Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. Os chilenos esperam promover mais justiça social no país, trinta anos após o fim do regime militar.

No sábado, primeiro dia de votação, o comparecimento às urnas foi baixo. Os centros de votação abriram às 8h no horário local. Os mais de 14 milhões de eleitores têm 48 horas para votar em uma eleição considerada, em muitos aspectos, como histórica.

É a primeira vez que uma Convenção Constitucional é eleita segundo o princípio da paridade entre homens e mulheres. Também será a primeira vez que a população indígena poderá se fazer ouvir. Os dez povos indígenas existentes no Chile terão o direito de escolher 17 dos 155 responsáveis ​​pela confecção do texto da nova Carta Magna.

Os eleitores devem votar em quatro opções: constituintes, governadores, prefeitos e vereadores. No total, foram inscritos 1.373 candidatos. Essa é a primeira vez que os chilenos poderão eleger diretamente os governadores das regiões.

Herança da ditadura

A atual Constituição chilena data de 1980, quando o general Augusto Pinochet ainda governava o país. A esmagadora maioria dos chilenos julga essa Constituição ilegítima porque foi redigida depois de a democracia ter sido afastada através do golpe militar de setembro de 1973, contra o presidente Salvador Allende.

Embora Pinochet tenha sido forçado a se aposentar, em 1990, sua herança continua em vigor por meio da Constituição, que agora deve ser substituída.

A eleição deste fim de semana só foi possível graças à prolongada mobilização social que abalou toda a sociedade, em outubro de 2019, quando durante vários dias os chilenos saíram às ruas para demonstrar seu esgotamento diante das desigualdades sociais no país.

O Chile tem a maior renda per capita da América Latina e é o terceiro com o maior número de bilionários da região. Mas é também o que apresenta o maior nível de desigualdade social dos países da OCDE.

Os eleitos terão um prazo de nove meses para redigir a nova Constituição. Caso não consigam, terão um prazo excepcional de mais três meses. A Carta Magna que surge a partir deste trabalho será submetida a um referendo, em 2022, com voto obrigatório.

A votação deste fim de semana ocorre em condições difíceis devido à pandemia de coronavirus que atinge o Chile e também o resto da região. Embora tenha conseguido vacinar mais de 48% de sua população, mais de 1,2 milhão de pessoas foram infectadas e cerca de 30.000 mortes registradas ate o momento.

//

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …