Manchas solares não aparecem há 3 semanas

Joy Ng / NASA's GSFC / SDO

O Sol, observado pelo Solar Dynamics Observatory, da NASA, nos dias 27 de fevereiro e 20 de março

O Sol, observado pelo Solar Dynamics Observatory, da NASA, nos dias 27 de fevereiro e 20 de março

O nosso Sol pode parecer um ponto perfeito de luz intensa, mas raras vezes é um, como tem acontecido nas últimas três semanas, em que não têm sido visíveis quaisquer manchas solares.

A nossa estrela é muito mais ativa do que a luminosidade que nos chega nos deixa imaginar e são frequentes as “tempestades” na sua superfície e o surgimento de manchas solares – zonas de atividade magnética intensa e que normalmente têm uma temperatura bastante inferior à da restante superfície – mas ainda assim de mais de 3500°C.

Mas, segundo conta o Space.com, há mais de duas semanas que Sol está completamente limpo de manchas solares.

Segundo os cientistas, o fenômeno é normal e comprova o comportamento esperado do ciclo de atividade solar de 11 anos, sendo sinal de que estamos nos aproximando do período de atividade mínima.

“As manchas solares são regiões negras de atividade magnética complexa na superfície do Sol, pelo que o número de manchas solares visíveis numa dada altura é um indicador da atividade solar”, explica a NASA em nota publicada semana passada.

Para nós, terrestres, isso não implica qualquer alteração no “sol” ao longo das próximas semanas, meses ou anos. A falta de manchas solares não significa sequer que a atividade solar vai simplesmente parar.

Outros tipos de atividade solar, como por exemplo os buracos coronais, continuarão a expelir material para o espaço e amplificar as auroras boreais.

Mas este será um período de maior descanso para os satélites, que estão mais expostos às tempestade solares e que podem chegar a afetar comunicações e outros sistemas electrônicos nos casos de maior intensidade.

Abaixo, um registo animado da variação do aspecto do Sol nos últimos anos – e como as suas características manchas solares desapareceram completamente em Março.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cepa brasileira eleva preocupação mundial com mutações do coronavírus

A variante do coronavírus do Amazonas, assim conhecida por ter sido detectada pela primeira vez em pessoas que estiveram no estado brasileiro, ao lado de cepas identificadas no Reino Unido e na África do Sul, …

AstraZeneca nega que venderá vacinas ao setor privado

A farmacêutica soltou um comunicado após o governo federal brasileiro ter dado aval para empresas privadas adquirirem um lote de 33 milhões de doses do imunizante. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a possibilidade. A …

Islândia começa a emitir 'passaportes de vacinação' em meio à polêmica na UE

A Islândia emitiu seus primeiros "certificados" de vacinação destinados a facilitar as viagens de pessoas vacinadas contra a Covid-19, os chamados "passaportes de vacinação", segundo informações das autoridades nesta terça-feira. Ela se tornou um …

Governo alemão rejeita especulações sobre baixa eficácia da vacina de Oxford

Ministério da Saúde sugere que jornais confundiram proporção de idosos no estudo da AstraZeneca com percentual de eficácia em pessoas acima de 65 anos. Imbróglio deve ser esclarecido com análise de reguladores europeus. O ministro da …

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …