O Japão capturou 177 baleias durante sua temporada de pesca de cetáceos, que ocorre na costa norte do arquipélago no verão (inverno no hemisfério sul). Os japoneses explicam que a ação tem uma finalidade científica, informou a Agência Nacional da Pesca.
O Japão sustenta que o objetivo da captura das baleias passa por contribuir para a gestão e preservação dos recursos marítimos, analisando o conteúdo dos estômagos, cujos resultados são depois enviados à Comissão Internacional da Baleia.
A atividade baleeira japonesa tem sido alvo de críticas por parte da comunidade internacional e de organizações de animais, que a classificam de pesca comercial encoberta, uma vez que a carne dos animais estudados é depois vendida para mercados e restaurantes.
O país nipônico afirma que a análise também é usada com o objetivo de calcular uma cota adequada para a captura de baleias, de acordo com o comunicado divulgado pela entidade pesqueira japonesa.
Só no verão do ano passado, o Japão matou 333 baleias-anãs, das quais 122 estavam grávidas, alegando que precisava fazer isso para a pesquisa científica destes cetáceos.
Em 2014, o Tribunal Internacional de Justiça considerou que o abate anual de baleias japonês era ilegal. No entanto, em vez de suspender o programa, o país retirou seu reconhecimento do tribunal como árbitro das disputas baleeiras e voltou a caçar em 2015.
Nos próximos 12 anos, o Japão planeja caçar mais 4 mil baleias, de acordo com o Sydney Morning Herald.
Ciberia, Lusa // ZAP