Afinal gatos são tão inteligentes quanto cães

jarmoluk / pixabay

-

Gatos mostraram ser tão bons quanto cães em vários testes mentais

A crença de que cachorros são mais inteligentes do que gatos acaba de ser colocada em xeque por uma equipe de cientistas japoneses.

Segundo os resultados obtidos num estudo recente por estes pesquisadores, os bichanos podem ser tão espertos quanto o melhor amigo do homem. A pesquisa foi publicada na edição de janeiro da revista científica Behavioural Processes.

A equipa de cientistas realizou testes de memória com 49 gatos domésticos e concluiu que os felinos conseguem se lembrar de experiências agradáveis como, por exemplo, comer seu alimento favorito.

Os cães têm esse tipo de memória, a capacidade de recordar um acontecimento específico, conhecida como memória episódica. O que os especialistas chamam de memória episódica é a memória de eventos autobiográficos, que podem ser lembrados conscientemente.

Usando essa capacidade, uma pessoa pode, por exemplo, recordar uma viagem recente e reviver mentalmente eventos que ocorreram nela: ver os lugares por onde passou, escutar os sons, sentir os aromas e se lembrar das pessoas que conheceu.

Geralmente o ser humano tenta, de forma consciente, reconstituir momentos do passado, como o primeiro dia em um novo emprego ou um casamento na família. Essas memórias estão diretamente ligadas à participação nos acontecimentos, por isso são únicas para cada pessoa.

A ‘consciência’ dos gatos

A psicóloga Saho Takagi, da Universidade de Kyoto, afirmou que os gatos testados usaram memórias de uma experiência única passada, assim como ocorre com os cachorros, o que significa que eles têm uma memória episódica similar à dos humanos.

“A memória episódica é vista como relacionada à função introspectiva da mente. Nosso estudo indica que existe um tipo de consciência nos gatos“, disse Takagi à BBC. “Uma especulação interessante é a de que os felinos devem acionar as memórias da sua experiência, como acontece com os humanos.”

Os pesquisadores japoneses usaram quatro tigelas de comida para testar – num intervalo de 15 minutos – a capacidade de 49 gatos domésticos de se lembrarem daquela em que já haviam comido e quais não haviam sido tocadas.

Com o experimento dos potes de comida, os cientistas descobriram que os gatos podiam lembrar “o que” haviam feito e “onde” tinham se alimentado, o que indicava que os animais tinham uma memória episódica.

Os cientistas sugeriram ainda que os felinos podem se lembrar de fatos depois de um período maior do que os 15 minutos em que foram testados.

Empate nos testes mentais

Eles afirmam que os gatos empatam com os cachorros em vários testes mentais, como resposta a gestos humanos, expressões faciais e emoções.

Segundo Saho Takagi, a pesquisa vai ter aplicações práticas. “Entendê-los mais profundamente ajudará a criar um relacionamento melhor entre gatos e humanos”, acrescentou.

Os gatos podem ser tão inteligentes como os cães, em oposição à visão corrente de que estes são mais espertos.”

Para a professora Laurie Santos, da Universidade de Yale, a experiência mostra de forma eficaz que os gatos se lembram de informações como onde haviam procurado alimento antes e também dos locais em que costumava haver comida.

“Isso abre caminho para novos estudos que examinem qual a duração das lembranças e até que ponto eles também se lembram de episódios mais ricos da sua própria vida, como acontece com os seres humanos”, acrescentou.

As pesquisas mostram que os cachorros também parecem ter memórias relacionadas a tempo e lugar. A mesma equipe de cientistas japoneses já havia feito testes idênticos com cães – eles se lembravam das tigelas em que já tinham comido.

No ano passado, pesquisadores da Hungria descobriram que os cães eram capazes de se lembrar de ações dos donos mesmo sem terem sido instruídos especificamente a fazê-lo.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …