Carlos Ghosn afirma ter organizado própria fuga

WEF / Flickr

Carlos Ghosn

A fuga do Japão do ex-presidente da firma Renault desencadeia uma série de questões no que toca às condições misteriosas em que a mesma ocorreu.

Carlos Ghosn afirma ter organizado sozinho a sua própria fuga considerando falsas as alegações nos media, segundo as quais a sua esposa estaria implicada. Um mandado de prisão internacional contra ele foi entregue as forças de segurança libanesa.

O antigo presidente das firmas Renault e Nissan, que se encontrava sob prisão domiciliária em Tóquio, enquanto aguardava o seu julgamento por alegados desvios de fundos, tinha declarada na terça-feira, que não fugiu da justiça, mas sim livrou-se de um sistema parcial e de uma perseguição política.

Carlos Ghosn escapou-se do Japão no dia 30 de Dezembro em condições que permanecem misteriosas.

Em declarações divulgadas pelos media nesta quinta-feira, Ghosn afirmou ter organizado sozinho a sua própria fuga para Beirute, desmentindo qualquer envolvimento da sua esposa, Carole Ghosn, no périplo rocambolesco que o levou de Tóquio até a capital libanesa.

Ghosn, agora visado por um mandado de prisão internacional, emitido pela Interpol deverá dar uma conferência de imprensa no próximo dia 8.

Segundo um alto responsável dos serviços de segurança libaneses, é ainda muito cedo para dizer se o ex-presidente da Renault e da Nissan será convocado, no âmbito do procedimento da Interpol. O Líbano não tem nenhum acordo de extradição com o Japão.

Em situações idênticas, as autoridades do país, confiscam normalmente o passaporte dos suspeitos que são alvos de uma alerta vermelha da Interpol, mas estes últimos permanecem em liberdade, sob fiança.

Carlos Ghosn possui as nacionalidades brasileira, libanesa e francesa e para além disso tem laços fortes com o Líbano, país onde ele investiu num banco, no sector imobiliário e num vinhedo.

A Turquia, por onde transitou Carlos Ghosn no decurso da sua fuga do Japão, prendeu na quinta-feira sete pessoas, que teriam facilitado a chegada à Beirute do ex-patrão da Renault e da Nissan, cujo avião efectuou uma escala em Istanbul.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de terapia com MDMA é tão poderoso que 67% dos voluntários foram curados de trauma

Um teste clínico em humanos inovador alcançou resultados extremamente estatisticamente significativos e uma excelente taxa de segurança, demonstrando que a terapia psicodélica assistida por MDMA pode ser um tratamento eficaz para transtorno de estresse pós-traumático …

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …