CiberRetrospectiva: as notícias mais lidas de 2017 – mês a mês

CiberRetrospectiva: na contagem regressiva para o fim do ano, o Ciberia traz as matérias mais lidas mês a mês, para que possamos relembrar 2017 e ficarmos prontos para 2018.

Para ter acesso ao conteúdo completo, clique nos títulos ao lado do mês em questão.

2017 – A mais lida do ano: Brasileira cria vacina que combate todos os tipos de leishmaniose

Apesar de já existirem vacinas para cães, a pesquisa trouxe, pela primeira vez, uma vacina capaz de imunizar todas as variações de Leishmania. A ideia é que a vacina comece a ser testada já em 2018.

1 – Janeiro: 30 doenças garantem a 100 milhões de brasileiros descontos em carro novo

Ao contrario do que muita gente pensa, o beneficio da isenção fiscal não abrange apenas pessoas com deficiência física, mas, também, portadores de doenças que provocam algum tipo de limitação.

2 – Fevereiro: Estado de emergência: rompimento de maior dique dos EUA ameaça Califórnia

Além de ter lidado com incêndios graves neste ano, o estado da Califórnia teve que declarar estado de emergência quando um dique, situado no lago de Oroville, poderia romper devido à erosão nos vertedouros principal e auxiliar.

3 – Março: Marcelo Odebrecht confirma que pagou 23 milhões de propina para Lula

Ricardo Stuckert / PR

Em depoimentos prestados à Procuradoria-Geral da República como parte do acordo que resultou na “delação do fim do mundo”, não só Marcelo Odebrecht como outros dirigentes da empreiteira confirmaram que Lula seria o personagem por trás do codinome “Amigo”.

4 – Abril: Babá de Madeleine quebra silêncio e conta o que aconteceu na noite do desaparecimento

met.police.uk

Madeleine McCann

A mulher ilibou os pais de qualquer responsabilidade sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, ocorrido em 2007 e que até hoje, dez anos depois, continua sem solução. Babá também culpou a polícia portuguesa e reclamou da insegurança no local do ocorrido.

5 – Maio: Bumlai depõe a Moro como testemunha de acusação contra Lula

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, o pecuarista foi apresentado como o primeiro interessado no imóvel onde seria construída a nova sede do Instituto Lula.

6 – Junho: Ex-miss Luiza Lorellay morre no RJ ao cair da sacada de seu apartamento

Luiza Lorellay / Facebook

Luiza Lorellay, que foi miss em sua cidade e vice-campeã no Miss Rio de Janeiro em 2011 e finalista em 2012, participou em 2013 do reality Casa Bonita.

Amigos da atriz disseram que ela era apaixonada por fotografar paisagens e estaria tentando capturar uma imagem quando se desequilibrou da sacada e caiu.

7 – Julho: Almirante americano está “pronto para lançar ataque nuclear” contra a China

U.S. Pacific Fleet / Flickr

Scott H. Swift, almirante do Comando do Pacífico da frota dos Estados Unidos

Declaração foi dada como resposta a uma questão hipotética que lhe foi colocada durante uma conferência sobre segurança. O almirante Scott Harbison Swift, nascido em 1957, serve atualmente na Marinha dos Estados Unidos, sendo o comandante da Frota Naval norte-americana no Pacífico desde maio de 2015.

8 – Agosto: Adolescente brasileiro é detido ao desembarcar nos EUA por matrícula em escola pública

Vitor Fraga com a família

A matricula teria sido feita sem problemas e a escola não pediu documentos no momento em que ele foi registrado. Além disso, ainda segundo a família, o menino já tinha passagem de volta comprada.

9 – Setembro: Nova moda online é uma tentativa de homicídio – e internautas a chamam apenas de “desafio”

No “Desafio da Água Quente”, jovens estavam sendo desafiados a jogar água fervente em outros jovens – ou sobre eles mesmos. Aliás, o desafio tinha duas versões: numa delas a pessoa é instigada a beber o máximo possível de água fervente, na segunda variante a pessoa é surpreendida por amigos ou familiares levando um balde de água fervendo sobre o corpo.

10 – Outubro: Califórnia tem 99% de probabilidade de estar à beira de um terremoto

New Line Cinema

“San Andreas”, Brad Peyton (2015)

Estudo do serviço de pesquisa geológica norte-americano sugere que existe uma probabilidade de mais de 99% de que um terremoto de magnitude igual ou superior a 6.7 atinja a área da Califórnia nos próximos 30 anos.

11 – Novembro: 2018 será trágico, diz homem que adivinhou o Brexit e a vitória de Trump

Jerzy Durczak / Flickr

Sem querer ser pessimista, mas ataques terroristas, uma grande erupção vulcânica, uma nova crise financeira e a queda de Kim Jong-un, após um ataque dos EUA à Coreia do Norte, são algumas das previsões do vidente.

12 – Dezembro: Nem Lula nem Bolsonaro: vidente diz quem será o presidente eleito em 2018

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agencia Brasil

Jair Bolsonaro

O vidente Carlinhos de Jesus ficou conhecido após ter “acertado” previsões sobre a tragédia da Chapecoense e o 7×1 da Alemanha contra a seleção brasileira em 2014.

Que em 2018, esta lista seja muito mais feliz.

EM // Ciberia

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …