chance 13% maior de desenvolver diabetes tipo 2.

“Queríamos determinar se o consumo de glúten afeta a saúde em pessoas sem razões médicas aparentes para evitar o glúten”, explicou Geng Zong, pesquisador da Escola de Saúde Pública de Harvard.

“Os alimentos sem glúten muitas vezes têm menos fibra dietética e outros micronutrientes, tornando-os menos nutritivos, e também tendem a custar mais”.

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada e outros grãos relacionados. É a proteína que dá a textura mastigável de pratos assados e a elasticidade no processo cozimento.

Aqueles que são genuinamente intolerantes têm uma doença autoimune conhecida como doença celíaca, em que seu sistema imunológico responde à proteína glúten atacando o intestino delgado. Apenas cerca de 1% da população é diagnosticada como celíaca.

Banco de dados gigantesco

No estudo, os pesquisadores usaram dados do Nurses Health Study, no qual 199.794 pessoas responderam perguntas relacionadas a alimentos a cada dois a quatro anos.

Eles descobriram que os participantes consumiam em média cerca de 6 a 7 gramas de glúten por dia. Durante o período de acompanhamento de 30 anos, 15.942 casos de diabetes tipo 2 foram diagnosticados.

O estudo constatou que aqueles que tinham uma maior ingestão de glúten – até 12 gramas por dia – eram menos propensos a desenvolver diabetes tipo 2. Aqueles que comeram menos da proteína também tiveram uma menor ingestão de fibra de cereais – conhecida por proteger contra o diabetes tipo 2.

Quando analisaram o efeito protetor da fibra, descobriram que aqueles entre os 20% com maior consumo de glúten tinham 13% menos chance de desenvolver diabetes tipo 2, em comparação com aqueles que consumiram 4 gramas ou menos.

“Pessoas sem doença celíaca podem reconsiderar limitar sua ingestão de glúten para a prevenção de doenças crônicas, especialmente o diabetes”, aconselha Zong.

Acompanhamento médico

Como aponta Katy Evans, do site IFLScience, apesar de não haver provas de que a adoção de uma dieta isenta de glúten tenha algum benefício para a saúde, as pessoas aparentemente ainda preferem seguir os conselhos de “blogueiros de saúde” ou “fitness”, já que a tendência de uma dieta “glúten free” ainda continua crescendo.

No entanto, se você constuma sentir algum mal-estar depois de consumir alimentos com glúten e acha que pode ter uma intolerância, procure um médico ou um nutricionista e faça o teste imediatamente.

O autodiagnóstico de sensibilidade ao glúten e a consequente remoção da proteína da dieta pode ser potencialmente prejudicial para celíacos não diagnosticados.

Isso porque para testar a intolerância, os médicos precisam estudar a dieta do paciente, o que não poderão fazer se o glúten já tiver sido removido dela.

Além disso, sem um diagnóstico adequado, celíacos não diagnosticados são menos propensos a manter a dieta rigorosa de que precisam, arriscando a saúde, causando danos ao intestino e aumentando o risco de alguns tipos de câncer.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …