Não muito tempo atrás, o centro da Via Láctea explodiu

STScI / NASA / ESA

Segundo um novo estudo do ASTRO 3D (Centro de Excelência ARC para Todas as Astrofísicas, um esforço colaborativo da Austrália), ocorreu uma explosão de energia próximo ao buraco negro supermassivo no centro de nossa galáxia há 3,5 milhões de anos, enviando um jato de radiação pela Via Láctea e pelo espaço ao redor.

O fenômeno é chamado de “explosão de Seyfert”. A detonação criou dois enormes “cones de ionização” que começaram com um diâmetro relativamente pequeno perto do buraco negro e foram expandindo-se pela galáxia.

Tal explosão tão grande só pode ter sido desencadeada por algo muito poderoso, como a atividade nuclear associada ao buraco negro supermassivo no centro de nossa galáxia: o Sagittarius A*, que é cerca de 4,2 milhões de vezes mais massivo do que o sol.

Para chegar à essa conclusão, os cientistas da ASTRO 3D tiveram a colaboração de colegas da Universidade Nacional da Austrália e da Universidade de Sydney, além da Universidade da Carolina do Norte, da Universidade do Colorado e do Instituto de Ciência do Telescópio Espacial em Baltimore (EUA).

Utilizando dados do Telescópio Espacial Hubble, os pesquisadores determinaram que a explosão durou 300.000 anos e aconteceu pouco mais de três milhões de anos atrás.

Caso você tenha reparado no título desse artigo (o que certamente fez), pode estar pensando: “Fui enganado, isso ocorreu MUITO tempo atrás!”.

Acontece que, em termos galácticos, três milhões de anos não é nada. A título de comparação, nessa época já se haviam passado 63 milhões de anos do asteroide que extinguiu os dinossauros na Terra.

“Este é um evento dramático que aconteceu alguns milhões de anos atrás na história da Via Láctea. Uma explosão maciça de energia e radiação veio diretamente do centro galáctico para o material circundante. Isso mostra que o centro da Via Láctea é um lugar muito mais dinâmico do que havíamos pensado anteriormente. É uma sorte que não moremos lá”, afirmou Lisa Kewley, diretora da ASTRO 3D.

O estudo mostra quão pouco sabemos sobre nossa própria galáxia.

“Esses resultados mudam dramaticamente nossa compreensão da Via Láctea. Sempre pensamos em nossa galáxia como uma galáxia inativa, com um centro não tão brilhante. Esses novos resultados abrem a possibilidade de uma reinterpretação completa de sua evolução e natureza. O evento que ocorreu três milhões de anos atrás foi tão poderoso que teve consequências no entorno de nossa galáxia. Somos testemunhas do despertar da Bela Adormecida”, disse outra pesquisadora do estudo, Magda Guglielmo, da Universidade de Sydney.

Um artigo sobre o estudo será publicado na revista científica The Astrophysical Journal e pode ser lido aqui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …

Cidade na Itália proíbe Google Maps porque pessoas 'se perdem' o tempo todo

Serviços de emergência de Baunei já tiveram que resgatar 144 perdidos em dois anos devido ao Google Maps. O prefeito da cidade italiana de Baunei, Salvatore Corrias, proibiu o uso do aplicativo de localização geográfica Google …

Emma Watson lança consultoria jurídica gratuita para mulheres assediadas no local de trabalho

A atriz Emma Watson acaba de lançar uma consultoria jurídica gratuita para mulheres que sofreram assédio no local de trabalho. O serviço está disponível na Inglaterra e no País de Gales. De acordo com o texto …

Polícia do Rio perdeu imagens que poderiam identificar assassinos de Marielle

A Polícia Civil do Rio de Janeiro perdeu imagens do carro dos suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco gravadas no dia do homicídio, em 14 de março de 2018. A informação foi publicada neste domingo …

Protestos se espalham pela Catalunha após condenação de separatistas

Manifestantes bloqueiam principal aeroporto de Barcelona, além de ruas e uma via férrea, após nove líderes catalães serem condenados pela tentativa de independência da região. Confrontos com a polícia deixam feridos. A condenação de nove líderes …

Erdogan revela objetivos da operação turca na Síria

Nesta terça-feira (15), o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que a operação militar no norte da Síria está progredindo com sucesso, tendo 1.000 km de território ao longo da fronteira sido libertados de terroristas. "Temos …