China anuncia meta de crescimento econômico mais modesta na abertura do Congresso Nacional do Povo

(dr) Xinhua

Xi Jinping, presidente da China, em congresso do PC Chinês

A reunião anual do Congresso Nacional do Povo da China foi aberta nesta sexta-feira (5), em Pequim, com o tradicional discurso do primeiro-ministro do país, Li Keqiang. O líder anunciou um objetivo de crescimento de 6% para 2021, além de um aumento de 6,8% do orçamento militar e uma mensagem destinada a Hong Kong.

“Realizar o sonho da grande renovação da nação chinesa”: com essas palavras, Li Keqiang encerrou um discurso de uma hora diante do Congresso Nacional do Povo. Em pé diante da estrela vermelha do Grande Palácio do Povo, o premiê foi ovacionado pela plateia, onde as roupas e penteados dos representantes das minorias étnicas destoavam dos ternos escuros.

Keqiang quis transmitir uma mensagem de força e confiança à “elite vermelha” e à opinião pública chinesa, pela economia que conseguiu se restabelecer após ter sido a primeira a enfrentar a pandemia de Covid-19.

Apesar das incertezas relacionadas à crise sanitária em todo o mundo, a China fixou um objetivo de 6% de crescimento, 2% abaixo do que previam os analistas.

“Esse ano, o desenvolvimento do país enfrentará vários riscos”, reconheceu o premiê diante dos 3 mil membros do Partido Comunista, com o rosto parcialmente coberto por máscara. No entanto, “a base econômica continua a justificar o otimismo”, reiterou Keqiang.

Keqiang demonstra um otimismo cauteloso, já que a China gastou 400 bilhões de yuans (cerca de R$ 351 bilhões) na luta contra o coronavírus com medidas sem precedentes, como o rígido lockdown. Mas, embora a economia chinesa tenha entrado nos eixos, a luta contra a Covid-19 não terminou, insistiu o primeiro-ministro. Por isso, Pequim convida os governos locais a puxarem o freio nos gastos públicos.

No ano passado, a China viu seu déficit cair a 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Esse número evoluirá a 3,2%, favorecendo programas de apoio a pequenas e médias empresas, além dos empregos. Cerca de 11 milhões de vagas devem ser abertas em 2021, com um índice de desemprego de 5,5%, o mesmo registrado no início da pandemia.

Entre os anúncios importantes, Keqiang também falou da intenção de um aumento da idade legal para a aposentadoria, além do desejo de estabelecer uma “taxa de fecundidade apropriada” – uma maneira de anunciar uma provável mudança na política de controle de nascimentos no país, em vigor desde o fim dos anos 1970.

Controle reforçado das eleições em Hong Kong

O primeiro-ministro também enviou uma mensagem a Hong Kong: “Continuaremos aplicando plenamente com precisão a política de um país, dois sistemas“, disse o líder, que anunciou uma “melhora da Constituição” do território autônomo. “Impediremos que forças exteriores interfiram em Hong Kong”, frisou.

As afirmações de Keqiang reforçam o que já havia dito o vice-presidente do Congresso Nacional do Povo, Wang Chen, favorável a uma reforma do código eleitoral do território e um controle reforçado dos candidatos.

O porta-voz da instituição, Zhang Yesui, também declarou nesta sexta-feira que o sistema eleitoral de Hong Kong deveria ser transformado para colocar em prática o desejo do presidente chinês, Xi Jinping de que os “patriotas”, ou seja, os políticos pró-Pequim, governem o território, conforme ele manifestou em janeiro.

As declarações provocaram reações da União Europeia, que advertiu o governo chinês nesta sexta-feira sobre uma eventual reforma do sistema eleitoral de Hong Kong, um objetivo que “contradiz o pluralismo e às liberdades fundamentais”, segundo o chefe da diplomacia do bloco, Josep Borrell.

“A União Europeia está pronta para tomar medidas suplementares em resposta à toda nova deterioração grave das liberdades políticas e dos direitos humanos em Hong Kong, que seria contrária às obrigações nacionais e internacionais da China”, afirmou.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …