Cassini grava os primeiros sons dos anéis de Saturno

A sonda Cassini acaba de enviar para a Terra os primeiros sons gravados enquanto atravessava os anéis de Saturno. Os arquivos de som chegaram enquanto a nave se preparava para realizar o segundo mergulho nos anéis. O primeiro mergulho aconteceu no dia 26 de abril.

Esta foi a primeira vez que pudemos ouvir o som desta seção do espaço, e também foi a primeira vez que uma sonda penetrou nos anéis de Saturno e esteve na área entre o planeta e os anéis. E os cientistas ficaram surpresos ao perceber como esta região é vazia.

“A região entre os anéis e Saturno é um “grande vazio”, aparentemente. Cassini vai continuar na sua rota, enquanto os cientistas trabalham no mistério do porquê o nível de poeira ser mais baixo que o esperado”, afirmou o gerente de projeto da Cassini, Earl Maize, que trabalha no laboratório de propulsão a jato da NASA em Pasadena, Califórnia.

A NASA explicou em uma nota que quando a Cassini passava pelos anéis, seus instrumentos de rádio e ondas de plasma (RPWS) detectaram centenas de partículas do anel, como já era esperado. A surpresa aconteceu quando a sonda ficou entre os anéis e o planeta, e tudo ficou estranhamento quieto.

“Os RPWS detectaram centenas de partículas do anel por segundo quando atravessou o plano do anel logo ao lado dos anéis principais de Saturno, mas detectou apenas alguns pings no dia 26 de abril. A equipe do RPWS esperava ouvir muitos pops e cracks ao atravessar o plano do anel para dentro do espaço entre o planeta e anéis, mas os assovios apareceram com clareza surpreendende”, diz trecho da nota.

Foi um pouco desorientador. Não estávamos ouvindo o que esperávamos ouvir. Eu escutei os dados do primeiro mergulho várias vezes e posso contar nos dedos das mãos o número de impactos de partículas que ouvi”, diz o líder da equipe, William Kurth.

A boa notícia é que ainda há 20 outros mergulhos agendados para acontecerem nas próximas semanas, então os cientistas vão poder coletar muitas informações. No próximo mês de setembro a sonda deve realizar o último mergulho e se queimar na atmosfera de Saturno.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …