Carta de recomendação a pedófilo leva à queda do Governo da Islândia

Johann / Wikimedia

Bjarni Benediktsson, primeiro-ministro da Islândia

Um escândalo, que envolve ligações entre um pedófilo e o pai do primeiro-ministro da Islândia, levou ao colapso da coligação parlamentar que sustentava o Governo do país.

Segundo a BBC, o partido islandês Futuro Radioso, que garantia a maioria do partido do primeiro-ministro Bjarni Benediktsson no poder, anunciou a decisão de se retirar do Governo, o que obrigou ao anúncio de eleições legislativas antecipadas.

O partido centrista diz que está em jogo uma “séria quebra de confiança”, depois de ter sido tornado público que o pai do chefe do Governo tentou restaurar “a boa moralidade” de um pedófilo condenado e que Benediktsson teria tentado cobrir essas alegações.

A imprensa divulgou que o pai do primeiro-ministro, um dos homens mais ricos do país, assinou uma carta de recomendação para que Hjalti Sigurjón Hauksson, condenado em 2004 por violar sua enteada durante 12 anos, tivesse a reputação restaurada.

Segundo o sistema penal islandês, pessoas condenadas por crimes violentos perdem a chamada “reputação ilibada”, condição para exercer certos cargos públicos ou profissões como, por exemplo, a advocacia.

Mas podem corrigir isso legalmente cinco anos depois do início da sentença, caso apresentem, entre outros documentos, cartas de recomendação feitas por pessoas consideradas “respeitadas e bem conhecidas”.

Esta é uma disposição legal muito controversa no país. Além disso, Benediktsson foi acusado de estar informado desde julho sobre a carta, mas teria tentado não chamar atenção.

“Boa vontade”

Em comunicado, o pai do primeiro-ministro pediu desculpas por ter escrito a carta de recomendação para Hauksson, que é seu amigo, e contou que o condenado apresentou uma carta já escrita para que ele apenas assinasse.

“Nunca considerei a restauração da honra como nada além de um procedimento legal que tornava possível a criminosos condenados recuperarem alguns direitos civis. Não acho que é algo que justifique a posição de Hjalti em relação à vítima. Eu disse que ele deveria enfrentar seus atos e se arrepender deles”, afirmou.

“O que era para ser um pequeno gesto de boa vontade para com um criminoso condenado se transformou na continuação da tragédia da vítima. Por isso, peço desculpas novamente”, continuou.

A ministra da Justiça já anunciou que está preparando um projeto de reforma do sistema de restauração de honra (ou de reputação) como resposta a esta polêmica, que acaba com o Governo mais breve na história política do país: apenas nove meses no poder.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Potência agrícola da Europa, Itália enfrenta falta de mão de obra para manter cadeia produtiva de alimentos

“Existe o risco de escassez de alimentos no mercado mundial, devido a perturbações derivadas da COVID-19 no comércio internacional e nas cadeias de suprimentos” . Este foi o alarme lançado na quarta-feira (1) em …

"Gangue" de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, …

Floresta tropical de mais de 90 milhões de anos é descoberta na Antártica

Os restos do que outrora teria sido uma floresta tropical na Antártica foram descobertos em uma amostra de gelo obtida no continente congelado. A floresta, que existiu há 90 milhões anos, quando os dinossauros ainda habitavam …

Há uma mensagem codificada no rover Perseverance, que será enviado a Marte

Em breve, a missão Mars 2020 levará, no rover Perseverance, três chips com os nomes de 10.932.295 pessoas ao Planeta Vermelho. Uma foto da placa onde os chips estão anexados foi divulgada, mas o que …

Brasil ruma para "tempestade perfeita" em meio a pandemia

Abril teria sido um mês ocupado para os hospitais brasileiros, de qualquer modo: enquanto a população ainda enfrentas o vírus da dengue, a estação da gripe vai começar a se manifestar. Em 2020, porém, o …

Empresa japonesa testa nova molécula contra a Covid-19

O grupo japonês Fujifilm anunciou nesta quarta-feira (1) o início de testes clínicos de seu medicamento antigripal Avigan para avaliar sua eficácia contra o novo coronavírus. Até o final de junho, o produto vai ser …

Razão pela qual tubarões caçam em torno da Europa e EUA é revelada

Tubarões e grandes prestadores marinhos evitam caçar em águas quentes equatoriais e preferem viver mais ao norte e ao sul, em zonas que compreendem a Europa, os Estados Unidos e a África do Sul. Os tubarões …

Os distanciamentos do coronavírus mudaram a maneira como a Terra se move

As pessoas têm ficado em casa para diminuir a velocidade com a qual o novo coronavírus se espalha. Mas essa atitude pode significar que o planeta também está se movendo um pouco menos. Pesquisadores que estudam …

Facebook não quis investigar desinformação vinda de site norte-americano

“Facebook” e “transparência” são duas palavras que geralmente estão juntas em pautas mais espinhosas, e desta vez não é diferente: segundo uma reportagem veiculada pelo jornal norte-americano The New York Times, a rede social mais …

Maduro denuncia navio turístico 'pirata' português que afundou embarcação da Marinha venezuelana

O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou o ataque e afundamento de um barco da Marinha da Venezuela por um navio turístico "pirata", a noroeste da ilha de La Tortuga. Na noite de segunda-feira (30), o navio …