Bactéria E. coli agora é usada para fazer calças jeans amigas do meio ambiente

Quando modificada em laboratório, a bactéria Escherichia coli (E. coli) pode substituir o índigo, o corante mais utilizado para tingir o jeans.

Realizado por vários centros de pesquisa dos Estados Unidos e pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, o estudo (publicado recentemente na revista Nature Chemical Biology) realça que a modificação desta bactéria, fácil de manipular em laboratório, pode pôr fim à fabricação química do índigo.

A E.coli, conhecida por causar diarreias, infecções urinárias e alimentares, pode vir a revolucionar a indústria têxtil. De acordo com os cientistas, esta é uma estratégia de fabricação de tinta sustentável e que acabaria com a “utilização de produtos químicos agressivos”.

Em uma primeira fase, os pesquisadores identificaram os genes da planta de índigo (Polygonum tinctorium), do qual é extraído o corante. Em laboratório, alteraram os genes da bactéria E. coli para que expressasse esse gene e adicionaram uma mistura de enzimas e moléculas que permitiram chegar ao resultado desejado.

Segundo o DN, que cita o jornal espanhol ABC, embora seja uma forma ecológica de fabricar calças jeans, o método não é prático a nível industrial. Mas John Dueber, cientista da Universidade da Califórnia e um dos autores do estudo, assegura que “o produto final é o mesmo”.

Para tingir um par de calças jeans são necessárias cerca de cinco gramas e, para obtê-los, são precisos “vários litros de bactéria”. O próximo passo do estudo é tentar tornar o processo de fabricação mais eficiente.

“É química pura. Encontraram uma maneira de produzir semiartificialmente o corante, sem ser através do organismo original. Esta forma de produzir uma bactéria que todos temos será muito mais barata e amiga do ambiente”, explica Jaime Nina, professor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

Segundo o virologista, esta é uma “curiosidade científica” que “pode ter saída industrial” caso atinja uma escala maior. Nas palavras do especialista, a bactéria E. coli tem características que faz dela uma espécie de “rato de laboratório”.

“Cresce facilmente em uma enorme quantidade de ambientes, é relativamente pouco perigosa, fácil de manipular e se desenvolve em meios onde outras bactérias não crescem, razão pela qual é responsável por infecções urinárias. É uma bactéria segura“, conclui o Jaime Nina.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

União Europeia quer acelerar vacinação contra Covid-19 em todo o bloco

Líderes europeus se reúnem em videoconferência nesta quinta-feira (21) para discutir como acelerar a campanha de imunização contra a Covid-19 nos países-membros. Na agenda, os dirigentes da União Europeia também devem debater a cooperação …

Britânico não pode entrar na Holanda com sanduíche e ouve: ‘Bem-vindo ao Brexit’

Um simples sanduíche de presunto, feito em casa e devidamente embrulhado em papel alumínio, foi motivo suficiente para que um motorista britânico fosse parado, interrogado e por fim perdesse o alimento na alfândega localizada na …

Inclinação de Saturno pode ser explicada pela migração de suas luas; entenda

Em um novo estudo, cientistas do French National Centre for Scientific Research (CNRS) e da Sorbonne University perceberam que a inclinação de Saturno pode ser causada pela influência da migração de suas luas — principalmente …

A verdade sobre as pessoas que "ouvem" os mortos: estudo

Cientistas identificaram os traços que podem tornar uma pessoa mais propensa a afirmar que ouve as vozes dos mortos. De acordo com novas pesquisas, uma predisposição a altos níveis de absorção em tarefas, experiências auditivas incomuns …

OMS diz não ter conhecimento de mortes relacionadas ao uso da vacina da Pfizer

A OMS não tem conhecimento de qualquer morte relacionada ao uso da vacina contra a COVID-19 produzida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech, disse hoje (20) a diretora-geral adjunta da organização, a brasileira Mariângela Simão. "Temos uma …

QAnon ganha cada vez mais força na Alemanha

O ataque ao Capitólio nos EUA ilustrou o perigo que teorias da conspiração podem representar. Na Alemanha, o movimento tem cada vez mais adeptos – que se mantêm fiéis ao agora ex-presidente americano Donald Trump. A …

Coronavírus em Manaus: "Meu irmão morreu de covid em hospital particular, e a conta é de R$ 180 mil"

A tragédia familiar vivida pelo advogado Amaury Andreoletti ilustra o impacto emocional e também financeiro do colapso no sistema de saúde de Manaus (AM). Andreoletti, que chegou a ficar quatro dias internado e se recuperou, viu …

Biden reverte medidas de Trump e volta ao Acordo do Clima de Paris; entidades comemoram

Horas depois de assumir a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumpriu a promessa de reverter uma série de medidas tomadas pelo antecessor, Donald Trump. No total, foram 17 decretos assinados …

Avião com vacinas contra covid-19 entra em rota de colisão com jato após curva errada

  Essa foi por pouco! Na manhã desta terça-feira (19), um avião monomotor com vacinas contra a covid-19 a bordo fez uma curva errada após a decolagem, e acabou entrando em rota de colisão com um …

Emaranhamento quântico é transmitido a drones separados por 1 km de distância

Fótons emaranhados foram transmitidos entre dois drones pairando a um quilômetro de distância um do outro, demonstrando tecnologia que poderia ser a base de uma internet quântica. Quando dois fótons são emaranhados quanticamente, você pode deduzir …