CiberRetrospectiva: as notícias mais lidas de 2017 – mês a mês

CiberRetrospectiva: na contagem regressiva para o fim do ano, o Ciberia traz as matérias mais lidas mês a mês, para que possamos relembrar 2017 e ficarmos prontos para 2018.

Para ter acesso ao conteúdo completo, clique nos títulos ao lado do mês em questão.

2017 – A mais lida do ano: Brasileira cria vacina que combate todos os tipos de leishmaniose

Apesar de já existirem vacinas para cães, a pesquisa trouxe, pela primeira vez, uma vacina capaz de imunizar todas as variações de Leishmania. A ideia é que a vacina comece a ser testada já em 2018.

1 – Janeiro: 30 doenças garantem a 100 milhões de brasileiros descontos em carro novo

Ao contrario do que muita gente pensa, o beneficio da isenção fiscal não abrange apenas pessoas com deficiência física, mas, também, portadores de doenças que provocam algum tipo de limitação.

2 – Fevereiro: Estado de emergência: rompimento de maior dique dos EUA ameaça Califórnia

Além de ter lidado com incêndios graves neste ano, o estado da Califórnia teve que declarar estado de emergência quando um dique, situado no lago de Oroville, poderia romper devido à erosão nos vertedouros principal e auxiliar.

3 – Março: Marcelo Odebrecht confirma que pagou 23 milhões de propina para Lula

Ricardo Stuckert / PR

Em depoimentos prestados à Procuradoria-Geral da República como parte do acordo que resultou na “delação do fim do mundo”, não só Marcelo Odebrecht como outros dirigentes da empreiteira confirmaram que Lula seria o personagem por trás do codinome “Amigo”.

4 – Abril: Babá de Madeleine quebra silêncio e conta o que aconteceu na noite do desaparecimento

met.police.uk

Madeleine McCann

A mulher ilibou os pais de qualquer responsabilidade sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, ocorrido em 2007 e que até hoje, dez anos depois, continua sem solução. Babá também culpou a polícia portuguesa e reclamou da insegurança no local do ocorrido.

5 – Maio: Bumlai depõe a Moro como testemunha de acusação contra Lula

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, o pecuarista foi apresentado como o primeiro interessado no imóvel onde seria construída a nova sede do Instituto Lula.

6 – Junho: Ex-miss Luiza Lorellay morre no RJ ao cair da sacada de seu apartamento

Luiza Lorellay / Facebook

Luiza Lorellay, que foi miss em sua cidade e vice-campeã no Miss Rio de Janeiro em 2011 e finalista em 2012, participou em 2013 do reality Casa Bonita.

Amigos da atriz disseram que ela era apaixonada por fotografar paisagens e estaria tentando capturar uma imagem quando se desequilibrou da sacada e caiu.

7 – Julho: Almirante americano está “pronto para lançar ataque nuclear” contra a China

U.S. Pacific Fleet / Flickr

Scott H. Swift, almirante do Comando do Pacífico da frota dos Estados Unidos

Declaração foi dada como resposta a uma questão hipotética que lhe foi colocada durante uma conferência sobre segurança. O almirante Scott Harbison Swift, nascido em 1957, serve atualmente na Marinha dos Estados Unidos, sendo o comandante da Frota Naval norte-americana no Pacífico desde maio de 2015.

8 – Agosto: Adolescente brasileiro é detido ao desembarcar nos EUA por matrícula em escola pública

Vitor Fraga com a família

A matricula teria sido feita sem problemas e a escola não pediu documentos no momento em que ele foi registrado. Além disso, ainda segundo a família, o menino já tinha passagem de volta comprada.

9 – Setembro: Nova moda online é uma tentativa de homicídio – e internautas a chamam apenas de “desafio”

No “Desafio da Água Quente”, jovens estavam sendo desafiados a jogar água fervente em outros jovens – ou sobre eles mesmos. Aliás, o desafio tinha duas versões: numa delas a pessoa é instigada a beber o máximo possível de água fervente, na segunda variante a pessoa é surpreendida por amigos ou familiares levando um balde de água fervendo sobre o corpo.

10 – Outubro: Califórnia tem 99% de probabilidade de estar à beira de um terremoto

New Line Cinema

“San Andreas”, Brad Peyton (2015)

Estudo do serviço de pesquisa geológica norte-americano sugere que existe uma probabilidade de mais de 99% de que um terremoto de magnitude igual ou superior a 6.7 atinja a área da Califórnia nos próximos 30 anos.

11 – Novembro: 2018 será trágico, diz homem que adivinhou o Brexit e a vitória de Trump

Jerzy Durczak / Flickr

Sem querer ser pessimista, mas ataques terroristas, uma grande erupção vulcânica, uma nova crise financeira e a queda de Kim Jong-un, após um ataque dos EUA à Coreia do Norte, são algumas das previsões do vidente.

12 – Dezembro: Nem Lula nem Bolsonaro: vidente diz quem será o presidente eleito em 2018

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agencia Brasil

Jair Bolsonaro

O vidente Carlinhos de Jesus ficou conhecido após ter “acertado” previsões sobre a tragédia da Chapecoense e o 7×1 da Alemanha contra a seleção brasileira em 2014.

Que em 2018, esta lista seja muito mais feliz.

EM // Ciberia

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …

Astrônomos descobrem as maiores estruturas giratórias conhecidas no universo

Tentáculos de galáxias com centenas de milhões de anos-luz de comprimento podem ser os maiores objetos giratórios do universo, um novo estudo descobriu. Corpos celestes muitas vezes giram, planetas, estrelas e galáxias. No entanto, aglomerados gigantes …

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …

Cientistas desvendam segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo

Biólogos descobriram os segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo: os musaranhos aquáticos. Usando amostras de DNA para construir uma árvore evolutiva, cientistas revelaram em um estudo recente que o comportamento destes mamíferos comedores de …

Pandemia, tufões e inundações agravaram crise alimentar na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-Un admitiu que o país enfrenta uma "situação alimentar crítica", informou a mídia estatal nesta quarta-feira (16). A Coreia do Norte, cuja economia sofre com os reflexos de várias sanções …