CiberRetrospectiva: na contagem regressiva para o fim do ano, o Ciberia traz as matérias mais lidas mês a mês, para que possamos relembrar 2017 e ficarmos prontos para 2018.
Para ter acesso ao conteúdo completo, clique nos títulos ao lado do mês em questão.
2017 – A mais lida do ano: Brasileira cria vacina que combate todos os tipos de leishmaniose
Apesar de já existirem vacinas para cães, a pesquisa trouxe, pela primeira vez, uma vacina capaz de imunizar todas as variações de Leishmania. A ideia é que a vacina comece a ser testada já em 2018.
1 – Janeiro: 30 doenças garantem a 100 milhões de brasileiros descontos em carro novo
Ao contrario do que muita gente pensa, o beneficio da isenção fiscal não abrange apenas pessoas com deficiência física, mas, também, portadores de doenças que provocam algum tipo de limitação.
2 – Fevereiro: Estado de emergência: rompimento de maior dique dos EUA ameaça Califórnia
Além de ter lidado com incêndios graves neste ano, o estado da Califórnia teve que declarar estado de emergência quando um dique, situado no lago de Oroville, poderia romper devido à erosão nos vertedouros principal e auxiliar.
3 – Março: Marcelo Odebrecht confirma que pagou 23 milhões de propina para Lula
Em depoimentos prestados à Procuradoria-Geral da República como parte do acordo que resultou na “delação do fim do mundo”, não só Marcelo Odebrecht como outros dirigentes da empreiteira confirmaram que Lula seria o personagem por trás do codinome “Amigo”.
4 – Abril: Babá de Madeleine quebra silêncio e conta o que aconteceu na noite do desaparecimento
A mulher ilibou os pais de qualquer responsabilidade sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, ocorrido em 2007 e que até hoje, dez anos depois, continua sem solução. Babá também culpou a polícia portuguesa e reclamou da insegurança no local do ocorrido.
5 – Maio: Bumlai depõe a Moro como testemunha de acusação contra Lula
Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, o pecuarista foi apresentado como o primeiro interessado no imóvel onde seria construída a nova sede do Instituto Lula.
6 – Junho: Ex-miss Luiza Lorellay morre no RJ ao cair da sacada de seu apartamento
Amigos da atriz disseram que ela era apaixonada por fotografar paisagens e estaria tentando capturar uma imagem quando se desequilibrou da sacada e caiu.
7 – Julho: Almirante americano está “pronto para lançar ataque nuclear” contra a China
Declaração foi dada como resposta a uma questão hipotética que lhe foi colocada durante uma conferência sobre segurança. O almirante Scott Harbison Swift, nascido em 1957, serve atualmente na Marinha dos Estados Unidos, sendo o comandante da Frota Naval norte-americana no Pacífico desde maio de 2015.
8 – Agosto: Adolescente brasileiro é detido ao desembarcar nos EUA por matrícula em escola pública
A matricula teria sido feita sem problemas e a escola não pediu documentos no momento em que ele foi registrado. Além disso, ainda segundo a família, o menino já tinha passagem de volta comprada.
9 – Setembro: Nova moda online é uma tentativa de homicídio – e internautas a chamam apenas de “desafio”
No “Desafio da Água Quente”, jovens estavam sendo desafiados a jogar água fervente em outros jovens – ou sobre eles mesmos. Aliás, o desafio tinha duas versões: numa delas a pessoa é instigada a beber o máximo possível de água fervente, na segunda variante a pessoa é surpreendida por amigos ou familiares levando um balde de água fervendo sobre o corpo.
10 – Outubro: Califórnia tem 99% de probabilidade de estar à beira de um terremoto
Estudo do serviço de pesquisa geológica norte-americano sugere que existe uma probabilidade de mais de 99% de que um terremoto de magnitude igual ou superior a 6.7 atinja a área da Califórnia nos próximos 30 anos.
11 – Novembro: 2018 será trágico, diz homem que adivinhou o Brexit e a vitória de Trump
Sem querer ser pessimista, mas ataques terroristas, uma grande erupção vulcânica, uma nova crise financeira e a queda de Kim Jong-un, após um ataque dos EUA à Coreia do Norte, são algumas das previsões do vidente.
12 – Dezembro: Nem Lula nem Bolsonaro: vidente diz quem será o presidente eleito em 2018
O vidente Carlinhos de Jesus ficou conhecido após ter “acertado” previsões sobre a tragédia da Chapecoense e o 7×1 da Alemanha contra a seleção brasileira em 2014.
Que em 2018, esta lista seja muito mais feliz.
EM // Ciberia