Cansado de esperar por cirurgia, britânico opera a si mesmo

“Não estava preparado para morrer numa lista de espera.” Eis como um engenheiro britânico justifica o facto de ter operado a si mesmo para retirar um fio de nylon do próprio abdômen.

O engenheiro britânico Graham Smith diz que é um “homem novo” depois de ter feito uma cirurgia a si mesmo para retirar 20 centímetros de fio de nylon que tinham ficado esquecidos no interior de seu corpo, após uma operação realizada há 15 anos.

Desesperado com as dores e cansado de esperar por uma cirurgia nos hospitais públicos, o engenheiro de Lanchashire, no norte da Inglaterra, criou as suas próprias ferramentas de cirurgia a partir de materiais de titânio que um amigo dentista lhe cedeu, e retirou ele próprio o fio de nylon.

“Não tomei a decisão de ânimo leve – estava desesperado, mas tinha que tomar controle daquilo e não estava preparado para esperar sentado e morrer numa lista de espera“, explica Graham Smith à BBC.

O homem conta que teve a cirurgia no serviço público de saúde cancelada por duas vezes e que consultou um médico que lhe disse que estava com uma septicemia por causa do corpo estranho no interior de seu corpo.

Assim, embora assuma que foi “ligeiramente imprudente”, confessa que sentiu “que não tinha escolha”. “Preferia morrer tentando do que de septicemia”, diz Smith, que adaptou instrumentos usados para fazer jóias e ferramentas de dentista para proceder à auto-cirurgia.

CV BBC

Graham Smith, engenheiro britânico que se operou a si próprio, farto das listas de espera

De acordo com a BBC, o fio de nylon tinha cerca de 20 centímetros e era visível por baixo da pele do homem, que explica que não podia simplesmente cortar os pontos da sutura.

“Não podia simplesmente cortá-lo, já que podia retrair-se e estaria então, em verdadeiros apuros, por isso tive que desfazer os nós um a um“, relata Graham Smith à BBC.

Houve um pouco de sangue e picou um pouco, mas eu estava confiante no que estava fazendo”, conta ainda.

Depois de “durante 15 anos” ter andado “curvado e inclinado para a esquerda”,o engenheiro diz que é “um novo homem”.

Graham Smith também recomenda que “não tentem isto em casa”, apesar de as coisas terem corrido bem no seu caso.

O Hospital de Aintree, em Liverpool, onde Graham Smith fez a cirurgia há 15 anos, também alerta que o melhor é sempre “procurar aconselhamento médico”, cita a BBC.

Já um porta-voz do órgão que representa os cirurgiões da Grã-Bretanha, ouvido pela estação britânica, desaconselha veementemente as auto-cirurgias, relevando os riscos de vida que acarretam porque existem sempre muitas possibilidades de alguma coisa dar errado.

Ciberia

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …