Centenas de pessoas se voluntariam para ser infectadas com coronavírus

Osnei Restio / Prefeitura de Nova Odessa

Centenas de jovens dos Estados Unidos estão pedindo para participar de uma modalidade de estudo que acelera as etapas do desenvolvimento de novas vacinas. Eles querem receber a vacina em desenvolvimento e depois ser expostos ao coronavírus para testar a eficácia dela.

Praticamente todos os testes de novas vacinas em humanos acontecem em diferentes fases. Primeiro há os testes pré-clínicos, em que aspectos de segurança são testados in vitro e/ou em animais de experimentação. Quando a vacina está pronta para ser testada em pessoas, há quatro fases diferentes de estudo clínico: I, II, III e IV.

Na fase I, a vacina é usada em poucas pessoas saudáveis, com objetivo de verificar a segurança. Na fase II, um número maior de indivíduos participa do estudo, com objetivo de estabelecer a imunogenicidade da vacina. Na fase III ainda mais pessoas participam, com objetivo de demonstrar a eficácia da vacina.

Se for considerada segura e eficaz, a vacina é disponibilizada ao mercado durante a fase IV, mas o acompanhamento continua para identificar possíveis efeitos colaterais desconhecidos.

Quando se testa uma vacina em humanos, os participantes são divididos em dois grupos: um recebe um placebo e o outro recebe a vacina. Depois, ao longo dos meses seguintes, os pesquisadores acompanham os participantes para descobrir quantos dos dois grupos pegaram a doença de forma natural, e não induzida.

O que os 1500 jovens voluntários querem é ser expostos propositalmente ao vírus depois de tomar a vacina, para acelerar a pesquisa. A proposta se chama 1Day Sooner e não tem ligação com nenhuma empresa que desenvolve uma vacina contra o coronavírus.

Os voluntários estão cientes dos riscos de um teste desse tipo, mas acreditam que acelerar a obtenção da vacina seria um benefício tremendo para a humanidade e portanto justifica qualquer perigo em uma escala individual.

O co-fundador do 1Day Sooner, Josh Morrison, espera mostrar que há um grande apoio popular para esse tipo acelerado de teste que em situações normais não é aprovado por comitês de ética. Outras doenças que já passaram pelo teste clínico proposto foram influenza e malária.

A proposta está ganhando movimento político. Ela foi defendida por 35 membros do Congresso americano, que apelaram ao diretor do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, Alex Azar.

Um grande investidor de pesquisas biomédicas em Londres, a Wellcome, tem discutido os aspectos éticos e logísticos de um teste clínico acelerado para uma vacina contra o COVID-19. Charlie Weller, uma das líderes da Wellcome, diz que não há provas incisivas de que esse tipo de teste aceleraria o desenvolvimento da vacina.

Acho que há potencial. Mas temos tantas perguntas para resolver e entender se isso poderia ajudar na linha de tempo que temos”, explica Weller. Por isso, os debates continuam.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …