Cientistas britânicos estão perto de gerar um ser humano a partir de células-tronco

Cientistas da Universidade de Cambridge criaram com sucesso um embrião de um rato vivo a partir de células-tronco. Esta tecnologia pode ser usada para criar um embrião humano artificial no futuro, relata a mídia.

A vida humana artificial poderá brevemente ser completamente “cultivada” em laboratório, após cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, terem criado com sucesso o embrião de um mamífero usando apenas células-tronco. A pesquisa foi publicada esta quinta-feira (2) na revista Science.

Os pesquisadores misturaram dois tipos de células-tronco de rato, depois criaram um embrião em químicos artificiais, que reproduziram um útero natural, diz o jornal britânico The Telegraph.

Em 96 horas, as células-tronco se combinaram e construíram um embrião. Os pesquisadores esperam agora obter resultados iguais com células-tronco humanas.

“Acreditamos que vá ser possível reproduzir a maioria dos eventos de desenvolvimento que ocorrem antes dos 14 dias usando células-tronco humanas e aproximação semelhante com a de rato”, disse a professora Magdalena Zernicka-Goetz do Departamento de Psicologia, Desenvolvimento e Neurociência de Cambridge, que liderou a pesquisa.

Até o momento atual, cientistas vinham utilizando nos experimentos o excesso dos embriões humanos de operações de fertilização in vitro, onde espermatozoides e óvulo são combinados em laboratório. Mas tais embriões devem ser eliminados depois de duas semanas de desenvolvimento.

Agora, cientistas estão interessados em receber a fonte de embriões, que são criados sem uso de espermatozoides e óvulo.

O Reino Unido lidera atualmente as pesquisas mundiais em fertilidade, e recentemente o Instituto Francis Crick teve permissão para modificar geneticamente embriões humanos – a primeira vez no mundo que esse polêmico procedimento é aprovado por uma entidade reguladora.

Nos últimos meses, a pesquisa com células tronco tem permitido avanços significativos em várias áreas da medicina. Em janeiro deste ano, cientistas encontraram um “atalho” para curar a cegueira com células-tronco e criaram o primeiro híbrido de humano e porco.

Ciberia // Sputnik News

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …