Calmaria incomum do Sol coloca cientistas em alerta

O Sol entrou em período de calmaria incomum, com um baixo número de manchas solares surgindo em sua superfície.

O nível de atividade é tão baixo que alguns cientistas sugerem que podemos estar nos aproximando de um período “profundo” de atividade solar mínima e, potencialmente, até mesmo um grande mínimo. O último episódio semelhante ocorreu no século XVII e coincidiu com uma curta era do gelo, revela a publicação Newsweek.

O Sol possui um ciclo de 11 anos, quando atividade aumenta e diminui. Isto é causado pelo fortalecimento e enfraquecimento do campo magnético. O ponto quando a atividade é mais alta é conhecido como máximo solar, que é caracterizado por mais manchas solares surgindo na superfície.

Enquanto o mínimo solar é quando a atividade decai e menos manchas podem ser identificadas. O último máximo solar teve seu pico em 2014.

Em abril deste ano, pesquisadores da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA previram que a chegada do mínimo solar seria similar ao último ciclo. Em um comunicado, a doutora Lisa Upton, física solar da Corporação de Pesquisa de Sistemas Espaciais, afirmou que o próximo ciclo solar seria semelhante ao anterior, com um máximo fraco e um “longo e profundo mínimo”.

Contudo, a pesquisadora comentou que “não existiriam indicações” de que estamos nos aproximando de um mínimo solar como o último grande mínimo – conhecido como Mínimo de Maunder.

O Mínimo de Maunder foi um período entre 1650 e 1715 quando a atividade solar foi extremamente baixa. Frequentemente, é associado com um período de esfriamento global, quando as temperaturas globais eram um grau centígrado mais baixas em relação ao começo da Revolução Industrial.

Mathew Owens, professor de Física Espacial da Universidade de Reading (Reino Unido), disse à publicação Newsweek que entrar em um mínimo solar não é algo incomum, mas o nível de atividade atual é fora do padrão. “O Sol não tem apresentado ‘manchas’ por uma grande parte do ano, o que é mais calmo do que o comum”, afirmou por e-mail.

Owens afirmou que espera que o período de calmaria do Sol chegue a seu fim em um futuro próximo: “Baseado nos ciclos solares anteriores, eu esperaria um aumento da atividade em breve, nos próximos meses. Porém, o Sol pode sempre nos surpreender.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …