Vacina da Moderna mostra resultado e vai para fase final de testes

PAHO / WHO

Candidata a vacina gera anticorpos e é bem tolerada por participantes, afirma empresa americana. A partir de 27 de julho, 30 mil pessoas vão participar da fase final e decisiva dos ensaios clínicos nos Estados Unidos.

A vacina em fase de desenvolvimento contra o novo coronavírus da empresa Moderna foi bem tolerada e criou anticorpos neutralizantes em todos os participantes do estudo, anunciaram nesta terça-feira (14/07) os pesquisadores responsáveis na revista especializada The News England Journal of Medicine.

A candidata a vacina, chamada ARNm-1273, está sendo desenvolvida por pesquisadores do Instituto Nacional de Alergias e Enfermidades Infecciosas (NIAID, en inglês), que é parte dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, en inglês), e pela empresa de biotecnologia Moderna, con sede em Cambridge (Massachusetts).

Em nenhum dos 45 participantes, com idades entre 18 e 55 anos, ocorreram efeitos colaterais graves, mas mais da metade relatou reações leves ou moderadas, como cansaço, dor de cabeça, calafrios, dores musculares ou dores no local da injeção.

A Moderna anunciou que vai entrar na fase final dos ensaios clínicos da sua vacina contra o novo coronavírus em 27 de julho, devendo durar até 27 de outubro.

A empresa anunciou através de comunicado que 30 mil pessoas vão participar nesta fase decisiva do ensaio clínico nos Estados Unidos. Metade dos participantes vai receber uma dose de 100 microgramas e as restantes, um placebo.

O objetivo principal da próxima fase é prevenir quaisquer sintomas da covid-19, e o objetivo secundário é a prevenção da infecção pelo novo coronavírus.

A Moderna foi a primeira empresa a iniciar já em março testes clínicos em voluntários, colocando a companhia na vanguarda da corrida global por uma vacina contra a doença, que já infectou mais de 13,3 milhões de pessoas e matou cerca de 580 mil no mundo.

A tecnologia explorada pela Moderna, baseada em RNA-mensageiro, procura fornecer ao corpo humano as informações genéticas necessárias para o proteger preventivamente do novo coronavírus.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Britânico não pode entrar na Holanda com sanduíche e ouve: ‘Bem-vindo ao Brexit’

Um simples sanduíche de presunto, feito em casa e devidamente embrulhado em papel alumínio, foi motivo suficiente para que um motorista britânico fosse parado, interrogado e por fim perdesse o alimento na alfândega localizada na …

Inclinação de Saturno pode ser explicada pela migração de suas luas; entenda

Em um novo estudo, cientistas do French National Centre for Scientific Research (CNRS) e da Sorbonne University perceberam que a inclinação de Saturno pode ser causada pela influência da migração de suas luas — principalmente …

A verdade sobre as pessoas que "ouvem" os mortos: estudo

Cientistas identificaram os traços que podem tornar uma pessoa mais propensa a afirmar que ouve as vozes dos mortos. De acordo com novas pesquisas, uma predisposição a altos níveis de absorção em tarefas, experiências auditivas incomuns …

OMS diz não ter conhecimento de mortes relacionadas ao uso da vacina da Pfizer

A OMS não tem conhecimento de qualquer morte relacionada ao uso da vacina contra a COVID-19 produzida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech, disse hoje (20) a diretora-geral adjunta da organização, a brasileira Mariângela Simão. "Temos uma …

QAnon ganha cada vez mais força na Alemanha

O ataque ao Capitólio nos EUA ilustrou o perigo que teorias da conspiração podem representar. Na Alemanha, o movimento tem cada vez mais adeptos – que se mantêm fiéis ao agora ex-presidente americano Donald Trump. A …

Coronavírus em Manaus: "Meu irmão morreu de covid em hospital particular, e a conta é de R$ 180 mil"

A tragédia familiar vivida pelo advogado Amaury Andreoletti ilustra o impacto emocional e também financeiro do colapso no sistema de saúde de Manaus (AM). Andreoletti, que chegou a ficar quatro dias internado e se recuperou, viu …

Biden reverte medidas de Trump e volta ao Acordo do Clima de Paris; entidades comemoram

Horas depois de assumir a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumpriu a promessa de reverter uma série de medidas tomadas pelo antecessor, Donald Trump. No total, foram 17 decretos assinados …

Avião com vacinas contra covid-19 entra em rota de colisão com jato após curva errada

  Essa foi por pouco! Na manhã desta terça-feira (19), um avião monomotor com vacinas contra a covid-19 a bordo fez uma curva errada após a decolagem, e acabou entrando em rota de colisão com um …

Emaranhamento quântico é transmitido a drones separados por 1 km de distância

Fótons emaranhados foram transmitidos entre dois drones pairando a um quilômetro de distância um do outro, demonstrando tecnologia que poderia ser a base de uma internet quântica. Quando dois fótons são emaranhados quanticamente, você pode deduzir …

Joe Biden empossado 46.º Presidente dos EUA

Joe Biden tomou posse, esta quarta-feira, como Presidente dos Estados Unidos, e Kamala Harris foi empossada a primeira vice-presidente norte-americana. No seu discurso, Biden disse que "este é o dia da América, da democracia …