Carta de recomendação a pedófilo leva à queda do Governo da Islândia

Johann / Wikimedia

Bjarni Benediktsson, primeiro-ministro da Islândia

Um escândalo, que envolve ligações entre um pedófilo e o pai do primeiro-ministro da Islândia, levou ao colapso da coligação parlamentar que sustentava o Governo do país.

Segundo a BBC, o partido islandês Futuro Radioso, que garantia a maioria do partido do primeiro-ministro Bjarni Benediktsson no poder, anunciou a decisão de se retirar do Governo, o que obrigou ao anúncio de eleições legislativas antecipadas.

O partido centrista diz que está em jogo uma “séria quebra de confiança”, depois de ter sido tornado público que o pai do chefe do Governo tentou restaurar “a boa moralidade” de um pedófilo condenado e que Benediktsson teria tentado cobrir essas alegações.

A imprensa divulgou que o pai do primeiro-ministro, um dos homens mais ricos do país, assinou uma carta de recomendação para que Hjalti Sigurjón Hauksson, condenado em 2004 por violar sua enteada durante 12 anos, tivesse a reputação restaurada.

Segundo o sistema penal islandês, pessoas condenadas por crimes violentos perdem a chamada “reputação ilibada”, condição para exercer certos cargos públicos ou profissões como, por exemplo, a advocacia.

Mas podem corrigir isso legalmente cinco anos depois do início da sentença, caso apresentem, entre outros documentos, cartas de recomendação feitas por pessoas consideradas “respeitadas e bem conhecidas”.

Esta é uma disposição legal muito controversa no país. Além disso, Benediktsson foi acusado de estar informado desde julho sobre a carta, mas teria tentado não chamar atenção.

“Boa vontade”

Em comunicado, o pai do primeiro-ministro pediu desculpas por ter escrito a carta de recomendação para Hauksson, que é seu amigo, e contou que o condenado apresentou uma carta já escrita para que ele apenas assinasse.

“Nunca considerei a restauração da honra como nada além de um procedimento legal que tornava possível a criminosos condenados recuperarem alguns direitos civis. Não acho que é algo que justifique a posição de Hjalti em relação à vítima. Eu disse que ele deveria enfrentar seus atos e se arrepender deles”, afirmou.

“O que era para ser um pequeno gesto de boa vontade para com um criminoso condenado se transformou na continuação da tragédia da vítima. Por isso, peço desculpas novamente”, continuou.

A ministra da Justiça já anunciou que está preparando um projeto de reforma do sistema de restauração de honra (ou de reputação) como resposta a esta polêmica, que acaba com o Governo mais breve na história política do país: apenas nove meses no poder.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

Monocultura da soja destruiu mais de 30% do cerrado brasileiro entre 2004 e 2017, alerta WWF

Os 24 principais focos de desmatamento no mundo provocaram a perda de uma superfície equivalente ao tamanho do Paraguai em menos de uma década, aponta um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na …

Coreia do Sul eleva capacidades de combate para conter ameaça norte-coreana

A Coreia do Sul planeja elevar suas capacidades militares para conter as ameaças de mísseis de curto alcance dos norte-coreanos, declarou o Ministério da Defesa sul-coreano. A declaração ocorreu após os norte-coreanos prometerem elevar o arsenal …

Como a vacinação em massa salvou a Escócia em 1950

Em 2021, haverá uma campanha de vacinação em massa como nenhuma outra realizada no mundo. Hoje se trata de parar o covid-19, mas, em meados do século passado, um programa de vacinação se tornou a …

Em provocação a Biden, Kim Jong-un avisa que vai reforçar arsenal nuclear da Coreia do Norte

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou que vai reforçar o arsenal nuclear de seu país, em discurso de encerramento do congresso do partido no poder, anunciou nesta quarta-feira (13) a imprensa oficial, a uma …

Bolsonaro sabota combate à covid-19, diz relatório da Human Rights Watch

Estudo anual da Human Rights Watch sobre direitos humanos no mundo reserva capítulo com duras críticas ao governo brasileiro e diz que ele agiu deliberadamente para minar políticas contra a pandemia. O presidente Jair Bolsonaro agiu …

Nasa dá detalhes, incluindo data e horário em que asteroide pode atingir Terra

Anote na agenda: 6 de maio de 2022, às 5h12. É sempre bom saber quando um asteroide vai atingir o seu planeta, não é mesmo? As informações são da Nasa (agência espacial americana), que revelou …

Filtro instalado em bicicleta purifica o ar por onde passa

Uma estudante de design teve uma ideia simples e genial. Ela instalou um filtro na bike para purificar o ar ponde passa pedalando. O Rolloe, como é chamado, tem quatro camadas de carvão ativado, HEPA lavável …