Secretário do Ministério da Saúde ignora 75 mil mortos e diz que Brasil é ‘exemplo no mundo’ no combate à covid-19

António Lacerda / EPA

O Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, afirmou que o Brasil é um exemplo mundial no combate ao novo coronavírus.

Isso mesmo. O país com o segundo maior número de mortos e infectados é o exemplo mundial. Para Medeiros, o “número de recuperados” – indicador que segundo os especialistas não significa nada – indica que o Brasil está lidando bem com a pandemia.

Em entrevista coletiva, ele afirmou que se trata de ‘um grande exemplo‘. Abre aspas para o obscurantismo: “Discordo literalmente, frontalmente, que nosso país é um dos piores no mundo no combate da doença. Isso não é verdade por vários motivos. O primeiro grande motivo é que talvez somos o país com o maior número de recuperados da doença. Os Estados Unidos têm mais que o dobro do quantitativo dos nossos casos e temos muito mais recuperados”, afirmou.

Ele defendeu ainda a gestão do General Eduardo Pazuello – aquele que afirmou que o Nordeste tem um clima parecido com o do hemisfério Norte – no Ministério: “Esse ministério tem feito sim, nos últimos meses, um esforço imenso para dar aos profissionais da ponta capacidade para o manejo clínico dos seus pacientes”.

Ele está dizendo que o Brasil é um grande exemplo no combate à covid. O Vietnam teve 0 mortes e possui uma média diária de duas infecções do novo coronavírus. A Nova Zelândia se declarou livre do vírus e voltou à normalidade na última semana. O Uruguai, aqui do lado, teve mil casos, com somente 12 casos confirmados por dia, mas o Brasil, com mais de 75 mil mortos e quase dois milhões de infectados, é o exemplo.

Quando o nosso país alcançou o segundo lugar no número de recuperados da doença, Átila Iamarino foi enfático em seu Twitter. “O que o Brasil tem que outros países não têm pra chegar nessa colocação? Mais de MEIO MILHÃO de casos de COVID. É como se orgulhar de ter o maior número de baleados sobreviventes“, afirmou o virologista.

A reação do Ministério de Saúde veio após Gilmar Mendes, ministro do STF, acusar as Forças Armadas de serem coniventes e participantes do que ele considera um genocídio. “Isso é péssimo para a imagem das Forças Armadas. É preciso dizer isso de maneira muito clara: o Exército está se associando a esse genocídio, não é razoável. É preciso pôr fim a isso”, afirmou Mendes em uma live. A reação dos verde-oliva no governo foi rápida: durante meses desaparecidos da imprensa, apareceram para defender o indefensável.

Nesse vídeo, Felipe Neto, um dos maiores comunicadores digitais do Brasil, explicou ao New York Times o que está acontecendo no Brasil e porque nossa gestão de crise é sim um exemplo de gestão da pandemia. (No caso, um exemplo de como não fazê-la.):

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro abre novo confronto com governadores

No auge da pandemia no Brasil, presidente reforça críticas a medidas de isolamento social adotadas por estados e municípios e resiste a que governos locais possam comprar vacinas diretamente. O choque entre o presidente Jair Bolsonaro …

O Yellow Submarine da vida real está disponível para aluguel no Airbnb

O Submarino Amarelo nasceu em uma simpática canção de Paul McCartney de 1966, virou um longa de animação estrelado pelos Beatles em 1968, e agora, passadas mais de cinco décadas, se transformou em uma apartamento …

"O Iraque estará sempre comigo", diz papa ao fim de visita histórica ao Oriente Médio

O Papa Francisco concluiu sua histórica visita ao Iraque neste domingo (7) com uma missa diante de milhares de fiéis no norte do país devastado pelos jihadistas, conclamando os cristãos que ainda estão no …

Por que iceberg do tamanho do Rio de Janeiro que se desprendeu da Antártida anima cientistas?

Um iceberg gigante de cerca de 1.270 km² (a cidade do Rio de Janeiro tem 1.255 km²) quebrou e se desprendeu da Antártida, gerando euforia na comunidade científica. Na sexta-feira (26/2), instrumentos na superfície da plataforma …

Coronavírus: Por que vacinação sem lockdown pode tornar Brasil 'fábrica' de variantes superpotentes

O cenário atual no Brasil, que combina início da vacinação com transmissão descontrolada da covid-19, pode tornar o país uma "fábrica" de variantes potencialmente capazes de escapar por completo da eficácia das vacinas. Esta é …

Esquema de venda de vacinas falsas da COVID-19 é descoberto pela Interpol

Na última quarta-feira (3), autoridades da África do Sul apreenderam centenas de vacinas falsas da COVID-19, esquema que já havia sido alertado pela Interpol devido às disputas pelo imunizante no mundo inteiro. No país africano, foram …

Egito descobre cemitério de 2 mil anos com 600 cães e gatos

Pesquisadores poloneses encontraram cerca de 600 restos mortais de animais em um cemitério de dois mil anos, no Egito. De acordo com os cientistas, os corpos encontrados na necrópole são de gatos (cerca de 90% deles), …

Nova superterra encontrada pode dar pistas sobre vida fora do Sistema Solar

Um novo exoplaneta detectado orbitando uma estrela relativamente perto do nosso Sistema Solar, pode potencialmente ajudar a resolver enigmas sobre vida alienígena. Um exoplaneta com uma massa 2,8 maior do que a da Terra designado Gliese …

China anuncia meta de crescimento econômico mais modesta na abertura do Congresso Nacional do Povo

A reunião anual do Congresso Nacional do Povo da China foi aberta nesta sexta-feira (5), em Pequim, com o tradicional discurso do primeiro-ministro do país, Li Keqiang. O líder anunciou um objetivo de crescimento …

Análogo de Buraco negro de laboratório se comporta como Stephen Hawking previu

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion-Israel tentaram confirmar duas das previsões mais importantes de Hawking, que a radiação hawking surge do nada e que não muda de intensidade ao longo do tempo, o que significa …