Covid-19: Austrália testa vacina contra tuberculose para imunizar profissionais da saúde

Uma equipe de cientistas australianos anunciou nesta sexta-feira (27) que decidiu testar em larga escala uma vacina usada durante décadas contra a tuberculose, a BCG, para comprovar se é capaz de imunizar profissionais da área da saúde ao novo coronavírus.

A BCG será aplicada em quatro mil empregados de hospitais australianos para verificar sua capacidade de reduzir os sintomas da Covid-19, informaram os pesquisadores do Instituto Murdoch em Melbourne.

“Embora originalmente tenha sido desenvolvida contra a tuberculose e ainda seja administrada em mais de 130 milhões de bebês todos os anos, a BCG também aumenta a capacidade imunológica básica do organismo, ajudando-o a responder aos germes com mais força”, explicaram os pesquisadores em um comunicado.

“Esperamos que haja uma redução na frequência e na gravidade dos sintomas da Covid-19 para o pessoal de saúde que for vacinado com a BCG”, declarou o chefe da equipe responsável pelo experimento, Nigel Curtis.

Para que o teste seja realizado rapidamente, a aprovação do governo e das autoridades sanitárias da Austrália foram essenciais. “É uma verdadeira corrida contra o relógio”, comentou.

Resultados em seis meses

As aplicações começarão na próxima semana e os resultados devem ser anunciados daqui a seis meses. Metade dos participantes tomarão a vacina e na outra metade dos cobaias será injetada uma substância placebo. Todos os quatro mil voluntários serão rastreados através de um aplicativo instalado em seus smartphones.

O período do teste coincide com o início do outono no Hemisfério Sul. Segundo os pesquisadores, esse é um momento propício para realizar o experimento porque coincide com a época em que a imunidade das pessoas está mais baixa. Também é o início da estação de gripes e resfriados na Austrália.

“O teste vai permitir comprovar a eficácia desta vacina contra os sintomas da Covid-19 e pode ajudar a salvar vidas de nossos heróicos profissionais da saúde na linha de frente desta batalha”, afirma a diretora do Instituto Murdoch, Kathryn North.

Segundo ela, ativar o sistema imunológico das pessoas contra o coronavírus pode ganhar tempo na maratona mundial de pesquisadores e especialistas para desenvolver uma vacina específica contra a Covid-19.

Outros países realizarão experimentos similares, como Holanda, Alemanha e Reino Unido, em um momento em que a pandemia de coronavírus já deixou cerca 500 mil contaminados e quase 25 mil mortos em todo o mundo.

Embora os Estados Unidos liderem a contagem de número de infectados – com quase 85 mil casos –, a Itália é o país com o maior número de óbitos no mundo: 8.215 mortos e mais de 80.500 contaminados. A Austrália contabiliza 3.180 doentes e 13 óbitos.

O que é a vacina BCG

A vacina BCG é composta pelo bacilo de Calmette-Guérin – por isso foi nomeada de BCG. Ela é utilizada contra as formas graves de tuberculose, como meningite tuberculosa e a tuberculose miliar, que se espalha pelo corpo. Ela é indicada a partir do nascimento até antes de a criança completar 5 anos. A resposta do organismo à vacina pode durar de três a seis meses.

A BCG frequentemente deixa uma cicatriz característica, de até 1 centímetro de diâmetro no local em que foi aplicada – geralmente no braço direito do bebê ou da criança. A substância pode ocasionar diversos efeitos colaterais: úlceras, gânglios ou abscessos na pele e nas axilas e disseminação do bacilo da vacina pelo corpo, causando lesões em diferentes órgãos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …