Cerveja pré-histórica já era produzida por caçadores-coletores

Little Visuals

Recipientes de pedra encontrados em um sítio arqueológico em Israel eram utilizados para triturar e fermentar trigo ou cevada há cerca de 13 mil anos.

Arqueólogos da Universidade de Stanford, nos EUA, e da Universidade de Haifa, em Israel, descobriram não só que a cerveja feita a partir de cereais já era produzida antes da origem da agricultura como também era utilizada em rituais, informa a Deutsche Welle.

A equipe de pesquisadores descobriu três morteiros (um recipiente de pedra) na caverna de Raqefet, em Israel, com cerca de 13 mil anos, que foram utilizados para triturar e fermentar trigo ou cevada, assim como para guardar alimentos.

Além disso, os cientistas concluíram que a produção de cerveja a partir de cereais já ocorria no leste do Mediterrâneo mais de cinco milênios antes do que se pensava.

Essa caverna era frequentada pelo povo natufiano, um grupo de caçadores-coletores semisedentários que viveram no leste do Mediterrâneo entre os períodos Paleolítico e Neolítico, depois do fim da última Era do Gelo.

Estes indivíduos recolhiam plantas, armazenavam sementes maltadas e faziam cerveja como parte de rituais para honrar os mortos, que eram enterrados em canteiros de flores perto da caverna.

“A produção de álcool e o armazenamento de alimentos estão entre as maiores inovações tecnológicas que acabaram por levar ao surgimento de civilizações em todo o mundo”, explica Li Liu, pesquisador da Universidade de Stanford.

Cientistas especulam que a produção de cerveja tenha sido um dos motivos que levaram ao cultivo de cereais na região sul do Levante.

Na perspectiva do cientista, os resultados indicam que a produção de álcool não era necessariamente resultado do excesso de produção agrícola, mas foi desenvolvida com propósitos ritualísticos e espirituais, em certa medida anteriores à agricultura.

O amido de trigo ou cevada provavelmente era germinado em água, drenado, amassado, aquecido e, finalmente, fermentado com levedura selvagem.

Para chegar às conclusões, a equipe recriou o processo do povo natufiano. O resultado foi uma bebida menos parecida com a cerveja e semelhante ao mingau, substância de consistência pastosa. A bebida também continha menos álcool do que as cervejas atuais.

O estudo, publicado no Journal of Archaeological Science: Reports, também indica que o povo natufiano explorava pelo menos sete tipos de plantas associadas aos morteiros. Além de trigo ou cevada, aveia, legumes e fibras vegetais também constavam na sua dieta.

Os autores da pesquisa acrescentam ainda que os restos de pão mais antigos do mundo foram recentemente descobertos em uma escavação natufiana no leste da Jordânia. Os vestígios de pão têm entre 11.600 e 14.600 anos, enquanto que os de cerveja estão datados entre 11.700 e 13.700 anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …