Calmaria incomum do Sol coloca cientistas em alerta

O Sol entrou em período de calmaria incomum, com um baixo número de manchas solares surgindo em sua superfície.

O nível de atividade é tão baixo que alguns cientistas sugerem que podemos estar nos aproximando de um período “profundo” de atividade solar mínima e, potencialmente, até mesmo um grande mínimo. O último episódio semelhante ocorreu no século XVII e coincidiu com uma curta era do gelo, revela a publicação Newsweek.

O Sol possui um ciclo de 11 anos, quando atividade aumenta e diminui. Isto é causado pelo fortalecimento e enfraquecimento do campo magnético. O ponto quando a atividade é mais alta é conhecido como máximo solar, que é caracterizado por mais manchas solares surgindo na superfície.

Enquanto o mínimo solar é quando a atividade decai e menos manchas podem ser identificadas. O último máximo solar teve seu pico em 2014.

Em abril deste ano, pesquisadores da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA previram que a chegada do mínimo solar seria similar ao último ciclo. Em um comunicado, a doutora Lisa Upton, física solar da Corporação de Pesquisa de Sistemas Espaciais, afirmou que o próximo ciclo solar seria semelhante ao anterior, com um máximo fraco e um “longo e profundo mínimo”.

Contudo, a pesquisadora comentou que “não existiriam indicações” de que estamos nos aproximando de um mínimo solar como o último grande mínimo – conhecido como Mínimo de Maunder.

O Mínimo de Maunder foi um período entre 1650 e 1715 quando a atividade solar foi extremamente baixa. Frequentemente, é associado com um período de esfriamento global, quando as temperaturas globais eram um grau centígrado mais baixas em relação ao começo da Revolução Industrial.

Mathew Owens, professor de Física Espacial da Universidade de Reading (Reino Unido), disse à publicação Newsweek que entrar em um mínimo solar não é algo incomum, mas o nível de atividade atual é fora do padrão. “O Sol não tem apresentado ‘manchas’ por uma grande parte do ano, o que é mais calmo do que o comum”, afirmou por e-mail.

Owens afirmou que espera que o período de calmaria do Sol chegue a seu fim em um futuro próximo: “Baseado nos ciclos solares anteriores, eu esperaria um aumento da atividade em breve, nos próximos meses. Porém, o Sol pode sempre nos surpreender.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Metade da matéria do universo havia sumido, mas foi encontrada

Uma equipe internacional de pesquisadores parece ter finalmente resolvido o “problema dos bárions desaparecidos”. Bárion é uma classificação genérica para um tipo partículas que engloba prótons e nêutrons. Estas partículas, por sua vez, são os blocos …

Máscara elétrica autolimpante que carrega celular deverá custar apenas 1 dólar

Devido à pandemia do coronavírus, diversos especialistas alertam para a, cada vez mais real, possibilidade de usarmos máscaras para sair de casa até, no mínimo, o final do ano. Por isto, diversas empresas estão estendendo …

Bolsonaro bate recorde de rejeição, mostra Datafolha

Na primeira pesquisa feita após divulgação de vídeo da reunião ministerial, 43% dos entrevistados consideram governo ruim ou péssimo. Entre os quatro últimos presidentes eleitos, Bolsonaro é o pior avaliado. O índice de rejeição ao presidente …

Renault detalha plano econômico e anuncia 4.600 cortes na França

A empresa automobilística revelou nesta sexta-feira seu plano de cortes no país que integra um plano de economias de cerca de € 2 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões) em três anos. A Renault …

Asteroide que dizimou os dinossauros teria atingido a Terra em "ângulo letal"

A teoria mais aceita é a de que os dinossauros foram extintos após um asteroide atingir a Terra de maneira catastrófica há 66 milhões de anos, causando danos sem precedentes em todo o planeta. Agora, segundo …

Repórter da CNN é preso ao vivo em protesto por morte de homem negro. Trump pede tiros em manifestantes

Minneapolis vive uma escalada de violência provocada por um policial branco que matou, de forma brutal, um homem negro. George Floyd foi asfixiado pelo joelho do oficial enquanto era filmado em plena luz do dia. Nem …

Diário de oficial nazista revela suposta localização de toneladas de ouro em castelo

Pesquisadores que buscam bilhões de dólares em tesouros nazistas roubados da Europa acreditam ter encontrado a localização de toneladas de ouro debaixo de antigo castelo alemão. Os pesquisadores acreditam ter encontrado 28 toneladas de ouro roubadas …

Coreia do Sul registra aumento de casos de coronavírus e teme nova onda da epidemia

A Coreia do Sul anunciou nesta quinta-feira (28) o maior aumento de novas contaminações por coronavírus em quase dois meses, devido a um surto de casos em um armazém de uma empresa de comércio …

Desigualdade eleva letalidade da covid na favela, diz estudo

Quase todos os dias, com ou sem pandemia, a diarista Joceliane Gomes Santos de Freitas, 29 anos, sai de casa às 7h em Barra do Ceará, comunidade de Fortaleza onde mora com o marido e …

Descoberta galáxia raríssima em forma de "anel de fogo" a 10 bilhões de anos-luz

Astrônomos capturaram uma imagem de uma galáxia localizada a cerca de 10,8 bilhões de anos-luz de distância. Mas o que realmente impressionou os pesquisadores é que se trata de um tipo muito raro: uma galáxia …