Caso Madeleine: ingleses suspeitam dos pais e não acreditam em babá

Waerfelu / Wikimedia

-

Depois da babá de Madeleine McCann, agora é a vez de uma turista garantir que viu a criança no Marrocos. O testemunho é divulgado pela imprensa inglesa, quando se completa 10 anos do desaparecimento de Maddie, em um caso que já custou às autoridades britânicas mais de 13 milhões de euros.

Madeleine McCann desapareceu da Aldeia da Luz, no Algarve (sul de Portugal), em 3 de maio de 2007.

Com o aproximar da data em que se completa os 10 anos desde o fatídico episódio, os jornais britânicos têm dedicado vários artigos ao caso, revelando testemunhos em primeira mão.

Na última segunda-feira, uma das babás que cuidou da menina no resort da Praia da Luz, onde o casal McCann e os filhos estavam alojados, decidiu quebrar o silêncio.

Dez anos depois, a então adolescente contou tudo o que viu no noite do desaparecimento da menina de quem tomava conta.

Agora, é a vez de uma turista relembrar que acredita que viu Maddie no Marrocos, há 10 anos, poucos dias depois do seu desaparecimento.

“Podemos ir ver a mamãe agora?”

Em declarações ao jornal Daily Star Online, a mulher, que vive na Espanha e que não quis identificar, conta que seis dias depois de Maddie ter desaparecido da Aldeia da Luz, em 9 de maio de 2007, viu um “homem com uma menina loira” quando estava em Marrakesh, em um posto de gasolina.

Ela parecia muito perturbada. Disse ‘podemos ir ver a mamãe agora?’ Foi em inglês – não sei falar muitas outras línguas”, conta a turista ao jornal que salienta que estas declarações reforçam a teoria de que Maddie pode ter sido raptada por traficantes de crianças.

A mulher diz que a criança usava calça de pijama azul e que o homem que a levava não parecia marroquino, nem era parecido com a criança, o que despertou suspeitas e a ideia de que havia “algo de errado”.

“Mas não fiz nenhuma ligação com o caso até que cheguei em casa. Telefonei à polícia, o número dos desaparecidos, todo mundo”, relata ainda a mulher garantindo também que nunca foi ouvida pela polícia.

met.police.uk

Madeleine McCann

Madeleine McCann

Quase 9 mil avistamentos

O Daily Star refere que uma testemunha inglesa alega também ter visto Maddie em Marrakesh, no mesmo dia 9 de maio, no Hotel Ibis que ficaria próximo do tal posto de gasolina citado pela turista.

Ao longo dos anos, desde o desaparecimento da criança até muito tempo depois, diversas pessoas garantem ter visto Maddie em vários cantos do mundo.

O jornal The Sun refere que houve um total de 8.685 potenciais avistamentos da garota investigados pela polícia britânica, em 101 países diferentes, desde Portugal e Espanha, passando por Marrocos, Bélgica, Nova Zelândia, Brasil, Bósnia, Suécia e Índia.

Mais de 13 milhões de euros

A polícia britânica continua a investigar o desaparecimento da menina, depois de ter recebido financiamento adicional para prolongar a chamada “Operação Grange” até setembro deste ano.

Teria sido identificado um novo suspeito que seria de nacionalidade portuguesa, segundo refere o jornal The Sun, destacando que poderá ser a última tentativa para encontrar pistas sobre o caso que já custou 11,1 milhões de libras (mais de 13 milhões de euros) aos cofres públicos britânicos.

Várias vozes têm criticado o investimento alto em um único caso quando há tantas outras crianças desaparecidas.

Uma especialista criminal disse recentemente que se trata de “jogar dinheiro fora”, acreditando que a menina morreu no Algarve devido a “negligência e medicação” administrada pelos pais.

Ingleses suspeitam dos pais e dos jornais

A teoria da morte acidental, que raramente tem sido abordada pela imprensa inglesa, é considerada plausível por parte dos cidadãos ingleses, como os que pertencem a um grupo no Facebook intitulado The Complete Mystery of Madeleine McCann™.

Os membros deste grupo assumem a missão de “encontrar a verdade sobre o que realmente aconteceu a Madeleine McCann”, com a salvaguarda de que “nem tudo é o que a imprensa do Reino Unido quer que você acredite”.

Para muitos destes britânicos, a série de notícias que vem saindo nos jornais ingleses, nas vésperas da marca dos 10 anos do desaparecimento de Maddie, é encomendada pela “máquina de propaganda” dos McCann.

As declarações da última segunda-feira da babá da menina são vistas pelos britânicos como “um romance mal escrito” – e alguns consideram mesmo que foram redigidas pela equipe de comunicação dos McCann ou que a testemunha foi “instrumentalizada” para falar daquela forma.

Para alguns dos internautas, é certo que os McCann “falharam” de alguma forma, como pais, e que “alguma coisa” está sendo “encoberta” ao “mais alto nível”. Há ainda quem garanta que, “se o governo britânico não tivesse protegido” o casal McCann, este “teria sido acusado” pela polícia portuguesa.

Entretanto, Kate e Gerry McCann têm planejadas várias entrevistas para assinalar os 10 anos do desaparecimento de Maddie.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …