Para China, lei americana que apoia manifestantes em Hong Kong é “abominação”

O governo chinês reagiu nesta quinta-feira (28) à promulgação da lei americana nesta quarta-feira (27), pelo presidente americano Donald Trump, que apoia o movimento pró-democracia em Hong Kong.

O texto foi qualificado de “abominação absoluta que oculta outras intenções” pela China, que promete “represálias” em plena guerra comercial entre os dois países. A lei, diz o governo chinês, é uma “ingerência grave” nas questões internas do país e “transmite uma mensagem equivocada aos manifestantes”.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a iniciativa americana está fadada ao fracasso. O texto disse que o governo chinês, apoia descaradamente os atos cometidos contra cidadãos inocentes “que foram golpeados, feridos e queimados por delinquentes violentos”, denunciou o regime chinês.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promulgou nesta quarta-feira (27) a lei que apoia os manifestantes pró-democracia em Hong Kong. A resolução foi adotada há alguns dias por maioria no Congresso. Após a medida, Pequim convocou o embaixador dos Estados Unidos, em sinal de reprovação.

O território semiautônomo de Hong Kong vive há quase seis meses o maior movimento de protestos desde que o Reino Unido o devolveu para a China, em 1997. “Aceitei a resolução por respeito ao presidente Xi (Jinping), à China e ao povo de Hong Kong“, explicou Trump em um comunicado.

“Promulguei a lei na esperança de que os líderes e representantes da China e de Hong Kong saibam solucionar, de forma amistosa, suas divergências”, acrescentou. Desde seu início, as manifestações no território semiautônomo têm provocado confrontos entre policiais e manifestantes.

A decisão do presidente foi celebrada tanto por senadores do Partido Republicano como por membros da oposição democrata. Os senadores Marco Rubio e Jim Risch, ambos republicanos, e os democratas Ben Cardin e Bob Menéndez emitiram uma declaração conjunta.

Segundo Rubio, os “Estados Unidos agora têm ferramentas novas e significativas para dissuadir uma maior influência e interferência de Pequim nos assuntos internos de Hong Kong”.

“Após as eleições históricas do final de semana em Hong Kong, que incluíram uma participação recorde, esta nova lei não poderia ser mais oportuna para mostrar um forte apoio dos Estados Unidos à liberdade” dos habitantes da ilha, continuou.

“Os Estados Unidos não apenas observam, como também apoiam os manifestantes enquanto caminham para a autossuficiência, a democracia e os direitos humanos”, declarou Cardin.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …