China suspende compra de produtos agrícolas dos EUA

(h) REUTERS POOL / KHANM / EPA

O presidente da China, Xi Jinping

Suspensão é resposta a novas sobretaxas anunciadas por Donald Trump a importações chinesas. Pequim ameaça ainda impor tarifas a produtos americanos.

O Ministério do Comércio da China anunciou nesta segunda-feira que empresas do país suspenderam a compra de produtos agrícolas dos Estados Unidos. A medida é uma resposta ao anúncio do presidente americano, Donald Trump, sobre novas taxas a importações chinesas.

Segundo o ministério, a China também não descarta a possibilidade de impor tarifas adicionais aos produtos agrícolas importados dos Estados Unidos. Não foram divulgados mais detalhes sobre essa possível sobretaxa. No comunicado, Pequim afirmou que espera que os Estados Unidos cumpram sua promessa e criem as condições necessárias para a cooperação bilateral.

A paralisação nas compras ocorreu alguns dias depois de Trump anunciar novas sobretaxas de 10% sobre outros 300 bilhões de dólares em produtos importados da China, acirrando a guerra comercial entre os dois países. O presidente justificou a decisão alegando que os dirigentes de Pequim não cumpriram, entre outros, promessas de aumentar significativamente o volume de compras de produtos agrícolas dos EUA.

As novas tarifas atingem as importações que haviam sido poupadas até agora pelos EUA e se unem as sobretaxas de 25% já impostas sobre 250 bilhões de dólares em produtos importados da China, país que exporta cerca de 500 bilhões de dólares em bens para os Estados Unidos anualmente.

O Ministério do Comércio chinês afirmou que as novas tarifas americanas representam uma “séria violação” na guerra comercial travada entre as duas maiores economias do mundo. A resposta chinesa atinge em cheio os agricultores americanos que já tiveram uma grande redução nas vendas para o país asiático com o conflito.

Antes da guerra comercial, em 2017, a China comprou produtos agrícolas no valor cerca de 19,5 bilhões de dólares dos Estados Unidos. Os principais produtos foram soja, laticínios, sorgo e suínos. Em 2018, o volume de importação americanas para o país asiático caiu para 9,1 bilhões de dólares.

O presidente da Federação Americana de Agricultores, Zippy Duvall, disse que o anúncio chinês é um “golpe para milhares de agricultores que estão lutando para sobreviver”.

As tensões entre EUA e China têm raízes no desequilíbrio da balança comercial a favor do país asiático, que exporta 419 bilhões de dólares a mais do que importa, o que segundo Trump acontece devido a injustas práticas comerciais do gigante asiático.

Os dois países continuam negociando uma forma de resolver a guerra comercial aberta pelo presidente americano. Fases de progresso e desastre tem se alterado ao longo das negociações. Em maio, as conversas pareciam ter entrado em colapso, mas ganharam um impulso depois da reunião entre Trump e presidente da China, Xi Jinping, durante a cúpula do G20 no Japão. As conversas da semana passada, porém, foram suspensas e serão retomadas no início de setembro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …