Não muito tempo atrás, o centro da Via Láctea explodiu

STScI / NASA / ESA

Segundo um novo estudo do ASTRO 3D (Centro de Excelência ARC para Todas as Astrofísicas, um esforço colaborativo da Austrália), ocorreu uma explosão de energia próximo ao buraco negro supermassivo no centro de nossa galáxia há 3,5 milhões de anos, enviando um jato de radiação pela Via Láctea e pelo espaço ao redor.

O fenômeno é chamado de “explosão de Seyfert”. A detonação criou dois enormes “cones de ionização” que começaram com um diâmetro relativamente pequeno perto do buraco negro e foram expandindo-se pela galáxia.

Tal explosão tão grande só pode ter sido desencadeada por algo muito poderoso, como a atividade nuclear associada ao buraco negro supermassivo no centro de nossa galáxia: o Sagittarius A*, que é cerca de 4,2 milhões de vezes mais massivo do que o sol.

Para chegar à essa conclusão, os cientistas da ASTRO 3D tiveram a colaboração de colegas da Universidade Nacional da Austrália e da Universidade de Sydney, além da Universidade da Carolina do Norte, da Universidade do Colorado e do Instituto de Ciência do Telescópio Espacial em Baltimore (EUA).

Utilizando dados do Telescópio Espacial Hubble, os pesquisadores determinaram que a explosão durou 300.000 anos e aconteceu pouco mais de três milhões de anos atrás.

Caso você tenha reparado no título desse artigo (o que certamente fez), pode estar pensando: “Fui enganado, isso ocorreu MUITO tempo atrás!”.

Acontece que, em termos galácticos, três milhões de anos não é nada. A título de comparação, nessa época já se haviam passado 63 milhões de anos do asteroide que extinguiu os dinossauros na Terra.

“Este é um evento dramático que aconteceu alguns milhões de anos atrás na história da Via Láctea. Uma explosão maciça de energia e radiação veio diretamente do centro galáctico para o material circundante. Isso mostra que o centro da Via Láctea é um lugar muito mais dinâmico do que havíamos pensado anteriormente. É uma sorte que não moremos lá”, afirmou Lisa Kewley, diretora da ASTRO 3D.

O estudo mostra quão pouco sabemos sobre nossa própria galáxia.

“Esses resultados mudam dramaticamente nossa compreensão da Via Láctea. Sempre pensamos em nossa galáxia como uma galáxia inativa, com um centro não tão brilhante. Esses novos resultados abrem a possibilidade de uma reinterpretação completa de sua evolução e natureza. O evento que ocorreu três milhões de anos atrás foi tão poderoso que teve consequências no entorno de nossa galáxia. Somos testemunhas do despertar da Bela Adormecida”, disse outra pesquisadora do estudo, Magda Guglielmo, da Universidade de Sydney.

Um artigo sobre o estudo será publicado na revista científica The Astrophysical Journal e pode ser lido aqui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …