Estudo encontra relação entre dieta sem glúten e diabetes tipo 2

A maioria dos nutricionistas e médicos ensinam que uma dieta variada é fundamental para ser saudável. Apesar disso, a moda de blogs sobre vida fitness se espalhou pelo mundo e as pessoas acabam ouvindo as celebridades das redes sociais como se elas tivessem a mesma formação destes profissionais qualificados.

Assim, cada vez mais pessoas adotam dietas restritivas sem acompanhamento de um profissional da saúde e sem considerar os riscos que podem correr.

Na última semana, durante uma reunião da associação americana do coração realizada em Portland, foi apresentado um novo estudo que descobriu que a adoção de uma dieta livre de ou com baixo teor de glúten pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Desenvolvida na Universidade de Harvard, a pesquisa examinou 30 anos de dados médicos de 200 mil participantes e mostrou que aqueles que limitaram ou evitaram completamente a ingestão de glúten tinham uma chance 13% maior de desenvolver diabetes tipo 2.

“Queríamos determinar se o consumo de glúten afeta a saúde em pessoas sem razões médicas aparentes para evitar o glúten”, explicou Geng Zong, pesquisador da Escola de Saúde Pública de Harvard.

“Os alimentos sem glúten muitas vezes têm menos fibra dietética e outros micronutrientes, tornando-os menos nutritivos, e também tendem a custar mais”.

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada e outros grãos relacionados. É a proteína que dá a textura mastigável de pratos assados e a elasticidade no processo cozimento.

Aqueles que são genuinamente intolerantes têm uma doença autoimune conhecida como doença celíaca, em que seu sistema imunológico responde à proteína glúten atacando o intestino delgado. Apenas cerca de 1% da população é diagnosticada como celíaca.

Banco de dados gigantesco

No estudo, os pesquisadores usaram dados do Nurses Health Study, no qual 199.794 pessoas responderam perguntas relacionadas a alimentos a cada dois a quatro anos.

Eles descobriram que os participantes consumiam em média cerca de 6 a 7 gramas de glúten por dia. Durante o período de acompanhamento de 30 anos, 15.942 casos de diabetes tipo 2 foram diagnosticados.

O estudo constatou que aqueles que tinham uma maior ingestão de glúten – até 12 gramas por dia – eram menos propensos a desenvolver diabetes tipo 2. Aqueles que comeram menos da proteína também tiveram uma menor ingestão de fibra de cereais – conhecida por proteger contra o diabetes tipo 2.

Quando analisaram o efeito protetor da fibra, descobriram que aqueles entre os 20% com maior consumo de glúten tinham 13% menos chance de desenvolver diabetes tipo 2, em comparação com aqueles que consumiram 4 gramas ou menos.

“Pessoas sem doença celíaca podem reconsiderar limitar sua ingestão de glúten para a prevenção de doenças crônicas, especialmente o diabetes”, aconselha Zong.

Acompanhamento médico

Como aponta Katy Evans, do site IFLScience, apesar de não haver provas de que a adoção de uma dieta isenta de glúten tenha algum benefício para a saúde, as pessoas aparentemente ainda preferem seguir os conselhos de “blogueiros de saúde” ou “fitness”, já que a tendência de uma dieta “glúten free” ainda continua crescendo.

No entanto, se você constuma sentir algum mal-estar depois de consumir alimentos com glúten e acha que pode ter uma intolerância, procure um médico ou um nutricionista e faça o teste imediatamente.

O autodiagnóstico de sensibilidade ao glúten e a consequente remoção da proteína da dieta pode ser potencialmente prejudicial para celíacos não diagnosticados.

Isso porque para testar a intolerância, os médicos precisam estudar a dieta do paciente, o que não poderão fazer se o glúten já tiver sido removido dela.

Além disso, sem um diagnóstico adequado, celíacos não diagnosticados são menos propensos a manter a dieta rigorosa de que precisam, arriscando a saúde, causando danos ao intestino e aumentando o risco de alguns tipos de câncer.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …

Putin: Rússia reagirá de maneira devida às ameaças perto de suas fronteiras

Durante reunião com membros do Conselho de Segurança da Rússia nesta sexta-feira (14), o presidente da Rússia pediu que lhe fosse reportado sobre o agravamento do conflito israelo-palestino, que toca diretamente os interesses de segurança …

Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil

Um levantamento de dados da Folha de São Paulo com informações do DataSUS, base de dados do Ministério da Saúde, mostrou que pelo menos 16 mil pessoas receberam doses de vacinas diferentes em seu processo …

Covid-19: diretor do Butantan prevê vacinação lenta até setembro no Brasil

Como diretor do Instituto Butantan desde 2017, Dimas Covas sempre precisou aliar o conhecimento técnico e científico com as particularidades do mundo político que, na visão dele, não parecem seguir uma lógica. E essa necessidade se …

Escalada de violência entre israelitas e palestinianos já fez mais de 100 mortos

O conflito entre israelitas e palestinianos subiu de tom na madrugada de hoje, com o Exército israelita a bombardear a faixa de Gaza. Desde segunda-feira já morreram 119 palestinianos nestes ataques, entre eles 31 …