China anuncia meta de crescimento econômico mais modesta na abertura do Congresso Nacional do Povo

(dr) Xinhua

Xi Jinping, presidente da China, em congresso do PC Chinês

A reunião anual do Congresso Nacional do Povo da China foi aberta nesta sexta-feira (5), em Pequim, com o tradicional discurso do primeiro-ministro do país, Li Keqiang. O líder anunciou um objetivo de crescimento de 6% para 2021, além de um aumento de 6,8% do orçamento militar e uma mensagem destinada a Hong Kong.

“Realizar o sonho da grande renovação da nação chinesa”: com essas palavras, Li Keqiang encerrou um discurso de uma hora diante do Congresso Nacional do Povo. Em pé diante da estrela vermelha do Grande Palácio do Povo, o premiê foi ovacionado pela plateia, onde as roupas e penteados dos representantes das minorias étnicas destoavam dos ternos escuros.

Keqiang quis transmitir uma mensagem de força e confiança à “elite vermelha” e à opinião pública chinesa, pela economia que conseguiu se restabelecer após ter sido a primeira a enfrentar a pandemia de Covid-19.

Apesar das incertezas relacionadas à crise sanitária em todo o mundo, a China fixou um objetivo de 6% de crescimento, 2% abaixo do que previam os analistas.

“Esse ano, o desenvolvimento do país enfrentará vários riscos”, reconheceu o premiê diante dos 3 mil membros do Partido Comunista, com o rosto parcialmente coberto por máscara. No entanto, “a base econômica continua a justificar o otimismo”, reiterou Keqiang.

Keqiang demonstra um otimismo cauteloso, já que a China gastou 400 bilhões de yuans (cerca de R$ 351 bilhões) na luta contra o coronavírus com medidas sem precedentes, como o rígido lockdown. Mas, embora a economia chinesa tenha entrado nos eixos, a luta contra a Covid-19 não terminou, insistiu o primeiro-ministro. Por isso, Pequim convida os governos locais a puxarem o freio nos gastos públicos.

No ano passado, a China viu seu déficit cair a 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Esse número evoluirá a 3,2%, favorecendo programas de apoio a pequenas e médias empresas, além dos empregos. Cerca de 11 milhões de vagas devem ser abertas em 2021, com um índice de desemprego de 5,5%, o mesmo registrado no início da pandemia.

Entre os anúncios importantes, Keqiang também falou da intenção de um aumento da idade legal para a aposentadoria, além do desejo de estabelecer uma “taxa de fecundidade apropriada” – uma maneira de anunciar uma provável mudança na política de controle de nascimentos no país, em vigor desde o fim dos anos 1970.

Controle reforçado das eleições em Hong Kong

O primeiro-ministro também enviou uma mensagem a Hong Kong: “Continuaremos aplicando plenamente com precisão a política de um país, dois sistemas“, disse o líder, que anunciou uma “melhora da Constituição” do território autônomo. “Impediremos que forças exteriores interfiram em Hong Kong”, frisou.

As afirmações de Keqiang reforçam o que já havia dito o vice-presidente do Congresso Nacional do Povo, Wang Chen, favorável a uma reforma do código eleitoral do território e um controle reforçado dos candidatos.

O porta-voz da instituição, Zhang Yesui, também declarou nesta sexta-feira que o sistema eleitoral de Hong Kong deveria ser transformado para colocar em prática o desejo do presidente chinês, Xi Jinping de que os “patriotas”, ou seja, os políticos pró-Pequim, governem o território, conforme ele manifestou em janeiro.

As declarações provocaram reações da União Europeia, que advertiu o governo chinês nesta sexta-feira sobre uma eventual reforma do sistema eleitoral de Hong Kong, um objetivo que “contradiz o pluralismo e às liberdades fundamentais”, segundo o chefe da diplomacia do bloco, Josep Borrell.

“A União Europeia está pronta para tomar medidas suplementares em resposta à toda nova deterioração grave das liberdades políticas e dos direitos humanos em Hong Kong, que seria contrária às obrigações nacionais e internacionais da China”, afirmou.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …