A empresa que quer se tornar a ‘Uber do espaço’

A neve rodopiou e um vento cortante fez com que as temperaturas despencassem para vários graus abaixo de zero quando o Stardust 1.0 fez sua estreia em uma antiga base militar no Maine, Estados Unidos.

Não foi uma estreia muito glamourosa para um foguete prestes a fazer história: ele estava amarrado a um trailer e foi puxado por uma picape ao longo de uma pista que já foi usada por bombardeiros B-52 na Guerra Fria.

E quase não aconteceu nada, já que as condições abaixo de zero causaram estragos no sistema eletrônico e as nuvens atrapalharam.

Mas, depois de vários atrasos e conforme a luz da tarde de domingo (31/1) diminuiu, o Stardust finalmente decolou, tornando-se o primeiro lançamento comercial de um foguete movido a biocombustível.

Sascha Deri, que inventou o biocombustível, é cauteloso quando fala do composto, mas diz que ele pode ser obtido em fazendas ao redor do mundo. Fundador e executivo-chefe da bluShift Aerospace, ele e sua equipe passaram mais de seis anos refinando a fórmula e projetando um motor híbrido modular, que também é único.

“Queremos provar que um combustível bio-derivado pode servir tão bem, talvez até melhor em alguns casos, do que os combustíveis tradicionais para impulsionar foguetes e cargas úteis para o espaço”, diz ele.

“Na verdade, custa menos por quilograma do que o combustível de foguete tradicional e é totalmente atóxico. Ele é um combustível neutro em carbono que é inerentemente melhor para o nosso planeta e mais responsável.”

Stardust é um pequeno foguete, com apenas seis metros de comprimento e 250 quilos. Mas, como é relativamente barato de voar e não precisa da infraestrutura de alta tecnologia usada em foguetes maiores, pode ajudar a tornar a pesquisa espacial acessível a mais pessoas. Alunos, pesquisadores e empresas poderão realizar experimentos e testar produtos com maior controle e frequência.

“No momento, existem trens de carga para o espaço, como SpaceX e ULA, e há ônibus para o espaço, como foguetes de tamanho médio”, diz Deri. “Eles estão levando milhares de quilos para o espaço. Mas não há serviço de lançamento espacial que permita que uma ou duas cargas úteis vão para o espaço. Não há Uber para o espaço. Queremos ser o serviço do Uber para o espaço.”

Para o primeiro lançamento, a carga útil incluiu um experimento feito por alunos do ensino médio e testes com uma liga de metal chamada nitinol, feita pelo Kellogg Research Labs em Salem, nos Estados Unidos.

O fundador Joe Kellogg diz que o nitinol é um material usado em dispositivos médicos, como stents. Ele também é usado para proteger cargas úteis de foguetes de vibrações.

“Estamos fortemente envolvidos no espaço e tentando entrar em missões maiores, como as missões lunares e as missões de Marte que estão chegando. Nosso objetivo a longo prazo é construir foguetes inteiros de nitinol“, diz ele. “Achamos que podemos torná-los mais leves e mais eficientes em termos de energia.”

Enquanto o Stardust voou apenas uma milha no céu antes de saltar de paraquedas de volta à Terra, um segundo foguete será suborbital, e uma versão posterior chamada Red Dwarf entrará na órbita polar.

As órbitas polares oferecem mais exposição à terra do que as órbitas equatoriais. E Maine, Estado localizado no noroeste dos EUA, é geograficamente adequado para tais lançamentos, o que o torna atraente para a crescente indústria de comunicação por satélite espacial, diz Terry Shehata, diretor-executivo do Maine Space Grant Consortium, que é financiado pela agência espacial americana, a Nasa.

Segundo algumas estimativas, os serviços de lançamento de pequenos satélites podem movimentar US$ 69 bilhões (cerca de 376 R$ bilhões) na próxima década. O bluShift sozinho espera criar 40 novos empregos em cinco anos por meio do lançamento de minúsculos satélites conhecidos como cubosats.

Maine já tem a infraestrutura para dar suporte ao setor, diz Shehata. No auge da Guerra Fria, a Base Aérea de Loring, em Limestone, era a linha de frente de defesa dos Estados Unidos.

Os bombardeiros B-52, armados com ogivas nucleares, constantemente circulavam os céus em alerta máximo para deter qualquer ameaça da Rússia. O Stardust foi lançado da pista de concreto armado de três milhas da base e foi temporariamente alojado em um hangar construído para caças.

A base foi fechada em 1994, com efeitos econômicos devastadores para a região.

Outras bases anteriores incluem Brunswick Landing, que poderia se tornar o controle da missão de um complexo de porto espacial estadual.

“Maine tem os recursos certos, tem as pessoas, tem a vantagem geográfica de poder lançar na órbita polar. Tudo o que precisamos fazer é acreditar em nós mesmos que podemos fazer isso”, diz Deri.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …