Astrofísica presume haver algo muito parecido com 2º buraco negro na Via Láctea

ESO / R. Schoedel / Wikimedia

O centro da Via Láctea

Há um “pêndulo escuro” fazendo buracos na Via Láctea e nenhum telescópio do mundo é capaz de detectar certamente o que é essa “bala densa de alguma coisa”.

Evidências da pesquisadora Ana Bonaca, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, correspondem a uma série de buracos no fluxo estelar mais longo da nossa galáxia, o GD-1. Ana Bonaca apresentou suas evidências na conferência da Sociedade Americana de Física, em Denver.

Fluxos estelares são nada mais, nada menos do que correntezas de estrelas que se movimentam juntas pelas galáxias, se originando frequentemente em pequenas bolhas de estrelas após colisão com galáxia.

Em se tratando das estrelas do fluxo GD-1, elas são vestígios de um “aglomerado globular” que entrou na Via Láctea muito tempo atrás e que agora se estendem por uma longa linha no nosso céu.

O que deveria ser uma linha reta com apenas uma falha no ponto em que o aglomerado globular original era antes estrelas sendo lançadas em duas direções, a correnteza de estrelas GD-1 apresentaria mais uma falha, de acordo com a pesquisadora.

“Não podemos mapear [o pêndulo] com qualquer objeto luminoso, que nós observamos. É muito mais massivo do que uma estrela […] Algo com massa um milhão de vezes maior do que a do Sol. Então, a massa não é simplesmente constituída de estrelas. Podemos descartar isso. E se fosse um buraco negro, seria um buraco negro tão massivo como o descoberto no centro da nossa galáxia”, afirmou Ana Bonaca em entrevista à Live Science.

Ana Bonaca não descarta a existência de um segundo buraco negro na nossa galáxia, mas ainda não há como comprovar a teoria.

Caso não seja um buraco negro, existe a possibilidade de se tratar de matéria negra, presumiu Bonaca, ressaltando que nem tudo pode ser matéria negra.

“Poderia ser um objeto luminoso que se afastou para algum lugar e está se escondendo em algum lugar na galáxia”, disse, acrescentando que “sabemos que é de 10 a 20 Parsecs [30 a 65 anos-luz] de diâmetro”, ou seja, “mais ou menos do tamanho de um aglomerado globular”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A descoberta dessa nova célula imunológica pode ser um tratamento “universal” para o câncer

Um novo estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) descobriu um tipo de célula imune que poderia levar a uma “terapia universal” contra o câncer. Estamos falamos de uma célula T equipada com um tipo …

Governo brasileiro diz que UPS está interessada na privatização dos Correios

A privatização dos Correios tem despertado o interesse de diversas empresas estrangeiras de logística. Há algum tempo, Alibaba e Amazon manifestaram desejo em participar do processo de desestatização da estatal brasileira. Agora, a UPS também teria …

Coronavírus. OMS diz que ainda é cedo para decretar urgência internacional

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, lançar um alerta de urgência internacional contra o coronavírus que se espalha …

Parlamento britânico valida definitivamente acordo do Brexit

O Parlamento britânico adotou em definitivo o acordo do Brexit, abrindo caminho para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de nove dias. O texto que regula os termos do divórcio, negociado entre o …

Brasil piora em ranking mundial de corrupção

O Brasil caiu uma posição no principal ranking internacional de corrupção, passando da 105ª para a 106ª entre 180 países, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (23/01) pela ONG Transparência Internacional. O Brasil continua sendo um …

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …

Lente de contato inteligente instala smartphone em seus olhos

Uma tecnologia que ‘instala’ smartphone nos olhos dos usuários, além de transformar a vida dos deficientes visuais, acaba de ser aprovada pela FDA – Food and Drug Administration, o órgão do governo dos Estados Unidos …

Grécia elege primeira presidente mulher

Juíza é escolhida nova chefe de Estado pelo Parlamento, com votos de governistas e opositores. Katerina Sakellaropoulou presidiu tribunal superior e foi indicada ao cargo pelo premiê conservador Kyriákos Mitsotákis. A juíza Katerina Sakellaropoulou se tornará …