CERN descobre duas novas partículas (e pode existir uma terceira)

Ótimas notícias para a Física de Partículas. Cientistas do CERN observaram duas partículas nunca vistas antes no Grande Colisionador de Hádrons (LHC) – e rastrearam evidências de uma terceira.

As duas novas partículas, previstas no modelo padrão de quarks, são bárions – a mesma família de partículas dos prótons que são utilizados nos procedimentos científicos de aceleração de partículas do LHC.

Os bárions são as partículas que mais abundantemente compõem o Universo, incluindo prótons e nêutrons – as partículas compostas por três partículas fundamentais, os quarks. Esses quarks têm ainda quatro tipos: up, down, top, bottom, charm e strange.

Os prótons consistem em dois quarks up e um down. Já os nêutrons possuem um quark up e dois down. No entanto, as partículas recém-descobertas no Grande Colisionador de Hádrons têm uma composição ligeiramente diferente.

As novas partículas – apelidadas de Named Σb(6097)+ e Σb(6097) – consistem em dois quarks up e um bottom e em dois quarks down e um bottom, respectivamente.

As novas partículas subatômicas são conhecidas como bárions inferiores e, estão relacionadas com outras quatro partículas observada no Fermilab – laboratório especializado em Física de Partículas nos Estados Unidos.

Contudo, as novas observações marcam a primeira vez que os cientistas detectaram essas contrapartes de massa superior – cerca de seis vezes mais massivas que um próton.

A terceira partícula

Quanto à terceira partícula, que ainda não foi confirmada, os físicos acreditam que possa ser um estranho tipo de uma partícula composta chamada de tetraquark. Essas partículas são um tipo exótico de méson, normalmente constituído por dois quarks.

No entanto, um tetraquark é composto por quatro quarks, assim como o nome indica – na verdade, são dois quarks e dois antiquarks.

Até agora, as evidências observadas de tetraquarks têm sido bastante difíceis de definir, e o mesmo se aplica a terceira partícula. A evidência desta partícula foi apelidada de Zc(4100) e inclui dois quarks charm pesados, sendo observados no decaimento de mésons B (os mais pesados).

Os pesquisadores disponibilizaram recentemente dois artigos em pré-publicação sobre a descoberta, um sobre as partículas confirmadas, os bárions inferiores, e outro sobre a terceira partícula candidata.

O Grande Colisionador de Hádrons, o maior acelerador de partículas do mundo, vai certamente continuar a nos maravilhar com novas descobertas no mundo da Física de Partículas. Até lá, podemos sempre recordar as descobertas anteriores.

No final de agosto, e pela primeira vez, os físicos observaram o bósonde Higgs decair em um par de partículas ainda menores. Essa partícula subatômica, celebrada como a Partícula de Deus, deu destaque ao laboratório internacional em 2013, quando a descoberta foi anunciada.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Microsoft acusa hackers chineses de ciberataques a entidades dos EUA com uso de falhas desconhecidas

A Microsoft relatou a detecção de exploits desconhecidos utilizados por hackers chineses "patrocinados pelo Estado" destinados a atacar versões locais da Microsoft Exchange Server a fim de receber informações de entidades dos EUA. Exploit é uma …

Compra de mansão lança novas suspeitas sobre Flávio Bolsonaro

Filho mais velho do presidente comprou imóvel de luxo de R$ 6 milhões. Valor está bem acima do patrimônio declarado pelo senador, e condições de empréstimo para quitar mais da metade do valor levantam questionamentos. O …

Condenado a três anos de prisão, ex-presidente francês Sarkozy enfrenta outros processos na Justiça

Ele se tornou o primeiro ex-chefe de Estado francês a receber em primeira instância uma pena de prisão em regime fechado. Nicolas Sarkozy foi julgado culpado na segunda-feira (1°) por corrupção e tráfico de …

Colômbia é o 1º país latino-americano a receber vacinas da iniciativa COVAX

Nesta segunda-feira (1º), um lote de 117 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech chegou à Colômbia por meio da iniciativa COVAX. O país é o primeiro na região a receber os imunizantes do consórcio da …

Twitter vai tolerar até cinco posts antes de banir por desinformação sobre covid-19

O Twitter resolveu endurecer suas políticas de uso e vai pegar mais pesado contra quem dissemina fake news a respeito da COVID-19, tal como a eficácia e segurança das vacinas que visam combater a doença. Em …

EUA: "Trump tenta manter opções em aberto" para eleições presidenciais de 2024

Não demorou muito para Donald Trump se recuperar de sua derrota - que, aliás, ele ainda não reconhece. No domingo (28), o ex-presidente encerrou a Conferência de Ação Política Conservadora em Orlando, na Flórida. Diante …

Japão nomeia ministro da solidão para enfrentar o isolamento social no país

Os sintomas diretos da Covid-19 sobre nossa saúde já são bastante sabidos, entre febre, cansaço excessivo, dores no corpo, tosse seca e problemas respiratórios, mas uma série de efeitos indiretos vem sendo percebidos – se …

Estudo de esqueletos de 200 gerações revela como humanos evoluíram para lutar contra germes

Estudiosos analisaram cerca de 70 mil esqueletos de 200 gerações a fim de entender como a humidade passou por pandemias anteriores. Os estudos foram feitos acerca de doenças infecciosas como tuberculose, treponematose e hanseníase. Os pesquisadores …

Médica adverte sobre síndrome inflamatória multissistema em pacientes que superaram covid

A médica-chefe de um hospital de Moscou, Mariana Lysenko, declarou em uma entrevista ao canal RT que alguns dos pacientes que superaram a COVID-19 podem desenvolver uma síndrome inflamatória multissistema. De acordo com a médica, a …

Militares abrem fogo contra manifestantes em Mianmar

Forças de segurança reforçam repressão aos protestos contra golpe de Estado e deposição do governo democraticamente eleito. Relatos de mortes surgem de várias cidades. ONU condena violência e o uso de força excessiva. As forças de …