CiberRetrospectiva: as notícias mais lidas de 2017 – mês a mês

CiberRetrospectiva: na contagem regressiva para o fim do ano, o Ciberia traz as matérias mais lidas mês a mês, para que possamos relembrar 2017 e ficarmos prontos para 2018.

Para ter acesso ao conteúdo completo, clique nos títulos ao lado do mês em questão.

2017 – A mais lida do ano: Brasileira cria vacina que combate todos os tipos de leishmaniose

Apesar de já existirem vacinas para cães, a pesquisa trouxe, pela primeira vez, uma vacina capaz de imunizar todas as variações de Leishmania. A ideia é que a vacina comece a ser testada já em 2018.

1 – Janeiro: 30 doenças garantem a 100 milhões de brasileiros descontos em carro novo

Ao contrario do que muita gente pensa, o beneficio da isenção fiscal não abrange apenas pessoas com deficiência física, mas, também, portadores de doenças que provocam algum tipo de limitação.

2 – Fevereiro: Estado de emergência: rompimento de maior dique dos EUA ameaça Califórnia

Além de ter lidado com incêndios graves neste ano, o estado da Califórnia teve que declarar estado de emergência quando um dique, situado no lago de Oroville, poderia romper devido à erosão nos vertedouros principal e auxiliar.

3 – Março: Marcelo Odebrecht confirma que pagou 23 milhões de propina para Lula

Ricardo Stuckert / PR

Em depoimentos prestados à Procuradoria-Geral da República como parte do acordo que resultou na “delação do fim do mundo”, não só Marcelo Odebrecht como outros dirigentes da empreiteira confirmaram que Lula seria o personagem por trás do codinome “Amigo”.

4 – Abril: Babá de Madeleine quebra silêncio e conta o que aconteceu na noite do desaparecimento

met.police.uk

Madeleine McCann

A mulher ilibou os pais de qualquer responsabilidade sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, ocorrido em 2007 e que até hoje, dez anos depois, continua sem solução. Babá também culpou a polícia portuguesa e reclamou da insegurança no local do ocorrido.

5 – Maio: Bumlai depõe a Moro como testemunha de acusação contra Lula

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, o pecuarista foi apresentado como o primeiro interessado no imóvel onde seria construída a nova sede do Instituto Lula.

6 – Junho: Ex-miss Luiza Lorellay morre no RJ ao cair da sacada de seu apartamento

Luiza Lorellay / Facebook

Luiza Lorellay, que foi miss em sua cidade e vice-campeã no Miss Rio de Janeiro em 2011 e finalista em 2012, participou em 2013 do reality Casa Bonita.

Amigos da atriz disseram que ela era apaixonada por fotografar paisagens e estaria tentando capturar uma imagem quando se desequilibrou da sacada e caiu.

7 – Julho: Almirante americano está “pronto para lançar ataque nuclear” contra a China

U.S. Pacific Fleet / Flickr

Scott H. Swift, almirante do Comando do Pacífico da frota dos Estados Unidos

Declaração foi dada como resposta a uma questão hipotética que lhe foi colocada durante uma conferência sobre segurança. O almirante Scott Harbison Swift, nascido em 1957, serve atualmente na Marinha dos Estados Unidos, sendo o comandante da Frota Naval norte-americana no Pacífico desde maio de 2015.

8 – Agosto: Adolescente brasileiro é detido ao desembarcar nos EUA por matrícula em escola pública

Vitor Fraga com a família

A matricula teria sido feita sem problemas e a escola não pediu documentos no momento em que ele foi registrado. Além disso, ainda segundo a família, o menino já tinha passagem de volta comprada.

9 – Setembro: Nova moda online é uma tentativa de homicídio – e internautas a chamam apenas de “desafio”

No “Desafio da Água Quente”, jovens estavam sendo desafiados a jogar água fervente em outros jovens – ou sobre eles mesmos. Aliás, o desafio tinha duas versões: numa delas a pessoa é instigada a beber o máximo possível de água fervente, na segunda variante a pessoa é surpreendida por amigos ou familiares levando um balde de água fervendo sobre o corpo.

10 – Outubro: Califórnia tem 99% de probabilidade de estar à beira de um terremoto

New Line Cinema

“San Andreas”, Brad Peyton (2015)

Estudo do serviço de pesquisa geológica norte-americano sugere que existe uma probabilidade de mais de 99% de que um terremoto de magnitude igual ou superior a 6.7 atinja a área da Califórnia nos próximos 30 anos.

11 – Novembro: 2018 será trágico, diz homem que adivinhou o Brexit e a vitória de Trump

Jerzy Durczak / Flickr

Sem querer ser pessimista, mas ataques terroristas, uma grande erupção vulcânica, uma nova crise financeira e a queda de Kim Jong-un, após um ataque dos EUA à Coreia do Norte, são algumas das previsões do vidente.

12 – Dezembro: Nem Lula nem Bolsonaro: vidente diz quem será o presidente eleito em 2018

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agencia Brasil

Jair Bolsonaro

O vidente Carlinhos de Jesus ficou conhecido após ter “acertado” previsões sobre a tragédia da Chapecoense e o 7×1 da Alemanha contra a seleção brasileira em 2014.

Que em 2018, esta lista seja muito mais feliz.

EM // Ciberia

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …