China anuncia meta de crescimento econômico mais modesta na abertura do Congresso Nacional do Povo

(dr) Xinhua

Xi Jinping, presidente da China, em congresso do PC Chinês

A reunião anual do Congresso Nacional do Povo da China foi aberta nesta sexta-feira (5), em Pequim, com o tradicional discurso do primeiro-ministro do país, Li Keqiang. O líder anunciou um objetivo de crescimento de 6% para 2021, além de um aumento de 6,8% do orçamento militar e uma mensagem destinada a Hong Kong.

“Realizar o sonho da grande renovação da nação chinesa”: com essas palavras, Li Keqiang encerrou um discurso de uma hora diante do Congresso Nacional do Povo. Em pé diante da estrela vermelha do Grande Palácio do Povo, o premiê foi ovacionado pela plateia, onde as roupas e penteados dos representantes das minorias étnicas destoavam dos ternos escuros.

Keqiang quis transmitir uma mensagem de força e confiança à “elite vermelha” e à opinião pública chinesa, pela economia que conseguiu se restabelecer após ter sido a primeira a enfrentar a pandemia de Covid-19.

Apesar das incertezas relacionadas à crise sanitária em todo o mundo, a China fixou um objetivo de 6% de crescimento, 2% abaixo do que previam os analistas.

“Esse ano, o desenvolvimento do país enfrentará vários riscos”, reconheceu o premiê diante dos 3 mil membros do Partido Comunista, com o rosto parcialmente coberto por máscara. No entanto, “a base econômica continua a justificar o otimismo”, reiterou Keqiang.

Keqiang demonstra um otimismo cauteloso, já que a China gastou 400 bilhões de yuans (cerca de R$ 351 bilhões) na luta contra o coronavírus com medidas sem precedentes, como o rígido lockdown. Mas, embora a economia chinesa tenha entrado nos eixos, a luta contra a Covid-19 não terminou, insistiu o primeiro-ministro. Por isso, Pequim convida os governos locais a puxarem o freio nos gastos públicos.

No ano passado, a China viu seu déficit cair a 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Esse número evoluirá a 3,2%, favorecendo programas de apoio a pequenas e médias empresas, além dos empregos. Cerca de 11 milhões de vagas devem ser abertas em 2021, com um índice de desemprego de 5,5%, o mesmo registrado no início da pandemia.

Entre os anúncios importantes, Keqiang também falou da intenção de um aumento da idade legal para a aposentadoria, além do desejo de estabelecer uma “taxa de fecundidade apropriada” – uma maneira de anunciar uma provável mudança na política de controle de nascimentos no país, em vigor desde o fim dos anos 1970.

Controle reforçado das eleições em Hong Kong

O primeiro-ministro também enviou uma mensagem a Hong Kong: “Continuaremos aplicando plenamente com precisão a política de um país, dois sistemas“, disse o líder, que anunciou uma “melhora da Constituição” do território autônomo. “Impediremos que forças exteriores interfiram em Hong Kong”, frisou.

As afirmações de Keqiang reforçam o que já havia dito o vice-presidente do Congresso Nacional do Povo, Wang Chen, favorável a uma reforma do código eleitoral do território e um controle reforçado dos candidatos.

O porta-voz da instituição, Zhang Yesui, também declarou nesta sexta-feira que o sistema eleitoral de Hong Kong deveria ser transformado para colocar em prática o desejo do presidente chinês, Xi Jinping de que os “patriotas”, ou seja, os políticos pró-Pequim, governem o território, conforme ele manifestou em janeiro.

As declarações provocaram reações da União Europeia, que advertiu o governo chinês nesta sexta-feira sobre uma eventual reforma do sistema eleitoral de Hong Kong, um objetivo que “contradiz o pluralismo e às liberdades fundamentais”, segundo o chefe da diplomacia do bloco, Josep Borrell.

“A União Europeia está pronta para tomar medidas suplementares em resposta à toda nova deterioração grave das liberdades políticas e dos direitos humanos em Hong Kong, que seria contrária às obrigações nacionais e internacionais da China”, afirmou.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ferido em tiroteio, Presidente do Chade morre depois de 30 anos no poder

O Presidente do Chade, Idriss Déby Itno, no poder há 30 anos, morreu nesta terça-feira (20) em decorrência de ferimentos que sofreu no fim de semana, quando comandava uma operação do Exército no combate …

O que acontece com as doses das vacinas AstraZeneca e Janssen que países europeus decidiram não usar?

Enquanto alguns países lutam para obter mais vacinas, outros se perguntam o que fazer com as doses que encomendaram, mas não usarão mais por causa de preocupações com sua segurança. Vários países restringiram o uso das …

Flávio Bolsonaro trabalha com nome favorito para indicação ao STF, diz jornal

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, é o nome preferido de Flávio Bolsonaro para ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a jornalista Bela Megale, do jornal …

Greta Thunberg doa 100 mil euros a consórcio de vacinas

A ativista do clima sueca Greta Thunberg anunciou nesta segunda-feira (19/04) que a fundação que leva seu nome doará 100 mil euros ao consórcio Covax Facility, um programa apoiado pelas Nações Unidas que visa um …

Nasa faz história com primeiro voo de helicóptero direto de Marte

A Agência Espacial dos EUA (NASA) conseguiu executar o primeiro vôo do helicóptero Ingenuity, um pequeno robôzinho voador que vai pairar pela atmosfera de Marte. A máquina conseguiu levantar aos ares do planeta vermelho nessa segunda-feira …

NASA lança telescópio para captar partículas da borda do Sistema Solar

Todo o Sistema Solar está à deriva em um aglomerado de nuvens, uma área limpa por antigas explosões de supernovas. Os astrônomos chamam essa região de Bolha Local. Uma nova missão da agência espacial norte-americana NASA …

Depressão pode ser diagnosticada com um simples exame de sangue

Um exame recém-desenvolvido que monitora biomarcadores sanguíneos ligados a distúrbios de humor poderia levar a novos métodos de diagnosticar e tratar a depressão e o transtorno bipolar, com um simples exame de sangue. Embora a depressão …

EUA aplicaram vacina contra covid-19 em mais da metade dos adultos

Governo americano afirma que quase 130 milhões de pessoas com mais de 18 anos receberam pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus no país. Mais da metade de toda a população adulta dos Estados …

Covid: Variante acelera intubação de jovens e SP orienta procurar ajuda no 1º dia de sintomas

O avanço da variante P.1, descoberta em Manaus em janeiro, levou a cidade de São Paulo a mudar sua orientação para todos aqueles que forem infectados por coronavírus. Agora, eles devem procurar uma unidade de …

Nepal vê população de rinocerontes aumentar com queda de turismo por pandemia

O Nepal está vendo um crescimento em sua população de rinocerontes. O país abriga boa parte dos dos rinos com um chifre só e eles estão ameaçados de extinção. O país observou que, durante a pandemia …